Postado 26 de janeiro de 2022
Um bom molho de tomate caseiro faz a diferença nas mais variadas receitas, que pode acompanhar o seu macarrão até uma deliciosa lasanha.
Para te auxiliar no preparo das mais deliciosas receitas, separamos aqui duas receitas de molho de tomate caseiro, uma mais clássica e outra super prática, feita com tomates pelados. Confira o passo a passo abaixo:
A receita mais clássica de molho de tomate caseiro pede o uso dos tomates italianos sem pele, e nós explicamos como tirar a pele de forma simples. Veja:
– 4 kg de tomates italianos maduros
– 4 dentes de alho
– 3 colheres de sopa de azeite
– Uma colher de chá de sal
– Pimenta-do-reino moída na hora
1. Antes de começar o molho, é preciso retirar a pele de seus tomates, por isso comece levando uma panela grande com água ao fogo até pegar fervura.
2. Enquanto sua água aquece, lave bem os tomates e, utilizando uma faca, faça um x na base de cada tomate. Isso facilitará a retirada da pele.
3. Quando a água pegar fervura, adicione os tomates pouco a pouco e cozinhe até a pele começar a soltar.
4. O seguinte processo é dar um choque térmico em seus tomates, por isso prepare uma bacia com água e gelo. Com o auxílio de uma escumadeira, transfira os tomates para a bacia.
5. Com eles gelados, fica facinho tirar a pele. Repita o processo em todos os tomates.
6. Depois disso, corte os tomates ao meio, descarte as sementes e pique grosseiramente.
7. Leve os tomates aos poucos para o liquidificador e bata em velocidade média até obter um molho de tomate lisinho – se quiser o seu molho mais rústico, bata apenas com a função pulsar.
6. Pique bem os dentes de alho e agora é hora de irmos ao fogo: em uma panela funda, aqueça o azeite de oliva e leve os dentes de alho para dourar.
7. Na sequência, coloque os tomates batidos na panela. Tempere com sal e misture bem.
8. Deixe seu molho cozinhar em fogo médio até começar a ferver, depois disso é paciência: seu molho deve cozinhar entre 1 hora e 1 hora e meia, em fogo baixo.
9. Para finalizar, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Essa é uma versão mais prática do molho de tomate caseiro feito com os tomates pelados vendidos em lata. Uma boa opção para os dias que você está com pouco tempo na cozinha:
– 1 lata de tomate pelado
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 3 dentes de alho
– 1 colher de chá de sal
– 1 pitada de pimenta do reino moída na hora
1. Comece picando bem os dentes de alho. Reserve.
2. Abra a sua lata de tomates pelados e leve para o liquidificador. Bata em velocidade média até obter um molho de tomate lisinho – se quiser o seu molho mais rústico, bata apenas com a função pulsar, assim você mantém alguns pedacinhos de tomate. Reserve.
3. Em uma panela funda, aqueça o azeite de oliva e leve os dentes de alho para dourar. Fique de olho, pois esse processo é rápido.
4. Logo em seguida, coloque o molho de tomate do liquidificador direto na panela.
5. Tempere com o sal e a pimenta do reino, misture e deixe ferver no fogo médio por cerca de 10 minutos.
6. Quanto mais o seu molho de tomate caseiro cozinhar, mais espesso e intenso ele ficará. Por isso, você pode cozinhar ele de 10 minutos a 1 hora, dependendo do ponto que você desejar. Caso necessário, pode adicionar um pouco de água ao cozimento.
7. Para finalizar, você pode utilizar manjericão, salsinha ou tomilho para temperar seu molho de tomate caseiro.
Você pode armazenar o molho de tomate caseiro na geladeira, com validade média de uma semana, porém se você quiser guardá-los por mais tempo e fora da geladeira, a dica é guardá-los em potes de vidro bem vedados. Siga o passo a passo:
1. Lave bem os frascos de vidro em água corrente.
2. Forre uma panela grande com um pano limpo e coloque os vidros cheios de água.
3. Encha de água até a metade da panela e leve ao fogo. Deixe ferver por, no mínimo, 30 minutos.
4. Retire a água e deixe os potinhos de ponta cabeça em um pano limpo até a água escorrer e secar bem.
5. Com os vidros bem secos, despeje o molho caseiro de tomate ainda bem quente, coloque a tampa e feche bem o pote.
6. Em uma superfície plana, estenda um pano de prato e coloque os potes de vidro de cabeça para baixo até que todo o ar saia. Você pode deixar os vidros descansando por algumas horas e depois é só guardá-los normalmente.
O molho de tomate caseiro é um item básico na cozinha e pode trazer novo sabor às suas receitas, especialmente para massas que já trouxemos aqui no blog:
Com as receitas que passamos aqui a dica é deixar sempre um vidro de molho de tomate caseiro à mão no armário, assim você consegue dar aquele toque especial às refeições do dia a dia.