Postado 30 de março de 2020
Ficar em casa por um período prolongado pode ser difícil, mas, vale a pena canalizar nossas energias em atividades diferentes – sendo elas até mesmo um momento de você cuidar do seu lar e investir em uma limpeza de casa mais profunda.
Estamos passando muito mais tempo em casa por conta da quarentena. Entretanto, não precisamos apenas ser cautelosos ao almoçar fora ou fazer compras nos supermercados, mas também com os germes que muitas vezes estão dentro da nossa casa.
De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Governo dos Estados Unidos, o método mais indicado para cuidar do seu lar é através da realização dos dois processos: limpeza de casa e desinfecção.
Limpeza refere-se à remoção de germes, sujeira e impurezas das superfícies. A limpeza não mata os germes, mas, ao removê-los, diminui o número e o risco de propagação da infecção.
Desinfetar refere-se ao uso de produtos químicos para matar os vírus e bactérias de superfícies. Esse processo não limpa, necessariamente, superfícies sujas, mas ao matar germes em uma superfície após a limpeza, ele pode reduzir ainda mais o risco de propagação de infecções.
Se possível, use luvas descartáveis ao limpar e desinfetar superfícies.
A coisa mais assustadoras sobre cozinhar em casa não é o fato cozinhar: é manter tudo limpo depois. Uma das características – na verdade, os pontos de orgulho – das grandes cozinhas profissionais é a impecabilidade.
É por esse motivo que os chefs usam roupas brancas. Dessa forma, qualquer respingo fica aparente. Uma regra seguida à risca nesses ambientes é cozinhar de forma organizada e limpa sempre.
Para louças e objetos que manuseamos muito e entram em contato direto com a saliva, a máquina lava-louças pode ser uma grande aliada, principalmente pelo aumento de temperatura durante as lavagens – muito eficaz no combate de possíveis vírus deixados. Além disso, as máquinas têm capacidade de economizar água cerca de 6 vezes mais do que a lavagem manual.
A melhor limpeza sem comprometer a durabilidade dos eletrodomésticos, principalmente os da cozinha, é seguir a recomendação: limpeza com pano e/ou bucha – na parte amarela que não é abrasiva – e detergente neutro.
Além disso, por uma questão de higiene em geral, vale dar um check-up na geladeira por completo. Aproveite esse tempo em casa, verifique se todos os seus produtos estão dentro do prazo de validade ou se estão sendo conservados da maneira correta.
Pense nas coisas em que toca várias vezes ao dia – maçanetas, pias, puxadores de armários, portas de geladeira, controles remotos – e quantos vírus e bactérias existem nessas superfícies.
Como dentro de casa é onde estamos mais relaxados, muitas vezes acabamos não sendo tão rigorosos em lavar as mãos quanto em lugares públicos. Portanto, para manter os germes afastados, use um pano com desinfetante para higienizar rapidamente essas áreas.
Uma ou duas vezes por dia é de bom tamanho, mas se alguém em sua casa estiver doente, convém limpar as superfícies com mais frequência. Depois de limpar as áreas, deixe secar para dar tempo para matar qualquer bactéria que possa persistir.
Em áreas como sofá, carpete ou cadeiras que não podem ser limpas com panos, você pode usar um spray para borrifar o desinfetante.
Pulverize em movimento de varredura para cobrir toda a superfície e depois deixe secar completamente antes de sentar ou caminhar sobre o local.
Seus sapatos pisam em muitos lugares diferentes durante o dia e, se você não os tirar ao entrar em casa, pode levar vírus e outros germes para dentro do seu lar. Portanto, é aconselhável que as superfícies do piso não sejam apenas limpas, mas desinfetadas com o auxílio de soluções diluídas de alvejante doméstico e soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool. Consulte indicações nas embalagens de cada produto.
Quer mais dicas de como gastar seu tempo de forma produtiva nessa quarentena?