Postado 19 de agosto de 2020
Pratos com camarão são estrelas nas mais diferentes culinárias, tanto que ele é um dos tipos de marisco mais consumidos no mundo inteiro. Em um dos episódios do MasterChef Brasil, os participantes receberam diversos tipos de camarão e tiveram que preparar receitas diferentes para continuar na disputa. Como você se sairia? Depois dessa matéria, temos certeza que você estará muito melhor preparado!
Separamos aqui 3 receitas com camarão que irão fazer bonito na sua mesa.
O camarão alho e óleo é uma receita prática perfeita para entradas e aperitivos. Para esse preparo, recomendamos que você use camarões de espécies menores. Veja o passo a passo:
– 1kg de camarão cinza
– 1 dente de alho
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de salsinha
– 1 cebolinha verde
– 1 colher de chá de pimenta calabresa
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Limpe bem o camarão, deixando apenas a cauda.
2. Pique de forma miúda o alho, a cebolinha e a salsinha.
3. Leve uma frigideira média ao fogo e salteie os camarões por cerca de 3 minutos, temperando com sal e pimenta. Mantenha em fogo médio para que os camarões cozinhem de forma homogênea.
4. Adicione o alho, a cebolinha e a salsinha e mexa bem, tome cuidado para não queimar o alho, ele precisa ficar douradinho.
5. Para finalizar, baixe o fogo e acrescente a pimenta calabresa e a manteiga. Meixa apenas até a manteiga derreter, desligue o fogo e sirva em seguida.
Dica Brastemp: esse prato pode ser servido como entrada, em pequenas porções individuais, ou mesmo pode ser um bom acompanhamento na refeição principal, sendo servida com arroz, salada e peixe assado ou com molho.
Essa é uma receita de camarão bem simples, mas que tem seu charme na força da pimenta, que deixa tudo mais quente e saboroso. Confira:
– 9 camarões cinza sem casca
– 1 dente de alho
– 1 pimenta do tipo malagueta
– Salsinha picada
– Sal a gosto
– 50ml de azeite de oliva
1. Comece cortando os alhos em lâminas.
2. Abra a pimenta, descarte as sementes e corte em tirinhas pequenas.
3. Leve uma frigideira média ao fogo alto com o azeite de oliva até aquecer.
4. Na sequência, adicione o alho e a pimenta e deixe dourar. Como o azeite já está quente, esse processo é super rápido, então fique de olho!
5. Adicione os camarões na frigideira e salgue a gosto. Se você quer mais calor, pode adicionar um pouquinho de pimenta-do-reino moída na hora.
6. Quando a fritura borbulhar, retire o camarão do fogo e acrescente a salsinha bem picadinha.
7. Sirva ainda quente.
Dica Brastemp: esse prato pode ser servido como entrada em cumbucas de barro, fica um charme. Além disso, pode ser acompanhado de uma boa farofa de mandioca ou mesmo um vinagrete, perfeito para um jantar de tons mais tropicais.
Veja também: aprenda a preparar um risoto de camarão desde o caldo até a finalização
Um clássico, o camarão empanado pode ser um petisco perfeito para dias quentes, acompanhado de uma boa maionese e de uma cerveja gelada, porém também faz bonito na finalização de um prato principal, podendo ser servido ao lado de um bobó de camarão ou mesmo no topo de um risoto.
– 500g de camarão rosa
– 1 limão taiti
– 200g de farinha de trigo
– 3 ovos
– 200g de farinha panko
– Sal e Pimenta-do-reino a gosto
1. Comece limpando os camarões, deixando apenas a cauda.
2. Na sequência, tempere os camarões com o suco do limão taiti, um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto. Opte pelo sal e pimenta moídos na hora, isso dá mais frescor para o seu prato.
3. Deixe os camarões marinando no tempero por 15 ou 20 minutos, isso deixe eles mais saborosos.
4. Enquanto isso, prepare a sua bancada para empanar os camarões. Separe três pratos:
– Um com a farinha de trigo;
– Outro com a farinha panko;
– E uma cumbuca com os ovos batidos.
