Cozinha Funcional

Uma cozinha funcional é uma excelente escolha para quem está cansado de perder tempo procurando por utensílios domésticos que, frequentemente, estão espalhados ou escondidos pela casa e também para quem não quer mais se movimentar constantemente para reunir todos os ingredientes de que precisa durante os preparos.

 

Uma cozinha totalmente organizada e adaptada às suas necessidades tem tudo para facilitar o trabalho. Afinal, um ambiente funcional é a melhor forma de tornar sua experiência ainda mais agradável e produtiva, não concorda?

 

Por isso, vamos te ajudar a organizar melhor a sua cozinha e te mostrar como deixá-la mais prática e eficiente. E o melhor: gastando pouco, ou quase nada.

 

Vamos lá?

 

O que é uma cozinha funcional?

 

Uma cozinha funcional abrange toda cozinha onde há melhor aproveitamento do espaço, com o layout ideal para facilitar o acesso aos utensílios e ingredientes do dia a dia. Garantir um ambiente eficiente é tão importante que esse racional está presente na maioria dos projetos de decoração atuais.

 

Em outras palavras, a cozinha funcional é projetada para facilitar a vida de seus usuários, sempre com muito conforto e eficiência, o que abrange desde a disposição dos eletrodomésticos até o armazenamento geral do espaço.

 

_shutterstock_2182970481

 

Quais são os tipos de cozinha que existem?

 

Para começar, o que não falta são modelos e estilos de cozinhas funcionais. Isso sem falar nas inúmeras adaptações e combinações baseadas nas escolhas e nos gostos pessoais de cada família.

 

Dito isso, conheça alguns dos modelos mais comuns de cozinhas:

 

Cozinha Linear

 

Como o nome deixa claro, a cozinha linear é aquela em que os utensílios e eletrodomésticos são colocados em linha na parede. É um layout perfeito para espaços reduzidos, como estúdios e kitnets, pois aproveita ao máximo a área disponível colocando os elementos em uma sequência lógica que facilita o preparo de alimentos.

 

Cozinha em L

 

Na cozinha em L, os eletrodomésticos e móveis são colocados em duas paredes formando um ângulo reto. Essa disposição é indicada para cozinhas de médio e grande porte, porque cria um espaço que facilita a circulação e prioriza um maior espaço de armazenamento.

 

Cozinha em U

 

A cozinha em U usa uma configuração em formato de ferradura, conectando três paredes. Esse layout facilita o uso do espaço ao permitir que tudo esteja facilmente ao alcance das mãos, diminuindo assim a necessidade de movimentação. Se você ama cozinhar e não abre mão de um espaço organizado, essa é uma das melhores opções para você.

 

Cozinha Ilha

 

Uma versão bastante popular em ambientes planejados e integrados é a cozinha ilha, por ser extremamente funcional. Esse modelo dispõe de uma bancada central, que pode ser utilizada tanto como uma área de alimentação quanto um espaço para o preparo de alimentos. Contudo, é necessário um espaço bastante amplo para sua instalação.

 

Cozinha Gourmet

 

A queridinha dos chefs de final de semana! Se você ama cozinhar e vive convidando os amigos e familiares para o jantar, a cozinha gourmet é o seu match ideal. Geralmente, nesse tipo de cozinha, o espaço de lazer é integrado, como se fosse uma bancada de restaurante japonês, onde a proximidade é essencial — assim, você consegue cozinhar e manter a conversa no ritmo dos seus preparos.

 

_shutterstock_1139146967

Como deixar a cozinha funcional em 5 passos?

 

Sim, à primeira vista, deixar a sua cozinha funcional pode até parecer uma tarefa árdua e complicada. Afinal, ter que replanejar o seu espaço não é algo que se faz da noite para o dia, não é mesmo? Mas, com algumas dicas simples, você consegue transformar a sua cozinha em um ambiente funcional sem muita dificuldade. 

 

Confira cinco passos para alcançar uma cozinha funcional:

 

  1. Comece pelo Layout

Antes de mudar tudo de lugar, faça um exercício mental: imagine que as principais áreas de uso, como a pia, o fogão e a geladeira, são dispostas em formato de triângulo com você ao centro — a partir desse racional, ao planejar e organizar os seus móveis e eletrodomésticos, você irá reduzir drasticamente o tempo e a energia gastos e facilitará ainda mais o seu trabalho.

