Postado 23 de julho de 2024
Quem nunca se perguntou se a lava e seca encolhe roupas ao perceber que a roupa que está usando ficou menor e mais apertada após a lavagem?
Se você possui uma lava e seca ou está cogitando adquirir uma, provavelmente essa dúvida já passou pela sua mente em algum momento.
Assim sendo, vamos esclarecer detalhadamente por que isso ocorre, e o que você pode fazer para evitar esse tipo de situação e, além de como recuperar roupas que encolheram na secadora.
Vamos lá?
Para começarmos, é importante tirar o elefante da sala — só assim você compreenderá de uma vez por que a lava e seca encolhe roupas e como esse problema pode ser prevenido.
Sim, a lava e seca encolhe roupas, mas você sabe o motivo?
Resumindo, a principal causa é a combinação de calor, movimento e umidade durante o ciclo de secagem.
Tecidos naturais, como algodão e lã, possuem uma tendência maior a encolher quando mantidos em contato com o calor durante um longo período de tempo. O que acontece é que as fibras, por serem naturais, têm uma estrutura sensível ao calor, e quando expostas diretamente a ele, reagem com encolhimento e perda de sua forma original. Isso sem falar no movimento contínuo durante o processo de lavagem que tensiona e estica as fibras do tecido que se contraem após a secagem, contribuindo ainda mais com o processo de encolhimento.
É importante ressaltar também que a própria configuração do ciclo de lavagem influencia o encolhimento das roupas. Atualmente, a maioria dos modelos disponíveis no mercado dispõe de ciclos específicos que variam em intensidade, calor e movimento, e utilizar o ciclo incorreto para o tipo de roupa que está lavando aumenta a chance de encolhimento.
Agora que ficou mais do que claro por que a lava e seca encolhe roupas, vamos mostrar como lavar suas peças com segurança e sem nenhum encolhimento!
Confira as etiquetas: uma boa dica para evitar o encolhimento é seguir à risca as recomendações de lavagem e secagem presentes nas etiquetas das roupas. Algumas roupas podem, inclusive, exigir ciclos de baixa temperatura e/ou secagem ao ar livre.
Ciclo de lavagem: escolha sempre os ciclos indicados ou de baixa temperatura para tecidos delicados quando lavar e secar roupas com maior propensão a encolher.
Não force a máquina: colocar roupas em excesso impede que elas se movam livremente, aumentando o atrito entre as peças e a possibilidade de encolhimento.
Sacos protetores: minimize o risco de encolhimento ao colocar roupas delicadas em sacos protetores na lava e seca — com esse gesto simples, você garante a qualidade e as estruturas originais por muito mais tempo.
Lavou, tirou: retire as roupas imediatamente após o fim de cada ciclo — manter as roupas na lava e seca faz com que o calor e a umidade criem um ambiente favorável ao encolhimento das peças.
Se você costuma utilizar a lava e seca com frequência, é muito importante saber quais materiais são mais propensos a encolher durante a secagem. Entre os tecidos que são majoritariamente sensíveis ao encolhimento, podemos destacar:
ALGODÃO: as fibras naturais do algodão são sensíveis ao calor e, por essa razão, encolhem quando expostas a altas temperaturas.
LÃ: assim como as fibras de algodão, o mesmo processo ocorre com a lã. Recomendamos o uso de ciclos de água fria e a lavagem à mão.
LINHO: mesmo sendo um tecido mais resistente, ainda sofre encolhimento quando submetido ao calor. Lave em água fria e seque ao ar livre.
SEDA: conhecida por ser um tecido extremamente delicado, tende a perder sua forma quando lavada e secada em máquina. Lave à mão, ou priorize a lavagem a seco para preservar a integridade do material.
Misturas e poliéster: em geral, tecidos sintéticos como o poliéster possuem uma resistência maior ao calor, tornando-os menos propensos a encolher, mas se for um tecido misto, verifique a composição do tecido e ajuste o ciclo de lavagem adequado, porque as fibras naturais presentes podem encolher.
Todo mundo possui aquela peça preferida no guarda-roupa, que até evita lavar com frequência com medo de ela encolher. Você faz parte desse grupo, não é mesmo? Então, pode ficar tranquilo que, com as nossas dicas, você não precisará mais se preocupar com isso.
Para a sua alegria, existem algumas técnicas que contribuem para restaurar a peça, ou, pelo menos, uma parte dela, em seu tamanho e forma original.
São elas:
UMIDIFIQUE: adicione um pouco de condicionador ou xampu para bebês em um balde com água morna, e mergulhe a roupa. Deixe-a de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de água, sem torcer a roupa, e a estique com cuidado, para restaurar o seu tamanho original. Coloque para secar ao ar livre e, de preferência, em uma superfície plana.
VAPORIZADOR: use um vaporizador de roupas na peça, esticando-a suavemente enquanto aplica o vapor. Esse processo auxilia o relaxamento das fibras do tecido.
ALONGAMENTO: em alguns tecidos, esticar a roupa delicadamente depois de terem sido molhadas é mais do que suficiente para recuperar a roupa.
CICLO SUAVE: lavar a roupa em um ciclo suave com água fria também é uma boa forma de relaxar as fibras do tecido.
LAVANDERIA: caso nenhuma dessas formas seja suficiente para restaurar o tamanho da sua roupa, levá-la a um serviço profissional de lavanderia pode ser a melhor opção para atingir o resultado desejado.
Esperamos ter esclarecido sua dúvida sobre se a lava e seca encolhe roupas. Reforçamos que utilizá-la corretamente tem tudo para facilitar a sua rotina doméstica e prolongar a vida útil de suas roupas, impedindo o desgaste e o encolhimento.
Curta ao máximo sua lava e seca mantendo suas roupas sempre bonitas e cuidadas, e se ela for uma Brastemp, então… melhor ainda!
Se você gostou do tema, cadastre-se em nosso blog – o seu canal de inspiração, informação e inovação –, e transforme a sua rotina com nossas novidades e ofertas.
Leia também:
– Como usar amaciante: mitos e verdades
– Como ter uma lavanderia completa com lavadora e secadora?
Até breve!