Decoração vintage: veja como inserir essa tendência em um décor moderno

Decoração vintage

A decoração vintage é uma tendência que está sempre nos inspirando em posts nas redes sociais, em feiras de decoração e nos mais diferentes projetos. Porém, na hora de inserir itens retrô e vintage em sua decoração é normal que surjam dúvidas: como não deixar esse ambiente com cara de velho? Como não parecer datado ou parado no tempo? 

A dica principal é dosar as medidas e investir em itens coringa. Além disso, separamos aqui algumas possibilidades para que você se inspire e saiba como adicionar a decoração vintage em seu décor de forma moderna e interessante: 

blog_Retrozinha_inter

Decoração vintage pede objetos que contem uma história

Uma opção para inserir a decoração vintage em sua casa ou escritório é começar por objetos realmente antigos, que podem ser garimpados em antiquários ou mesmo aquele móvel herdado da família. 

O primeiro passo é conferir se esse item está em boas condições e se não precisará de reparos. Hoje em dia você já encontra profissionais que fazem restauros preservando as características clássicas do seu móvel ou ainda repaginando isso de forma mais moderna. 

Um aparador que está há anos na família, uma mesa antiga de madeira maciça ou mesmo uma cadeira de design assinado: há itens que não envelhecem e que podem conversar muito bem com os mais diversos estilos de decoração. 

Os móveis modernistas brasileiros da década de 50, por exemplo, estão em alta no universo do design e casam super bem com um ambiente mais industrial ou mesmo um décor de estilo hygge. Uma poltrona mole de Sérgio Rodrigues ou uma baqueta girafa de Lina Bo Bardi são itens atemporais e cheios de história. 

Não tenha medo das misturas na hora da decoração vintage

Para não haver riscos de ficar um ambiente antiquado ou datado, é importante não ter medo de criar diálogos entre o que é novo e o que é retrô. Por exemplo, se você utiliza uma mesa de centro de design vintage, opte por vasos e objetos decorativos mais modernos, que puxem a sua decoração para a atualidade. 

O mesmo vale para a sua cozinha: se seus armários têm aquele ar mais sóbrio dos anos 40 e 50, vale investir em louças e eletrodomésticos mais futuristas, que tragam tons de inox e de cor para o ambiente. Criando esse contraponto, você consegue trazer mais charme e autenticidade para o seu espaço, deixando tudo com a sua identidade.

blog_Retrozinha_inter2

Invista em itens modernos que tem aquele charme retrô

Uma excelente opção de decoração vintage é investir em objetos de design modernos mas que trazem traços e estruturas vintage. Esse tipo de produto está cada vez mais em alta e é uma escolha perfeita para eletrodomésticos, já que eles combinam o charme de outros tempos com a qualidade tecnológica da atualidade. 

Um exemplo excelente é a linha Brastemp Retrô, com seu Frigobar Retrô de 76 litros, que resgata os pés-palito, o clássico logo “Brastemp” e o puxador, ambos originais da marca dos anos 50, porém casa isso tudo com cores e acabamentos inspirados nas tendências mais atuais de design. Sua cores vivas e metálicas deixam a decoração mais moderna e criam esse interessante diálogo entre o vintage e o novo. 

Um item como o Frigobar retrô é daqueles que pode entrar nas mais diversas construções decorativas, indo desde o seu escritório até o bar de sua casa. A Retrôzinha, como é carinhosamente chamada, fica linda num escritório de formas mais industriais, pode ser um charme em seu barzinho de decoração mais romântica e pode até trazer um toque especial para a sala de jantar. 

blog_Retrozinha_inter3

Afim de ousar? Invista em itens de personalidade

Não pense que a decoração retrô precisa ter aquela cara de novela das 6, nada disso! O design de produtos sempre investiu em modelos e formatos ousados, por isso mesmo não é difícil encontrar itens históricos que ainda preservam essa ousadia. E, claro, inserir um item desses em seu décor pode ser o charme que faltava. 

Os móveis futuristas dos anos 60 e 70, por exemplo, são cheios de cor e de personalidade e podem trazer outra cara para a sua sala ou para o seu quarto. Uma poltrona ou uma mesa Saarinen é o tipo de móvel que enche qualquer espaço de atitude e história, ainda mais quando combinado com peças modernas. 

Atualmente, o mundo do design e da moda anda numa fase de redescobrir o estilo Memphis, lá dos anos 80, com suas cores fortes e seus traços quase kitsch. Utilizar um móvel desses em casa é uma opção para adicionar complexidade e força à sua decoração.

O importante é que a sua decoração tenha o seu charme

A decoração vintage pode ser bastante atemporal quando se misturam itens de diferentes momentos da história, e é por isso que essa é uma opção que pode trazer leveza e graça aos mais diversos ambientes. Sala, quarto, cozinha e até escritório podem ganhar com esse jogo entre o novo e o antigo, mas para tudo isso funcionar é importante que esses espaços sejam agradáveis para quem vai utilizá-los. 

Se você está montando a sala de casa, é o seu momento de refletir e entender aquilo que mais te atrai e te deixa confortável na decoração de sua casa. Um móvel de família pode ser um item cheio de afeto e memórias, por exemplo, e pode dar outra cara, muito mais pessoal ao seu lar. 

Da mesma forma que um item novo ou garimpado significa a construção de novas memórias. Seja comprando uma poltrona clássica do design, um armário antigo ou um frigobar retrô, o importante é que esses itens simbolizam para você o novo e o futuro. 

Com um olhar atento, você consegue inserir a decoração vintage e retrô de forma moderna e chique nos diferentes espaços. Experimente!

BRA08BG, BRA08AE, BZA12AF, BZB33BE
Compartilhar