Postado 15 de julho de 2021
O bobó de camarão é um prato típico da culinária baiana, porém já se tornou amado de norte a sul do Brasil. O encontro entre o camarão e a mandioca (também conhecida como aipim ou macaxeira em algumas regiões) é um casamento perfeito, do tipo de que dá água na boca.
O bobó de camarão tem suas origens na África e tem suas primeiras inserções na culinária brasileira por volta do século XVII. As bases desse prato estão essencialmente ligadas à cultura negra, tanto nos temperos quanto nas formas de preparo, usuais em outros pratos de origem afro-brasileira.
Com sua inserção na culinária brasileira, o bobó de camarão foi ganhando adaptações ao longo da história. Alguns historiadores afirmam que o bobó sofreu influências da cultura indígena e, a principal delas, é o uso do aipim, já que receitas mais antigas de bobó acabavam levando inhame em sua base. Atualmente há receitas inclusive que misturam os dois tubérculos.
Separamos aqui uma receita clássica de bobó de camarão para que você possa ter toda a essa mistura de aromas e sabores em sua mesa. Confira o passo a passo:
– 1kg de mandioca cozida
– 250ml de leite de coco
– 500g de camarão fresco
– Meio pimentão vermelho
– Meio pimentão amarelo
– 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 50 ml de azeite de dendê
– 1 tomate grande
– Suco de um limão
– Coentro ou salsa a gosto
– Sal e pimenta a gosto
1. Para começar: cozinhe toda a mandioca na panela de pressão até ficar molinha e reserve. A mandioca cozinha em torno de 20 minutos na pressão.
2. Para preparar a receita, separe uma panela grande. Se você tiver uma panela de barro, essa é a hora de usá-la!
3. Antes de começar o seu preparo, tempere os camarões com o suco de um limão, sal e pimenta.
4. Pique as cebolas, o alho, os pimentões e a pimenta dedo-de-moça de forma miúda. Leve-os para refogar na panela quente com um pouco de azeite de dendê.
5. Na sequência, adicione o camarão e não pare de mexer. Esse processo é rápido, para que os seus camarões não passem do ponto. Quando eles estiverem dourados, adicione à panela o caldo de limão que você utilizou para temperar os camarões.
6. Na sequência, pique o seu tomate e descarte as sementes. Adicione o tomate na panela e mexa levemente. Adicione também a salsa ou o coentro ao seu molho.
7. Depois disso, coloque 100 ml de leite de coco na panela e misture até incorporar.
8. Retire esse preparo de camarão da panela e reserve.
9. Com o auxílio de um liquidificador ou um processador, bata a mandioca cozida (sem a água do cozimento) com o restante do leite de coco. Adicione uma pitada de sal a essa mistura.
10. Depois disso, leve essa mistura para a sua panela e deixe-a no fogo baixo, mexendo sem parar.
11. Agora é hora de adicionar o camarão ao purê da mandioca mexendo devagar até ele estar em uma consistência mais homogênea. Lembre-se que o fogo deve continuar baixo!
12. Confira o tempero de seu bobó de camarão e, se necessário, acerte o sal e a pimenta de sua receita.
13. Receita no ponto, é hora de desligar o fogo. Finalize apenas com um fio de azeite de dendê sobre o bobó e está pronto para servir.
14. Na hora de levar à mesa, use um pouco mais de coentro ou salsa para dar um toque final.
“O cheiro de camarão seco é definitivamente baiano, a intimidade generosa é baiana, feita de achegos, mansidão, carinhos, troca rápida de palavras mais altas, entre risos”, escreveu a cozinheira e colunista Nina Horta quando anos atrás se encontrou com uma importante chef Baiana. É nesse universo entre mansidão e aconchego que o bobó de camarão deve ser servido.
Esse é um prato especial, para aqueles dias que você quer reunir familiares, amigos e quem se ama em torno da mesa. Não precisa ser uma data especial, apenas um dia em que se quer fazer algo especial: um domingo ensolarado, um final de semana na praia, uma noite quente com os amigos, todos esses momentos combinam com o bobó de camarão.
Nossa dica final é que você sirva ele acompanhado de arroz branco bem soltinho, salpicado com folhinhas de coentro e nas taças opte por vinhos brancos e rosés – se o momento pedir, pode até abrir um bom espumante seco. Bom apetite!
Veja também: 3 melhores receitas de Camarão