5. Tempere as farinhas e os ovos com uma pitadinha de sal.
6. Para empanar, o processo é simples: primeiro, passe os camarões no prato com farinha de trigo. Depois, nos ovos e, por último, na farinha panko, sempre escorrendo o excesso.
7. Separe os camarões empanados em um prato e coloque o óleo para aquecer em uma panela na qual seja possível fritar por imersão.
8. Com o óleo quente, comece a fritar os camarões. Coloque os camarões aos poucos na panela, para que eles não grudem e fritem de forma mais homogênea.
9. Coloque os camarões em um prato com papel toalha e espere até que eles fiquem sequinhos.
10. Sirva na sequência, acompanhado de maionese temperada ou um molho de mostarda e mel.
Todo mundo quer escolher o camarão mais fresco e saboroso, principamente quando suas receitas são frescas, como um ceviche de camarão ou salada de camarão, por exemplo. Sendo assim, é preciso ficar atento a algumas dicas simples. Confira nossas recomendações:
Firmeza: ao comprar camarão cru, certifique-se de que estão firmes. As cascas devem ser translúcidas e verdes acinzentadas, rosadas ou rosa claro. Bordas escurecidas ou manchas pretas nas cascas podem indicar perda de qualidade.
Cheiro: o camarão, seja cru ou cozido, deve ter um cheiro suave, “parecido com o do oceano” ou salgado. Camarão com um odor forte de “peixe” ou amônia provavelmente está estragado e não é seguro para consumo.
Textura: certifique-se de que o camarão cozido tenha textura firme e a carne branca, com um leve tom vermelho ou rosa.
Nossa dica final é ficar atento ao local em que você compra seu camarão. É importante comprar camarão de um fornecedor bem informado e confiável que possa responder às suas perguntas sobre o país de origem e práticas de manejo do camarão, isso faz toda a diferença!
Lave bem os camarões em água corrente. Se estiverem congelados, transfira-os para uma peneira e coloque-os sob água corrente fria até descongelar.
Normalmente, as cabeças já estarão removidas se você comprar o camarão no supermercado. Mas, se você visitar sua peixaria local ou loja de especialidades de frutos do mar, pode ser que elas ainda estejam lá. Nesse caso, você pode removê-las ou deixá-las anexadas, dependendo de sua preferência e da apresentação que você está tentando alcançar com o seu prato com camarão.
A forma mais simples de remover a cabeça do camarão é com as mãos, puxando-a com cuidado e descartando. Repita esse procedimento e jogue as cabeças no lixo.
Não importa onde é o seu ponto de partida para descascar os camarões. Mas se você é novo nesse processo, a dica é começar pela cabeça. Remova as cascas, com uma faca pequena, uma a uma em direção à cauda.
Caso você deseje remover a cauda, puxe com cuidado. As caudas são um ponto à parte: você pode optar tanto por removê-las ou mantê-las, já que elas proporcionam uma apresentação mais agradável, funcionando super bem em receitas como as de camarões empanados ou camarões fritos.
Por fim, o processo de descascar os camarões termina nas pernas, que saem com o auxílio da faca. É simples e depois que você faz a primeira vez você acaba treinando com facilidade.
Os camarões maiores possuem duas “tripas”, uma em cima, nas costas, e uma embaixo. A maioria das pessoas acha que deve retirar apenas a de baixo, mas na de cima é onde passam as ovas e também pode acumular sujeira, como fezes.
Assim que as cascas forem removidas, faça uma incisão diretamente nas costas usando uma pequena faca afiada. Você deve fazer o corte profundo em um único ponto, o suficiente para expor o trato digestivo.
Pegue a ponta da sua faca, coloque abaixo do trato digestivo e levante-o lentamente. Prenda o trato com o polegar e puxe para baixo até que seja completamente removido. Você também pode usar um palito de dente para retirá-lo.
Faça o mesmo com o trato localizado na parte inferior. Caso ele não saia por inteiro, faça outras incisões e vá puxando para fora. Repita esse processo até que todos os camarões estejam limpos, enxugando o camarão e as mãos conforme necessário, ou enxágue em água fria.
Leia também: Macarrão com camarão, duas receitas fáceis e saborosas