Postado 3 de agosto de 2021
O ceviche é, em sua base, peixe, limão e sal, porém há uma mágica especial no encontro desses ingredientes e de como eles se transformam em um prato saboroso, refrescante e de intensidade complexa. De origem peruana, o ceviche tem suas raízes no universo dos pescadores e foi se transformando conforme o tempo e as regiões do país.
O Peru tem três regiões bem distintas: o litoral banhado pelo Oceano Pacífico, a região central cortada pela Cordilheira dos Andes e a região de selva, com a Amazônia peruana. Em cada uma dessas regiões se faz variações do ceviche, por isso encontramos receitas com pescado, mariscos, camarões, entre outros.
Nas últimas décadas, o ceviche se tornou um prato bastante comum em outros países da América Latina. Aqui no Brasil o prato está presente em muitos cardápios para além dos restaurantes de comida típica e também se tornou uma receita excelente para ser feita em casa, de forma simples.
O ceviche é um prato essencialmente fresco, que traz esses aromas marcantes advindos de ingredientes de boa qualidade. Por isso o segredo essencial de um ceviche perfeito é escolher muito bem os seus ingredientes, veja só:
– Seu peixe precisa estar realmente fresco. Nada de peixe congelado! Compre um peixe no mesmo dia que for preparar a receita e confira se ele está com sua carne tenra e com aquele aspecto de frescor.
– O seu limão também precisa estar fresco, daquele tipo com a casca macia, que produz bastante suco.
– Separe o coentro mais bonito que encontrar e use as folhas mais bonitas, picadinhas apenas na hora, para que elas não desidratem.
Como já falamos, o ceviche pode ser feito com diferentes tipos de peixes, mariscos ou moluscos. E você pode optar tanto pelos peixes de água salgada, como o salmão, quanto os peixes de água doce, como a tilápia, que escolhemos para a nossa receita.
– 4 filés frescos de tilápia
– 3 limões taiti
– 1 cebola roxa
– 2 pimentas dedo-de-moça
– Sal e pimenta moídas na hora
– Coentro a gosto
1. Comece cortando o peixe em cubos médios. Use uma faca bem afiada e faça o corte preciso, isso deixará seu prato mais bonito, uma vez que essa é uma receita crua.
2. Em seguida, pique as cebolas em meias luas bem fininhas ou, se preferir, em cubos médios.
3. Pique as pimentas de forma bem miúda. Em alguns restaurantes peruanos, você vai ver falar em “pimenta ají” como a usada nos ceviches, mas não se preocupe, esse é apenas o nome peruano da dedo-de-moça; essa é de origem peruana e por isso bastante usada nessa culinária.
4. Em uma tigela, coloque o peixe e adicione o sal. Misture.
5. Na sequência, adicione as pimentas. Nessa hora, pique de forma miúda o coentro e também adicione à mistura.
6. Em seguida, esprema os limões sobre o peixe e misture de forma leve.
7. Para finalizar, adicione as cebolas, assim elas ficarão crocantes.
O ceviche pode ser tanto um prato de entrada quanto um prato principal. Quando servido como entrada, coloque-o em bowls menores ou pequenas tigelas, essa é uma excelente opção para eventos especiais em dias de verão.
Para servi-lo como prato principal, a dica é acompanhar o seu ceviche com chips de batata doce ou chips de banana. Uma outra opção é servir o prato com batatas doces do tipo Beauregard cozidas, para quem não reconhecer pelo nome, essa é aquela batata de cor laranja e sabor mais adocicado, que contrasta bem com a acidez desse prato.
Para acompanhar, você pode optar por um vinho branco leve e mais frutado, para que os sabores não briguem com a acidez do prato. Já se você quer um jantar mais peruano, vale investir em um saboroso Pisco Sour!