Postado 20 de setembro de 2021
A cebola caramelizada é um acompanhamento perfeito para hambúrgueres, sanduíches, carnes e até mesmo para dar um up no almoço do dia-a-dia, por isso mesmo vale a pena ter diferentes receitas na manga para trazer novos sabores para a mesa.
De caráter agridoce, a cebola caramelizada pode ter diferentes bases: açúcar cristal, mascavo, mel, vinho, entre outros. Aqui nós separamos três receitas que podem ser coringas na sua cozinha:
A receita clássica de cebola caramelizada é aquela em que a caramelização é feita pelos açúcares da própria cebola, isto é, nada de acrescentar açúcar nessa receita. Ela pede um pouquinho de paciência, mas vale a pena.
– 2 cebolas grandes
– 2 colheres de sopa azeite
– Sal e pimenta a gosto
1.Comece cortando as cebolas em rodelas médias. Não corte elas finas demais, pois assim elas desidratam muito rápido e sua cebola pode queimar.
2. Em uma frigideira ampla, aqueça o azeite em fogo baixo.
3. Adicione as cebolas à frigideira, mas fique atento: não coloque cebolas demais na panela, pois em grande quantidade elas acabam apenas cozinhando na própria água e não geram o processo de caramelização.
4. Agora é só ir mexendo até que as cebolas comecem a ficar douradas e comecem a soltar do fundo da panela. Para auxiliar nesse processo, vá colocando um pouquinho de água morna ou em temperatura ambiente, isso solta todo o sabor do fundo da frigideira, que irá aumentar a caramelização de sua cebola.
5. É importante seguir esse processo durante uma meia hora: a frigideira seca, coloca mais um pouco de água e segue mexendo. É um processo lento, mas que vale todo o trabalho, já que a sua cebola ficará com um sabor espetacular, sem a necessidade de açúcares ou outros itens.
6. Quando a sua cebola estiver dourada e reduzida, já está no ponto. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e está pronto para servir.
Essa é uma opção um pouco mais adocicada e pode ficar excelente em hambúrgueres e sanduíches.
– 2 cebolas médias
– 2 colheres de de sopa de mel
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– Sal a gosto
1.Comece cortando as cebolas em rodelas médias. Não corte elas finas demais, pois assim elas desidratam muito rápido e sua cebola pode queimar.
2. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo médio. Adicione as cebolas sem amontoa-las.
3. Refogue as cebolas até elas ficarem douradas. Se necessário, adicione um pouco de água, para que todo o sabor se solte do fundo da panela.
4. Adicione então as duas colheres de mel e mexa bastante, até que o mel se incorpore na cebola.
5. Siga mexendo até a cebola reduzir e ficar bem douradinha. Você ainda pode repetir o processo de adicionar um pouco de água e mexer com a colher para liberar todos os sabores.
6. Esse processo dura entre 15 e 20 minutos, então é só finalizar com uma pitada de sal e servir!
Essa opção traz camadas mais complexas de sabor e pode ser ótima para acompanhar carnes, incrementar sanduíches e até ir no recheio de tortas e quiches.
– 2 cebolas médias
– 200 ml de vinho tinto seco
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– Sal e pimenta do reino a gosto
1.Corte as cebolas em rodelas médias e leve para uma frigideira com o azeite. Ligue o fogo médio e deixe refogar bem, mexendo sempre.
2. Adicione o vinho e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Siga mexendo em fogo médio.
3. Deixe as cebolas reduzirem até ficar com uma consistência cremosa, próxima de uma geléia. Nesse momento, é só desligar e já está pronto para servir.
As cebolas caramelizadas podem ser utilizadas em diferentes preparações, trazendo um sabor agridoce e uma pungência única. Aqui temos algumas sugestões de como servir:
– Um hambúrguer caseiro, seja de carne ou vegano, ganha uma nova camada com as cebolas caramelizadas com mel;
– Um bom corte de carne fica saborosíssimo se acompanhado de cebolas caramelizadas com vinho;
– Seu churrasco pode ser acompanhado de cebola caramelizada clássica e uma boa farofa caseira;
– No dia a dia, dá para servir as cebolas caramelizadas acompanhadas de uma salada verde, legumes salteados e uma arroz branco bem soltinho, simples e saboroso;
– Um bom quibe de forno também pode ser servido com cebolas caramelizadas no mel, dando um toque extra.
Enfim, deu pra perceber que esse é um acompanhamento coringa, que parece simples, mas que deixa seu prato mais refinado e com sabores complexos, o que já dá aquele diferencial em qualquer refeição. Faça essas receitas e experimente!