Postado 30 de agosto de 2022
A tábua de frios se transformou em prato de sucesso tanto nas mesas brasileiras quanto nas postagens na internet. Belas fotos, vídeos com montagens rebuscadas e grandes tábuas com itens que parecem difíceis de replicar. Porém, montar uma tábua de frios em casa pode ser mais simples do que você imagina.
A primeira regra é pensar naquilo que você e seus convidados gostam e, a partir daí, iniciar uma montagem simples, que faça sentido para o seu tipo de evento: um jantar a dois, um encontro entre amigos ou mesmo uma noite de filmes na sala de casa.
Preparamos um passo a passo simples de como montar uma tábua de frios, aproveite!
Inicialmente, você deve pensar em quantas pessoas irão comer, a ideia é sempre pensar em uma conta que considere mais ou menos 200 g de frios (entre queijos e embutidos) e 100 g de acompanhamentos (pães e petiscos) por pessoa.
Esse número é uma média, mas pode ajudar você a calcular a comida, sem desperdício, pois não é nada gostoso quando sobram frios na tábua e eles ficam ali ressecando na mesa.
Tendo uma ideia base da quantidade de comida que irá servir, você pode separar a tábua sobre a qual fará a montagem. E aqui é importante clarificar: o nome é “tábua de frios”, mas você pode servir no utensílio que tiver em casa e achar mais charmoso. Pode ser uma tábua de madeira clássica, uma tábua de pedra, um prato de cerâmica ou outra louça bonita que você tenha no armário.
A base da sua tábua de frios está nos queijos e embutidos. Tudo isso pode ser acompanhado por pães, torradas, frutas e geleias. Confira algumas sugestões do que servir.
Para ter uma tábua de frios variada, a dica é escolher entre três e cinco tipos de queijos, mesclando entre queijos mais macios e opções mais firmes.
Queijos macios:
Queijos semiduros:
Queijos firmes:
Você pode também servir opções de queijos mais frescos, como o queijo minas, a ricota e até o cream cheese. Nesse caso, eles podem aparecer em patês ou servidos em ramequins, para que fique mais fácil na hora de levar à mesa.
Os embutidos são marcantes e de sabor forte, por isso você pode escolher também entre três e cinco tipos para a montagem da tábua de frios. Equilibre as quantidades e, se achar necessário, invista mais naquele que é o preferido de seus convidados, não há problema ter mais salame do que presunto, por exemplo.
Confira uma lista de embutidos para servir na tábua de frios:
Os pães devem ir para a tábua de frios já cortados, facilitando o momento de servir, para que o convidado possa pegar uma pequena quantidade e já acompanhar com o patê ou o embutido de sua preferência. Veja quais pães servir:
As geleias, pastas e patês trazem aquele contraponto aos queijos e aos embutidos que são mais secos, por isso você pode investir em opções doces e salgadas, para que os convidados fiquem mais livres em suas combinações.
Algumas sugestões do que servir:
As frutas dão um charme especial a sua tábua de frios e ainda trazem uma leveza ao paladar, por isso você pode investir nas seguintes opções:
Além de tudo que já citamos, você também pode incluir alguns itens extra super saborosos. Confira nossas sugestões:
Sinta-se livre para montar a tábua de frios da maneira que achar mais conveniente, organizando os itens de uma forma livre e que faça sentido no recipiente escolhido para a montagem.
Não se frustre querendo montar uma tábua igual as que vemos nas redes sociais. Nem sempre da primeira vez você vai conseguir alcançar o resultado exibido na internet. Lembre-se que as fotos têm tratamento e são pensadas por profissionais. Use essas imagens como referência, mas vá montando e testando do jeito que preferir.
Você vai ver que o resultado final será belo e saboroso. E, claro, tire também você as suas fotos e vá registrando cada tábua montada, para poder ir comparando, testando montagens e descobrindo seu modo de decorar.
Uma tábua de frios tem sabores diversos e complexos, por isso pode ser uma excelente opção para uma noite de degustação de vinhos. É um bom momento para você abrir aquelas garrafas que estavam na adega esperando um momento especial.
Quer saber mais? Confira o nosso guia de harmonização de vinhos.