Postado 26 de agosto de 2020
O kibe para muitos é conhecido como a assinatura da culinária do Oriente Médio e da culinária mediterrânea, o que o torna mais popular em toda a região. Há muitas formas como fazer kibe – escolha a sua preferida!
O nome deriva da palavra árabe kubbeh , que significa “bola” e pode ser servido cru, fervido ou frito. O formato, o tamanho e até os ingredientes podem variar de país, região e família.
A cidade de Aleppo, no norte da Síria, tem, pelo menos, 17 tipos de kibe – os bolinhos de carne de carneiro ou carne moída misturada com bulgur fino e muitas especiarias – tudo desde canela, noz-moscada, cravo e pimenta do reino a cardamomo, pimenta da Jamaica e um toque de gengibre em pó.
Vamos falar sobre as três receitas de kibe mais conhecidas e consumidas em nossa culinária.
Kibbeh nayyeh significa “kibe cru ”, são os kibes feitos de carne finamente moída, bulgur e especiarias.
O segredo deste prato tão querido é usar apenas a carne mais fresca, bem picada no dia, e deve ser consumida somente no dia em que é preparada.
Antigamente, libaneses e sírios matavam um animal aos domingos e dias de festa. A carne crua era comida imediatamente. Os libaneses tradicionalmente confiam nesse frescor para ajudar a garantir a segurança da carne.
Na era moderna, a maioria de nós não come carne de um animal que acabou de ser abatido, mas o frescor continua sendo a chave para um kibe cru bom e seguro.
Higiene e meticulosidade são fundamentais no preparo da carne de bovino ou de cordeiro, desde os equipamentos utilizados até a retirada cuidadosa de qualquer gordura ou tendão.
Em primeiro lugar, os açougueiros libaneses dirão que a carne de kibe cru deve sempre ser moída na hora em lâminas limpas. Nem pense em usar a carne pré-moída do supermercado!
Desfrutar de carne crua pode não ser para todos, mas é preciso admitir que tem ampla relevância em nosso mundo. Muitas nacionalidades têm pratos de carne crua em suas cozinhas, pratos que estão profundamente gravados em sua história cultural e identidade.
Tradicionalmente, a crosta do kibe é feita de trigo rachado e carne moída e, antigamente, era um processo cansativo de moer e misturar – através de um moedor manual.
O kibe frito oferece aquela sensação ao dar a primeira mordida quente e de dar água na boca, em que vapor preso voa para o ar, levando o cheirinho inconfundível das especiarias. Isso te deixou com fome, não foi?
Então, vamos aprender a fazê-lo!
300g de trigo para kibe
500g de coxão mole ou patinho moído, sem gordura ou nervos
1 cebola média cortada em rodelas
1 ramo de hortelã
Sal e pimenta síria a gosto
250g de patinho moído
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sobremesa de manteiga
2 cebolas médias picadas
Óleo para refogar e fritar
1- Lavar o trigo e deixar de molho na água por 1 hora.
2- Escorra o trigo, espremendo bem com as mãos e tirando bem a água, misturando a seguir com os outros ingredientes.
3- À parte, refogar a carne do recheio no óleo, fritando bem e acrescentando a manteiga e as cebolas. Quando a cebola dourar, o recheio está pronto.
4- A seguir, formar pequenas bolas com a massa de trigo e carne, fazer um orifício e ir colocando o recheio. Fechar e ir afinando nas pontas para dar o formato de kibe.
5- Esquentar bem o óleo e fritar. Está pronto para servir!
500g de trigo para kibe
1 kg de coxão mole ou patinho moído, sem gordura ou nervos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola
1 ramo de hortelã
Sal e pimenta síria a gosto
1- Lavar o trigo e deixar de molho na água por 1 hora.
2- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
3- Escorra o trigo, espremendo bem com as mãos e tirando bem a água.
4- Corte a cebola em pedaços e leve ao processador de alimentos com as folhas de hortelã.
5- Adicione à mistura a colher de azeite, a pimenta e o sal.
6- Misture tudo em um recipiente: trigo, carne moída e a mistura de temperos.
7- Unte a forma ou assadeira com azeite, espalhe a massa e coloque para assar.. Não precisa tampar com papel alumínio.
Dica Brastemp: O kibe assado pode ser recheado com uma camada de carne moída refogada, bem soltinha. Nesse caso separe a massa ainda crua em duas, prepare o recheio assim como na receita de kibe frito e coloque no meio. Asse da mesma forma. Fica delicioso!
+ Tudo o que você precisa saber sobre a cozinha árabe