Postado 29 de setembro de 2017
Esteja você configurando sua cozinha pela primeira vez ou talvez precisando substituir alguns itens mais gastos, ter os utensílios de cozinha adequados é o primeiro passo para um espaço equipado e preparado para fazer as melhores refeições.
Investir nessas ferramentas fará com que cozinhar seja uma atividade agradável e fácil pela qual você estará até ansioso!
Nós, homo sapiens, já usamos utensílios de cozinha há um bom tempo, certo? Mas, você faz ideia de quanto? A resposta é: desde o início da Idade da Pedra, ou seja, há quase três milhões de anos!
Com o início da Idade do Bronze – por volta de 3600 a.C. – famílias mais ricas nas regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo abandonaram seus instrumentos de pedra e madeira em favor de utensílios feitos de bronze – ou ainda, de cobre.
De acordo com os registros arqueológicos, a Idade do Bronze foi seguida pela Idade do Ferro, e formas mais sofisticadas de metalurgia produziram ferramentas mais úteis para o preparo de alimentos.
As coisas realmente começaram a ficar interessantes por volta do século 8 a.C., com o início do Império Romano. Os romanos popularizaram uma variedade de utensílios de cozinha, incluindo ganchos de carne, picadores de carne, espátulas, coadores e peneiras, conchas e outras ferramentas frequentemente feitas de ferro.
A Idade Média, apesar de ter uma reputação de escuridão, foi uma época muito brilhante em termos de cutelaria e novas ferramentas. As frigideiras, moinhos de pimenta, marretas e até ferros para produção de waffles começaram a se popularizar. A cozinha medieval também tinha balanças, garfos para assar, rolos de macarrão e até raladores de queijo.
O século XIX testemunhou uma expansão dramática no número de utensílios de cozinha disponíveis no mercado, com a ideia de poupar a mão-de-obra como descascadores de batata, por exemplo.
Foi aí que surgiram sinais de insatisfação com os utensílios de cobre – que reagiam com alimentos ácidos. Portanto, outros metais ganharam popularidade.
Na virada do século XX, os utensílios de cozinha eram comumente feitos de ferro e aço, níquel, prata, estanho e alumínio.
Então, na última parte do século XX, a proliferação de utensílios à base de petróleo – leia-se: plásticos – foi abundantemente espalhada por todo mundo, principalmente pelo custo mais baixo.
Ter uma variedade de utensílios para o dia a dia é extremamente útil e essencial para sua cozinha. Entretanto, não precisa sair comprando tudo achando que tudo é necessário. Separamos um kit de utensílios de cozinha essenciais – que você realmente precisa ter para sobreviver.
Duas tábuas de corte são ideais – uma para proteínas crus e outra para alimentos e produtos cozidos – para evitar a contaminação cruzada durante o cozimento.
Para proteínas cruas, tábuas de corte de plástico são essenciais. Já para alimentos e produtos cozidos, uma tábua de corte de plástico também ou uma de madeira funcionará.
Um conjunto de 3 tigelas de mistura de aço inoxidável que se encaixam uma na outra economiza espaço. São baratos, versáteis e duram toda a vida.
As panelas antiaderentes são ótimas ferramentas para cozinheiros iniciantes, mas lembre-se de nunca usar utensílios de metal nelas – superfícies arranhadas afetam negativamente as superfícies antiaderentes!
Claro – você vai querer frigideiras pequenas e grandes! Você também vai querer panelas de diversos tamanhos para diversos tipos de preparo e um caldeirão.
São incrivelmente versáteis e podem tornar a preparação de alimentos muito mais fácil. Além de usar para embalagens, use-as para cortar tiras de carne ou desossar um frango, por exemplo.
Uma espátula é um pequeno utensílio de cozinha com uma lâmina larga, plana e flexível que é usada para misturar, espalhar e virar.
Recipientes são essenciais para manter alimentos e sobras frescas na geladeira.
Eles também podem ser usados para congelar alimentos no freezer. Certifique-se de também comprar alguns adequados para micro-ondas para adicionar ainda mais versatilidade a eles.
Ele permitirá que você remova a pele e descasque da maioria dos vegetais com muito mais facilidade.
Embora a maioria das latas agora venha com puxadores de anel, ainda há algumas que exigem um abridor de latas para acessar seu conteúdo.
Um abridor de lata também é muito útil no caso de o anel puxar se soltar!
Tente encontrar um com superfícies diferentes para ralar e raspar em pedaços ainda mais finos.
Use-o para lavar vegetais e outros objetos grandes antes de preparar. Você também pode usá-los para escorrer produtos já cozidos e massas depois de fervê-las.
Fôrma com laterais altas é ótima para assar coisas porque permite que os sucos se acumulem no fundo.
Assadeiras, não apenas para biscoitos e pizzas prontas, mas para qualquer coisa que requeira fácil acesso deslizante para remover depois de cozida.
Concha: ótima para servir sopas, feijão, molhos e outros alimentos mais fluidos.
Pegador de macarrão: admito que parece mais uma colher de formato estranho do que um garfo. No entanto, é incrivelmente útil para remover e servir massas como espaguete ou linguine que, de outra forma, poderiam não se segurar em outro utensílio.
Cortador de pizza: mesmo que você seja o tipo de pessoa que come muita pizza, estes são ferramentas muito úteis para se ter. Além da pizza, também podem ser usados para dividir pão achatado.
Saca-rolhas: embora muitas garrafas de vinho agora venham com tampas de rosca, ainda há muitas que têm uma rolha de madeira ou de plástico. Não seja pego de surpresa por não ter uma ferramenta dessas em casa.
Abridor de garrafas: se você preferir cerveja a vinho, certamente precisará de um destes
Agora que você já sabe o que é essencial na sua cozinha, pode também se atentar em todos os utensílios que você viveria sem, mas fazem da sua vida muito mais simples e práticas.
Você precisará de um conjunto completo de colheres de medição e dois conjuntos de copos de medição.
Um conjunto de xícaras deve ser para medir líquidos – geralmente têm alças e bicos de despejo – e um conjunto, para medir ingredientes secos, que pode ser nivelado.
Se você está planejando fazer a sua própria massa, isso é essencial para espalhar uniformemente!
Se você quiser aumentar o nível de sua credibilidade na cozinha, compre um par de pinças – elas são capazes de virar, jogar e raspar. Selar carnes será uma tarefa muito mais simples.
Batedeiras de metal, o fouet, são resistentes e vêm em todas as formas e tamanhos.
Escolha um fouet de tamanho médio com uma alça que se encaixa confortavelmente na sua mão. Use-o para misturar ingredientes secos antes de assar, bata os ovos para fazer ou emulsione um molho diferente.
Especialmente bom para batatas, mas ótimo para outros alimentos também, como abacate.
Embora um garfo possa ser usado para fazer isso, um espremedor é muito mais rápido e eficaz. No entanto, eles podem ser difíceis de limpar manualmente depois.
Ajudam a prevenir queimaduras desagradáveis ao remover coisas do forno
Já está bem equipado, mas quer ir para um nível a mais, quase chef? Veja os utensílios que te deixam um pouco mais perto
Encontrado em quase todas as seções de utensílios de cozinha, um termômetro de leitura instantânea é ótimo para garantir que a carne e as aves sejam cozidas com segurança e feitas de acordo com sua preferência.
Como o próprio nome já diz, são essenciais para controlar o tamanho de porções.
A precisão pode ser a chave de muitas receitas, portanto, pode ser um instrumento muito importante em sua cozinha.