Postado 11 de junho de 2021
Sobrou risoto na geladeira? Você pode transformá-lo em arancini, um refinado bolinho de arroz que dá cara nova às sobras e que pode ser servido como uma entrada deliciosa. Com um passo a passo simples, o arancini certamente se tornará um queridinho na sua casa.
O arancini é um prato típico da Sicília e se espalhou pelo mundo junto com a culinária italiana. Por lá, ele aparece tanto no formato de bolinha quanto num formato cônico, próximo da nossa coxinha. Com diferentes possibilidades de recheio, esse bolinho é uma opção prática para que você dê novos ares para o que tem na geladeira.
Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), cada brasileiro joga fora, em média, 41,6kg de comida por ano. Desse número, 38% do que vai pro lixo é arroz e feijão! Esses dois ingredientes básicos em nossa cozinha podem facilmente se transformar em bolinhos e ganhar novos sabores, tirando essa cara negativa que pode haver sobre as sobras.
O risoto, por exemplo, é um alimento que tem um sabor perfeito para o consumo fresco. Reaquecido, sua textura perde o que há de melhor, por isso mesmo, o arancini é uma opção gostosa, pois traz crocância, frescor e novas camadas de sabor a um alimento que poderia ficar esquecido no fundo da geladeira.
– 200g de sobras de risoto
– 100g de mussarela cortada em cubos
– 2 ovos
– 300g de farinha de rosca
– Óleo para fritar
1.Separe o seu risoto em uma vasilha. Lembre-se que ele deve estar frio.
2. Quebre os dois ovos em uma vasilha, tempere com uma pitada de sal e reserve.
3. Separe em outra vasilha a farinha de rosca, acrescente uma pitadinha de sal, e reserve também.
4. Umedeça a sua mão e comece o processo de fazer seus bolinhos: pegue uma porção de risoto e enrole até ter o formato de uma bolinha.
5. Faça um buraco na sua bolinha com o dedo e recheie com um cubo de mussarela.
6. Aperte e enrole novamente para que ele fique bem firme e que o seu queijo não vaze.
7. Depois de todas as bolinhas feitas, é hora de empanar. Passe os bolinhos primeiro no ovo, retire e deixe escorrer o excesso. Depois disso passe na farinha de rosca e reserve.
8. Aqueça o seu óleo em uma frigideira. Lembre-se que o bolinho precisa ficar imerso, por isso vale optar por uma frigideira com as laterais mais altas.
9. Frite cada bolinho até que ele fique douradinho por fora. Lembre-se de virar os arancinis com o auxílio de uma escumadeira, para que eles dourem de forma uniforme.
10. Retire-os do óleo e coloque em um prato com papel toalha. Deixe-os secar e sirva ainda morno, para que você aproveite o queijo bem derretido!
Aqui em nossa receita, indicamos que você use o queijo mussarela como recheio de seu arancini, porém você pode usar a criatividade. Catupiry, carne seca, cogumelos, espinafre, mussarela de búfala e até carne moída podem dar outra cara para o seu bolinho.
Para rechear, use a mesma técnica: faça uma bolinha, use o dedo para perfurar o centro, adicione seu recheio e feche novamente, pressionando para que fique bem firme e seu recheio não corra o risco de vazar. E pronto, você já tem uma entrada especial!
Dica Brastemp: Aproveite e conheça diferentes receitas de risoto (e já faça aquela quantidade extra para o posterior arancini)!