Postado 9 de dezembro de 2020
O bife à milanesa é um prato amplamente apreciado no Brasil e praticamente qualquer restaurante comum que se preze possui o clássico no cardápio. Entretanto, de onde veio?
Como você provavelmente deve saber, preparar algo no estilo milanês, ou à milanesa, significa mergulhar fatias de carne em ovos e migalhas de pão e fritá-los.
É infalível, além de ser super rápido e tornar a refeição com um toque mais gostoso ainda e diferente – perfeito durante a semana.
Fazer este prato é rápido e fácil e existem várias versões diferentes dele que você pode preparar.
Não está claro como o prato ganhou o nome de milanesa, entretanto, pode ser uma referência à cidade italiana que, provavelmente, foi sua originária: Milão.
Porém, em espanhol, milanesa significa “empanado” – assim, as duas palavras são relevantes para o prato, tornando difícil decifrar a origem exata do nome.
O que sabemos é que tudo começou com a cotoletta alla milanese, um prato popular na Itália. Cotoletta significa “costelinha” e é uma fatia fina de carne de vitela de bezerro à milanesa e frita. Essa versão é feita na manteiga, na frigideira – o osso é deixado nela.
A diáspora italiana foi responsável por levar a culinária italiana a diversos países do mundo. De 1860 a 1920, cerca de 9 milhões de italianos deixaram o país para a América do Sul e do Norte.
Dessa forma, a milanesa foi trazida para a América do Sul por imigrantes italianos no final do século XIX. Por conta do consumo de carne de vaca no Brasil, a receita foi adaptada ao nosso bife à milanesa. Rapidamente, se tornou um prato popular entre os brasileiros e continua popular até hoje.
A milanesa é um prato conhecido em todo o mundo. Existem outras versões da milanesa, como cotoletta alla bolognese, proveniente de Bolonha, é cozinhada de forma semelhante, mas é coberta com queijo parmesão e presunto. Já a cotoletta alla palermitana vem de Palermo e é coberta com azeite e grelhada ou assada – o empanado não contém ovos nessa versão, mas é coberta com queijo para finalizar.
Na verdade, não é só preparado em Milão, mas tornou-se um prato internacional.
Milanesa também é popular em muitos outros países da América do Sul, bem como em alguns lugares na América do Norte e nas Filipinas. Ganhou também diversificações bem diferentes. Por exemplo, no México e no sul dos Estados Unidos, a milanesa costuma ser comida como um sanduíche com maionese, alface e tomate.
No MasterChef Brasil, os participantes vão poder fazer a milanesa com quatro proteínas diferentes: frango, boi, suíno e peixe.
Como vimos, existem muitas maneiras de fazer um bife à milanesa. Mas, há uma maneira específica que a torna a milanesa perfeita como conhecemos.
Carne
Migalhas de pão (a farinha de rosca)
Ovo
Alho
Salsinha
Sal e pimenta
Óleo de girassol
1- Corte a carne, de modo que tenha cerca um centímetro de espessura.
2- Amacie a carne.
3- Pique o alho e a salsa e adicione ao tempero os dois ovos com sal e pimenta e bata bem.
4- Coloque a carne na mistura de ovos e deixe marinar por 45 minutos.
5- Quando terminar de marinar, cubra-os completamente com farinha de rosca.
6- Aqueça o óleo em fogo médio-alto até que esteja a cerca de 180ºC.
7- Frite os pedaços de carne à milanesa por apenas alguns minutos de cada lado. 8- Deixe-os escorrer em uma toalha de papel. Sirva!