Postado 25 de setembro de 2017
A avocado toast é tendência entre blogueiras e famosas e é cada vez mais vendida em cafés descolados e moderninhos. A hashtag #avocadotoast é responsável por 1.7M de publicações no Instagram e as buscas por receitas diferentes continuam subindo.
Que é uma delícia, podemos imaginar. Mas, de onde veio esse alvoroço por abacates em torradas?
O avocado, a fruta abacate, é uma fruta nativa das Américas e sua provável origem é o México Central. Eles foram cultivados no local por quase 9.000 anos. Sendo assim, abacate fatiado ou amassado é comido com algum tipo de pão, pão sírio ou tortilha – geralmente aquecido ou torrado – desde que os humanos começaram a consumir abacates. Portanto, antes de qualquer história documentada ou escrita.
Porém, a avocado toast, a torrada de abacate como a conhecemos hoje, começou a se firmar no início dos anos 1990. A primeira aparição registrada em um menu pode ser em 1993, quando um chef de Sydney, Bill Granger, começou a servi-lo em seu café.
Já nos Estados Unidos, o Café Gitane, de Nova York, é frequentemente citado como o criador do prato e pode ser creditado como a fonte de muitos imitadores. Os proprietários disseram que o prato está definitivamente no menu desde 2006, mas poderia ter sido servido antes disso.
A chef do Café Gitane, Chloe Osbourne, comenta que lhe serviam a avocado toast quando criança e morava na Austrália, ou seja, remetendo novamente a receita ao país.
Provavelmente o momento mais proeminente na história da torrada com abacate, no entanto, foi quando a atriz norte-americana Gwyneth Paltrow incluiu uma receita para ela em seu livro de receitas “It’s All Good”, lançado em 2013.
Nele, ela fala o quão simples é e, principalmente para veganos, o quanto pode ser uma receita coringa. Em seu livro “It ‘s All Easy”, ela inclui mais três receitas de torrada com abacate.
Já neste ano de pandemia, a avocado toast voltou a ganhar novos amantes quando Kylie Jenner, uma das celebridades mais seguidas e talvez a mais bem paga do Instagram, postou sua receita, em agosto, nas redes sociais.
Para entender melhor o alvoroço, a avocado toast pode ser resumida como o símbolo da alimentação nessa década e por muitos millennials: é saudável, gostosa, com preparo simples e, principalmente, pode ser vegana ou sem glúten.
Por conta desse símbolo, a avocado toast também virou meme depois que o promotor imobiliário australiano Tim Gurner disse à edição australiana do “60 Minutes” que, quando estava economizando para sua primeira casa, não estava comprando abacates esmagados em torradas por 19 dólares. Dessa forma, criticou o lanche da moda, sugerindo que as pessoas têm gastado dinheiro ao invés de guardarem para investimentos.
Para começar qualquer toast, um bom pão é a base da receita que vai bem a qualquer hora do dia. O segredo principal está na construção das camadas de texturas e sabores.
Para continuar na pegada mais saudável, escolha bons pães integrais, com cereais ou não. Dê uma torradinha para aumentar ainda mais a crocância.
Quando falamos em abacate, falamos de uma fruta que contém gorduras saudáveis que ajudam a combater a fome e estimulam o metabolismo de forma produtiva. Assim, ele ajuda a controlar o apetite quando ingerido com moderação.
O que acontece é que as gorduras do abacate enviam sinais para o cérebro com a informação de que seu estômago está cheio. Por isso, mesmo sendo uma importante fonte de gordura e caloria, o abacate é considerado um aliado da dieta, sem excessos, claro.
1 – O abacate contém ácido oleico, substância que protege o organismo contra o acúmulo de LDL – o colesterol ruim – e ajuda a manter as taxas de HDL – o colesterol bom – no sangue.
2 – A fruta das blogueiras é também rica em vitamina E, importantíssima na manutenção de nossa saúde física e mental.
3 – Várias pesquisas sobre os seus benefícios têm mostrado que o abacate também ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, fortalece o sistema imunológico, e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
4 – Rico em fibra e gordura monoinsaturada, o abacate controla o apetite quando é ingerido com moderação.
1 abacate
2 fatias de pães torradinhos
Azeite
Sal a gosto
Mix de pimentas a gosto
Dica Brastemp: Esprema algumas gotas de limão no abacate assim que cortá-lo. Dessa forma, você mantém sua cor verde por mais tempo e evita que ele escureça.
1- Com uma faca afiada, dê uma leve batida no caroço e puxe-o. A faca é pesada o suficiente para o caroço sair e a fruta se mantém intacta e pronta para ser usada. 2- Amasse o abacate a grosso modo e tempere com azeite, sal e o mix de pimentas.
3- Monte sua toast e sirva!
Outras ideias para acrescentar na sua receita: ovos, geleia de pimenta, tomate, jalapeño ou crisps de couve.
Nem só de avocado toast viverás o homem.
É preciso ter uma fatia de pão e criatividade para montar suas variações de toasts diferentes. Afinal, tudo que é demais enjoa.
A toast de salmão, obviamente, não é para os veggies. Entretanto, o salmão tem propriedades nutritivas também e é uma ótima opção para incluir uma proteína de fonte animal.
Mais inusitado, o figo é uma fruta única que se assemelha a uma lágrima.
Os figos – e suas folhas – são repletos de nutrientes e oferecem uma variedade de benefícios potenciais à saúde. Eles podem promover uma digestão saudável, diminuem o risco de doenças cardíacas e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Separe duas fatias de pães torrados, suas toasts em branco, e faça a montagem como na receita acima, com a fruta e temperos preferidos – acrescente também mel e queijo de cabra para contrastar.
Por muitos anos, os cogumelos têm sido usados por sua capacidade única de adicionar sabor em muitas cozinhas de diferentes culturas.
Embora na verdade sejam fungos, os cogumelos são incluídos na categoria de vegetais para fins culinários. Eles permitem adicionar sabor extra sem sódio ou gordura.
Portanto, pegue suas toasts em branco acrescente homus, cogumelos salteados e couve desidratada.