Postado 4 de maio de 2021
De origem italiana, o carpaccio é um prato caracterizado pela presença da carne crua servida em fatias finas e delicadas, com um tempero fresco. Uma opção super saborosa é o carpaccio de salmão, que traz refinamento e sabor para a sua mesa, tudo com uma receita simples e que surpreende.
Ideal para servir de antepasto, aperitivo ou mesmo de entrada, o carpaccio tem seu segredo na espessura das fatias do salmão, por isso a sua melhor amiga nesse momento é uma faca de bom corte. Se sua opção for um carpaccio de carne vermelha, é preciso escolher uma faca bem afiada; já aqui que ensinaremos o carpaccio de salmão, vale investir em uma faca específica para salmão.
A faca para salmão tem uma lâmina longa e flexível com um fio duplo e é projetada para permitir a filetagem precisa e a remoção da pele do peixe; alguns modelos têm reentrâncias ao longo da superfície da lâmina, o que facilita o corte e ajuda a impedir que o peixe cru grude no metal.
O outro ponto para um carpaccio de salmão delicioso está na escolha do salmão. Escolha um peixe fresco e fique de olho na cor da carne, que deve ter uma coloração laranja viva. A consistência do seu peixe deve estar firme e é fundamental que a carne tenha um aroma suave de maresia.
Quer mais receitas com salmão fresco? Confira o nosso tartar de salmão
Dica Brastemp: sirva o seu carpaccio de salmão com um vinho branco de corpo médio a encorpado. Chardonnay e Sauvignon Blanc são opções ótimas para harmonizar com o frescor e a acidez desse prato.
A receita que ensinamos aqui acima é uma opção clássica e simples do carpaccio de salmão: limão, azeite e sal, sem erro. Porém você pode ir muito além na hora de temperar esse prato. Mostarda, tangerina, laranja, mel, pimentas e até queijo podem ser utilizados nesse preparo.
Confira outras opções duas opções de molho para seu carpaccio de salmão:
Dica Brastemp: na hora de servir seu carpaccio em molhos mais ácidos, como esses que levam frutas cítricas, você pode adicionar opções de folhas verdes, como rúcula, escarola ou mesmo folhinhas de chicória. Em molhos como o de mostarda dijon, você pode servir com raspas de um bom queijo grana padano ou mesmo acompanhado de alcaparras dessalgadas, isso trará mais complexidade aos sabores de sua receita.