Aioli: O que é e como fazer

Aioli é um molho de alho espesso e muito usado na culinária da Provença, França. Feito com três ingredientes simples: alho, azeite e ovo, muitas vezes é comparado à maionese em sua textura. Os ingredientes do molho aioli e a técnica de bater para fazer uma emulsão são mesmo muito parecidos com a maionese, embora não são a mesma coisa, já que o molho Aioli tem um sabor muito mais característico .

molho aioli

Com o sabor de azeite virgem e alho amassado, o aioli é bem mais antigo que a maionese e é um condimento distinto por si só. Não é cozido nem aquecido, mas comido à temperatura ambiente e pode ser usado como molho ou guarnição para uma variedade de alimentos. Veja a seguir como fazer molho aioli.

Aioli Receita

Ingredientes:

– 2 ovos muito frescos
– 1 xícara de azeite de oliva – ou óleo, se preferir
– 2 dentes de alho sem o germe (miolo)
– Sal e pimenta a gosto
Para saborizar: Adicione duas colheres de sopa de mostarda, suco de meio limão e 1 colher de chá de açafrão.

 

Modo de preparo:

1- Adicione os dois ovos em uma tigela.
2- Bata com o fouet ou com o mixer, e vá acrescentando o azeite aos poucos, em um fio constante até emulsionar.
3- Tempere com o alho espremido, sal e pimenta.
4- Tempere também com os ingredientes selecionados para saborizar. Reserve.

Se após pronto, você não consumir todo o molho, o restante pode se guardado para consumir depois, desde que refrigerado em um recipiente bem lacrado.

Onde usar o molho Aioli?

Frutos do mar, carnes e saladas podem casar muito bem com molho aioli.

Existe um prato tradicional provençal chamado Le Grand Aioli que apresenta ovos cozidos, batata, cenoura, feijão verde e bacalhau salgado ou marisco temperado com molho aioli, além de uma porção generosa dele que é adicionada diretamente ao bourride, uma sopa grossa de peixe.

Aioli também é popular com uma grande variedade de outros vegetais cozidos ou assados, incluindo alcachofras, abobrinhas, couve-flor e batatas.

A história de Aioli

batata com acompanhamento de molho aioli

Embora aioli seja apelidada de beurre de Provence, a manteiga da Provença, ela não é exclusiva daquela região ou mesmo da França.

Aioli é popular em todo o Mediterrâneo, onde o azeite e o alho são alimentos básicos há milhares de anos. Alguns historiadores especulam que era popular na Espanha, onde era conhecido como allioli, antes mesmo de ser conhecido na França.

Além disso, há lugares na Itália que, há muito tempo, o servem com batatas cozidas, enquanto a ilha de Malta o serve com um complemento de galletti triturado – um biscoito tradicional local. Ou seja, é dificil afirmar de onde ele é realmente originário.

A primeira menção a um condimento semelhante a aioli vem do historiador Plinio, o Velho, que descreveu um molho romano comum de alho e azeite de oliva chamado aleatum, palavra em latim para alho.

Isso faz com que o molho tenha, pelo menos, 2000 anos de idade. Como o Império Romano se expandiu por toda a Europa e norte da África, com familias trazendo sua culinária, os historiadores teorizam que a Itália é o seu verdadeiro lar.

Seja qual for a origem do aioli, no Brasil ele também pode ser muito apreciado e usado como guarnições e molho para diversos pratos. Portanto, vale aprender e ter essa receita na manga para qualquer situação.

1338, 2004068, 2004471
Compartilhar