 

  1. Armários e Prateleiras são a Chave

Uma cozinha funcional é um espaço otimizado e organizado. Por isso, armários planejados, prateleiras, gavetas, divisórias e organizadores são essenciais para aproveitar melhor o espaço e deixar tudo acessível e em ordem.

 

  1. 3 em 1 

Diminua a quantidade de eletrodomésticos e utensílios em sua cozinha. Priorize o uso de eletrodomésticos multifuncionais, como, por exemplo, um micro-ondas com forno interno ou uma batedeira com mais de uma função — assim você economiza espaço e aumenta a eficiência.

 

  1. Otimize o Espaço de Bancada

A bancada, sem sombra de dúvidas, é uma das principais, a mais importante área de uma cozinha funcional, visto que é onde a maioria dos alimentos é preparada. Logo, mantê-la sempre livre e organizada, fazendo uso de ganchos, suportes e prateleiras, é mais do que indicado.                                                       

 

  1. Iluminação Adequada

Não esqueça da iluminação! Fora a luz do ambiente, ter uma iluminação direcionada à bancada ou ao fogão, diminui consideravelmente o risco de acidentes e colabora com o tempo de preparo, uma vez que ficará mais fácil notar se o prato está perto do cozimento. Dê preferência a lâmpadas de LED, dado que são mais econômicas e possuem um excelente custo-benefício.

 

Como construir uma cozinha sem gastar muito?

 

Ao planejar uma cozinha funcional, é impossível não pensar em dinheiro. No entanto, ela não precisa, necessariamente, ser cara. Adotando algumas estratégias inteligentes, dá até para mudar seu espaço sem gastar muito. 

 

Quer ver como?

 

Reaproveite Móveis e Eletrodomésticos

 

Na maioria das vezes, uma pintura nova ou até mesmo mudar o objeto de lugar é mais do que suficiente para trazer uma cara nova à sua cozinha. Se for comprar um móvel ou eletrodoméstico novo, por que não um usado? Afinal de contas, é mais barato e pode combinar com seu novo projeto.

 

Faça Você Mesmo

 

Botar a mão na massa, isto é, caso você saiba fazer ou tenha alguma habilidade em pintura, carpintaria, etc, é uma boa maneira de reduzir os custos da reforma. Basta só ter um pouquinho de paciência e organização.

 

Pesquise e Compare Preços

 

Após ter montado o seu projeto de cozinha funcional, é hora de pesquisar e comparar preços em diferentes lojas e prestadores de serviço – dessa maneira, você aproveita boas ofertas, economiza e, às vezes, consegue até um descontinho. 

 

Qual é a melhor forma de organizar a cozinha?

 

Existem diversas formas de organizar a sua cozinha. O que você precisa ter em mente é que é fundamental pensar na sua rotina e na funcionalidade que deseja trazer ao seu lar.

 

Dito isso, saiba como manter tudo no lugar a seguir:

 

Categorize os Itens

 

A primeira dica é organizar os seus utensílios, ingredientes, panelas e eletrodomésticos por categoria, frequência de uso ou até mesmo marca. Abuse de organizadores e cestos para separar cada item da forma que for mais conveniente.

 

Mantenha o Essencial ao Alcance

 

Separe e organize todos os itens que você costuma utilizar com frequência e mantenha sempre ao alcance das mãos – isso pode soar até um pouco óbvio, mas, em meio a uma rotina turbulenta, é fácil esquecer. 

 

Cozinha Sempre Limpa

 

Manter a sua cozinha sempre limpa é uma grande aliada da organização. Limpar prateleiras, produtos e armários com frequência contribui com uma noção maior da localização dos seus itens e é uma oportunidade de alterar a disposição sempre que desejar.

 

Utilize Espaços verticais

 

Quando o assunto é organização, todo espaço conta, ainda mais se forem verticais. Prateleiras altas podem guardar itens que são utilizados com pouca frequência. Suportes e ganchos ajudam a liberar mais espaço interno de gavetas e bancadas. 

 

Se você gostou do tema, cadastre-se em nosso blog – o seu canal de inspiração, informação e inovação –, e transforme a sua rotina com nossas novidades e ofertas. 

 

Leia também:

 

Manutenção de geladeira

Receitas para fazer na Airfryer

Receita de batata com molho branco

Farofa de castanhas

 

Até breve!

Compartilhar