Postado 14 de setembro de 2021
Uma cena daquelas de cinema: o personagem principal, em um momento romântico ou de celebração, traz um vinho refinado, cita a safra antiga da bebida, eles abrem e estão prontos para beber, até que se descobre que o vinho não está mais bom. Virou praticamente vinagre! Não é essa cena que você quer em casa, né? Por isso, saiba como armazenar vinho e fique atento a alguns detalhes para que você possa tirar o melhor de suas bebidas.
A realidade é que há um mito de que quanto mais antigo um vinho, melhor. Há vinhos jovens e frescos que não pedem esse envelhecimento lento e que podem até perder as suas qualidades com o tempo. Por isso é importante ficar de olho na recomendação de validade de cada vinho e entender como armazená-los da melhor forma possível.
Cuidados simples com questões como a temperatura, a luminosidade e o local de armazenamento podem fazer toda a diferença para manter seus vinhos em perfeitas condições. Confira nossas dicas:
Seu vinho precisa ser armazenado em espaços que não tenham contato direto com a luz solar e nem com luzes artificiais fortes. Por isso é importante ficar atento quando você coloca seus vinhos em locais altos da cozinha e eles acabam ficando próximos da luz incandescente, isso não é nada positivo.
Falamos sobre locais altos, e isso é um ponto de atenção: nada de colocar seus vinhos sobre armários e eletrodomésticos dos quais eles possam cair. É importante que eles fiquem firmes e seguros.
Armazenar vinhos sobre a geladeira, por exemplo, não é seguro. Com o movimento do abre e fecha da porta, é possível que as suas garrafas chacoalhem ou até mesmo caiam.
Outro ponto de atenção é escolher ambientes ventilados: um ambiente muito fechado ou abafado pode ser um espaço propício para a proliferação de fungos, que podem estragar as suas rolhas.
Esse é um assunto polêmico e que divide opiniões. Há estudos que afirmam que não há pontos realmente negativos em deixar o seu vinho em pé, porém também há estudos que mostram vantagens de deixá-los deitados.
O vinho deitado acaba deixando a sua rolha de cortiça mais hidratada, isso evita o ressecamento e o encolhimento dela e deixa a vedação de sua garrafa ainda mais forte.
Nós vimos aqui que há pequenos detalhes que fazem grande diferença para a boa conservação de suas garrafas de vinho. Por isso mesmo, uma adega climatizada pode ser um excelente investimento para que você não tenha que se preocupar com todos esses detalhes.
Se você adora um bom vinho e quer ter um espaço seguro para armazenar suas bebidas, nossa dica é que você invista em uma Adega Brastemp para 12 Garrafas com painel touch. Com um bom espaço de armazenamento e dimensões compactas, esse modelo conta com iluminação interna de LED e Controle Eletrônico Touch Sensor com display de temperatura.
Já se você é do tipo que gosta de experimentar diferentes tipos de vinhos e precisa de um espaço mais amplo, nossa sugestão é a Adega Brastemp Dual Zone 33 Garrafas. Ela possui dois compartimentos com controle de temperatura independentes, para que você possa armazenar vinhos brancos e tintos em suas temperaturas ideais.
A adega, aliás, é um item classudo que deixa seu bar mais refinado e com aquele ar profissional. Ela é um dois em um: segura e funcional para seus vinhos e elegante para o seu espaço.
Agora que você já sabe a melhor forma de como armazenar vinho, é hora de pensar na degustação, por isso a nossa dica é que você confira o nosso guia de taças, para aproveitar o melhor de cada garrafa!