Postado 4 de novembro de 2020
O strogonoff brasileiro é bem diferente do original. Mas, como que toda essa história aconteceu e, diante de tantas possibilidades, como fazer strogonoff ideal?
Para começar, a história do estrogonofe de carne é uma mistura de fato e fantasia. Uma lenda popular diz que o prato foi criado por um chef francês empregado pela família Stroganov. Segundo a história, o conde Stroganov tinha dentes tão ruins que não conseguia mais comer bife. Um prato com pedaços macios de carne em um molho cremoso era o que procurava.
Na época, a aristocracia russa adorava tudo que era francês, então é fácil imaginar que a família mais rica da Rússia tinha um chef francês. Essa parte soa verdadeira.
Assim, a receita original do estrogonofe de carne era um casamento da culinária francesa e russa – tostar a carne para fazer um molho na frigideira e temperá-la com mostarda era o estilo clássico da França, enquanto a carne com creme de leite era há muito tempo um dos favoritos dos russos. A receita foi publicada pela primeira vez em um livro popular de receitas russo em 1871 e logo se tornou a favorita em cozinhas e restaurantes.
Com a revolução comunista de 1917 e a guerra civil que se seguiu, muitas famílias aristocráticas russas fugiram de seu país para a China, e levaram a receita do estrogonofe de carne. Enquanto na Rússia o estrogonofe de carne era – e ainda é – tradicionalmente servido com batatas, na China era servido com macarrão ou arroz.
Sua popularidade só floresceu depois da Segunda Guerra Mundial. Os militares que serviram no exterior estavam abertos a novos sabores, alguns se tornaram editores de culinária, escritores e chefs que redefiniram a culinária americana.
O prato também começou a se popularizar na França e, como centro gastronômico mundial, se difundiu. O strogonoff de carne, luxuoso mas fácil de preparar, chegou à América e, nos Estados Unidos, foi acrescentado o catchup.
Reunimos algumas ideias de como fazer strogonoff e de acompanhamentos para você se inspirar e, quem sabe, inovar!
Como o estrogonofe de carne bovina é extremamente rico, você precisará de um prato neutro para atenuar esse sabor. E, para muitos, o arroz é o único caminho a percorrer.
Uma combinação perfeita com strogonoff são batatas assadas. As batatas crocantes por fora e macias por dentro complementam lindamente a proteína.
Além da batata, a batata-doce também fica fantástica com strogonoff! Por ser doce, oferece um bom contraste com o prato.
Claro que a queridinha dos brasileiros não poderia ficar de fora! A batata palha oferece crocância ao prato e complementa com o sabor salgadinho que é só dela. Apresentações à parte, é um acompanhamento imperdível, sem dúvidas.
Sim, muitas pessoas comem strogonoff com macarrão. A textura de macarrão com a proteína e molho do prato podem ser uma combinação surpreendente.
Repolho roxo refogado é um prato comum da Rússia, então só faz sentido servi-lo com strogonoff de carne. É saciante, nutritivo e não supera a estrela da sua refeição. Também dá à refeição um toque de cor!
Para fazer, é só refogar esse lindo repolho com açúcar e maçãs. A doçura do prato adiciona um contraste maravilhoso ao saboroso strogonoff.
Carne – filé mignon, contra-filé, coxão mole
Frango – peito ou sassami
Camarão
Palmito
Shimeji
Grão de bico
500g de proteína
2 latas de creme de leite
Catchup a gosto
Mostarda a gosto
Sal e pimenta a gosto
½ cebola
2 dentes de alho
Azeite
1- Refogue a cebola e o alho no azeite em fogo médio.
2- Em seguida, adicione a proteína. Tempere com sal e pimenta.
3- Quando o ponto da proteína for alcançado, de acordo com a proteína escolhida, coloque o catchup e a mostarda a gosto.
4- Por último, acrescente o creme de leite e desligue o fogão.
5- Está pronto para servir!