Postado 7 de junho de 2017
Torresmo é um prato muito comum na América Latina. O que o torna um prato tão popular é o fato de ser excepcionalmente saboroso, mas incrivelmente simples e relativamente fácil de fazer – entretanto, algumas dicas podem te ajudar no processo de como fazer torresmo perfeito.
Torresmo é tipicamente pele de porco temperada e frita. É um prato muito simples que consiste em poucos ingredientes e um processo de cozimento muito básico.
Apesar dessa simplicidade, o torresmo oferece um sabor complexo amado por milhões em todo mundo. Tradicionalmente, é feito de carne de porco. No entanto, em outros países, o torresmo pode ser feito de carneiro, frango ou carne bovina.
No Brasil, o torresmo é quase sempre feito de pele de porco, mas pode-se usar barriga de porco também. Entretanto, a pele de porco é frequentemente mais fácil de fritar e é mais fácil de servir como um petisco.
Embora a essência do torresmo seja simplesmente pele ou gordura frita, os temperos desempenham um papel muito importante na criação do sabor certo.
Sal e pimenta são dois dos temperos mais populares, mas muitos chefs usam temperos diferentes – como da receita que vamos mostrar – para criar sabores novos e únicos. Isso torna mais fácil para o torresmo ser mais do que um simples petisco.
Quando outros temperos, além do sal e da pimenta, são adicionados, os sabores tornam-se um pouco mais exclusivos, permitindo que o torresmo seja pensado como outro prato inteiramente.
Além de comer como saborosos petiscos, eles costumam ser incorporados à massa de biscoito ou pão torrado antes de assar.
Algumas pessoas os colocam em ovos mexidos e cebolas, usam-nos para dar sabor a pratos de repolho, molhos, saladas, dentro de sopas e como cobertura para uma variedade de outros pratos .
Há uma grande variedade de maneiras de comer torresmo, o que o torna um alimento tão popular e versátil.
Fazer torresmo é bastante simples. Não há nada de complexo na receita e você terá bastante liberdade para fatiar cada pedaço de carne e os temperos que usar.
O chef Jefferson Rueda – proprietário de A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Sorveteria do Centro, Hot Pork – deu uma dica de especialista para deixá-lo super crocante: gele antes de fritar. E para isso vamos explicar o passo a passo de como fazer torresmo.
500 gramas de pancetta de porco
1 litro de água
80 gramas de sal
20 gramas de açúcar demerara
2 litros de banha de porco
Louro, tomilho e alecrim a gosto
1- Prepare uma marinada: Em uma tigela, misture a água, o sal, o açúcar até dissolver.
2- Coloque a pancetta e deixe pegar tempero por 3 horas.
3- Retire a pancetta do tempero e seque bem no papel toalha.
4- Em uma panela, coloque banha de porco suficiente para cobrir a pancetta e adicione as especiarias a gosto: louro, tomilho e alecrim.
5- Coloque a peça na panela e deixe em fogo baixo, aproximadamente 80°C, de 3 a 6 horas. Este é o processo de confitar.
6- Depois, passe para uma travessa e leve à geladeira durante a noite, de 6 a 12 horas.
7- Por fim, corte a pancetta gelada em quadrados e frite no restante da banha de porco à 200°C até ficarem douradas, por mais ou menos 8 minutos.
Dica Brastemp: O chef Jefferson Rueda serve a pancetta com molho de goiabada com pimenta, que dá um contraste agridoce com a gordura do torresmo.