Postado 26 de maio de 2020
De tarefas simples – como ferver água para um chá – até as mais complicadas – como preparar um risoto ou preparar um jantar especial, o fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes de toda cozinha. E existem muitos tipos de fogão e modelos para serem considerados.
Se o que você deseja é começar uma casa nova ou, simplesmente, atualizar sua cozinha em busca de mais potência ou design, encontrar o melhor fogão para sua casa não é uma tarefa fácil.
Por isso, criamos um pequeno guia com algumas informações que você precisa saber enquanto faz compras, na esperança de ajudá-lo e tirar suas dúvidas antes de tomar sua melhor decisão.
Existem diferentes tipos de fogão no mercado atualmente, mas separamos aqui cinco modelos principais que são opções interessantes para a sua casa:
É o fogão convencional, mais visto nas casas brasileiras. Ele é prático, eficaz e completo. Vem com o forno, pode ser encontrado em uma gama de diferentes tamanhos e funcionalidades.
O fogão de piso tem valores bem variados e por isso pode se adaptar aos diferentes tipos de orçamento, vale entender os diferenciais que fazem sentido para a sua casa, como acendimento automático, luz no forno ou mesmo painel eletrônico. Isso fará a diferença no valor final de seu fogão.
É possível aproveitar as vantagens de um fogão completo com o embutido, o que é perfeito para uma cozinha planejada.
O aparelho é instalado juntamente à bancada e, por isso, dá uma sensação de unidade à cozinha, porém você não perde as vantagens de um fogão convencional, com o forno embutido – o que é um diferencial em relação ao cooktop, por exemplo.
O fogão com mesa de vidro une o charme da mesa do cooktop com as funcionalidades do fogão de piso. O interessante é que esse modelo traz funcionalidades mais modernas combinadas com as vantagens clássicas de um fogão convencional.
Hoje em dia você já encontra o fogão com mesa de vidro na opção de piso e na opção de embutir, como na imagem acima.
Para quem é apaixonado por cozinhar, o fogão com dois fornos é uma excelente opção, pois traz a possibilidade de ter dois compartimentos com duas temperaturas distintas. Esse fogão tem a vantagem de permitir o preparo de duas receitas diferentes ao mesmo tempo, sem que os aromas se mesclem.
Dica Brastemp: esses tipos de fogões que citamos acima podem se mesclar em determinados momentos, por exemplo, é possível encontrar um modelo com mesa de vidro e dois fornos, bem como modelos de fogão com mesa de tampo de vidro de embutir ou de piso.
O cooktop, com certeza, trouxe um ar mais moderno aos fogões, pois ele conta apenas com a mesa do fogão, isto é, as bocas, sem a parte do forno.
O cooktop pode ser encontrado com funcionamento à gás, elétrico ou por indução e pode ser instalado em diferentes ambientes, trazendo um charme especial para o seu espaço, seja a cozinha de casa, a varanda gourmet ou mesmo o espaço do churrasco.
Depende.
Na hora de comprar um fogão é importante pensar em alguns pontos:
Os hábitos alimentares da família são tão importantes quanto a quantidade de moradores da casa. Por exemplo, vocês podem morar em três pessoas na casa, mas se vocês cozinham muito, gostam de experimentar receitas diversas, às vezes vale mais a pena investir em um fogão mais robusto, como por exemplo um fogão com cinco bocas e com dois fornos.
O contrário também é de se pensar: uma família de 4 a cinco pessoas que acaba não cozinhando tanto em casa pode se resolver muito bem com um cooktop de quatro bocas. É importante entender o dia a dia do seu lar.
Para ajudar a pensar na correlação entre quantidade bocas do fogão e moradores da casa, montamos a seguinte tabela:
Cooktop de 2 bocas: Existem cooktops com esse tamanho. Ideal para quem mora sozinho ou possui um lugar com pouco espaço. Para refeições mais rápidas e práticas – que não exigem um preparo muito trabalhoso.
Fogão de 4 bocas: Possui mais bocas para acomodar mais panelas. Ideal para casais ou pequenas famílias.
Fogão de 5 bocas: Acomoda mais panelas e a boca central possibilita o uso de panelas maiores. Ideal para famílias de até cinco pessoas.
Fogão de 6 bocas: Para grandes famílias ou pessoas que gostam de refeições com preparo de atenção a muitos detalhes. A cozinha deve ter pelo menos um metro reservado para este tamanho de fogão.
Há algumas funcionalidades extra que facilitam o uso de seu fogão e que valem o investimento, por isso vale conhecer melhor elas antes de sua compra :
Acendimento automático: essa é a função na qual você gira o botão que libera o gás e depois aperta outro botão que faz o fogo acender, de forma automatizada. Evitando que você use fósforos, isqueiros ou outros métodos menos seguros.
Acendimento superautomático: nesse sistema, o acionamento da chama acontece com os próprios botões de controle: você gira ou aberta o botão até ouvir um clique da faísca, que libera o gás e inicia o fogo.
Luz no forno: uma excelente função para o melhor controle das suas receitas, sem a necessidade de abrir a porta do forno. Ótimo para quem gosta de fazer bolos, assados e receitas gratinadas.
Dupla chama: funciona a partir da liberação de dois níveis de chamas, o que acelera o processo de cozimento de alimentos, ideal para trazer mais praticidade para o seu dia a dia.
Turbo chama: ainda mais potente que a dupla chama, essa opção libera dois 2 pontos de chama e é mais uma forma de acelerar o processo de cozimento dos alimentos com segurança.
Turbo Chama Advanced: essa chama funciona com a liberação de 4 pontos de chama, potencializando ainda mais a distribuição e intensidade do calor.
Chama simmer: ela libera uma chama menor e mais branda, ideal para o preparo de alimentos delicados que necessitam de cozimento lento. É uma boa opção para quem prepara caldas e sobremesas.
Grill elétrico: localizado no topo do forno, essa opção é excelente para gratinar e dourar alimentos, dando outro sabor na hora de finalizar as suas receitas.
Painel de controle eletrônico: com o painel você controla o tempo dos seus preparos no forno, podendo fazer a programação de auto-desligamento do eletrodoméstico. Esse painel é chamado de Touch Timer.
Depende.
Diferentes fatores podem influenciar na sua decisão de compra entre o fogão e o cooktop. Por exemplo: Existe um espaço reservado para o cooktop em seu balcão? Quais seus hábitos na cozinha? Com o cooktop, se necessário um forno, ele terá de ser comprado separadamente.
Portanto, avalie. O cooktop ocupa menos espaço, tem o visual mais moderno, pode ser encontrado à gás, elétrico ou por indução. Enquanto o fogão é encontrado somente a gás.
Por outro lado, o fogão, com certeza, acaba sendo um produto mais completo. Ele já acompanha o forno e, muitas vezes, consegue proporcionar diferenciais muito atraentes principalmente para os amantes de gastronomia.
Leia também: como escolher o melhor cooktop?