Gin: veja quais especiarias deixam seu drink ainda mais saboroso

Especiarias para um gin com tônica mais saboroso

Como preparar um clássico gin com tônica? A bebida voltou à moda e tornou-se presença constante em bares e festas. Passando mais tempo em casa, também vimos mais pessoas testando as suas opções de drink em casa. Alecrim, pimenta rosa e limão siciliano são os parceiros clássicos da gin tônica, porém você pode experimentar outras opções de especiarias que deixarão sua bebida com sabores ainda mais interessantes.

Uma boa medida base para seu gin é de 1 para 3, isto é, para cada 50 ml de gin, use 150 ml de água tônica. Em seguida, para dar aquele charme ao seu gin tônica vale investir na tríade: fruta cítrica + erva aromática + especiarias. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir.

Frutas cítricas: um toque especial para o seu Gin Tônica

A combinação gin com água tônica já tem o seu amargor, por isso as frutas cítricas trazem essa acidez que, curiosamente, casa muito bem dentro do drink. Para conseguir esses sabores clássicos, escolha frutas como a laranja, a tangerina e os limões taiti ou siciliano.

O interessante é que você pode usar toda a fruta, inclusive sua casca – a casca da tangerina, por exemplo, é super aromática e pode ser usada no drink como decoração.

Além das frutas cítricas, outras frutas podem ser usadas, mas aí teremos sabores diferentes. Por exemplo, se você busca um drink mais adocicado, morangos ou outras frutas vermelhas são boas opções; se busca algo mais relaxante e menos cítrico, pode investir no maracujá ou na pitaya. Vale usar a criatividade e experimentar!

Dica Brastemp: nem só de frutas frescas se faz uma gin tônica, por isso tenha sempre em casa boas opções de chá em sachê. Chás de limão, frutas vermelhas ou mesmo o clássico Earl Grey deixam seu drink muito mais refinado e saboroso.

Ervas aromáticas: mais perfume e complexidade para o seu gin tônica

Alecrim, hortelã, manjericão, tomilho e até coentro podem dar aquela diferença no seu gin com tônica. A questão é optar por essas ervas frescas, pois elas têm aromas fortes e não precisam de nenhum processo de maceração ou infusão, basta colocá-las em meio ao gelo e ao gin e pronto, muito mais aroma para sua bebida!

Usando essas ervas frescas, você também traz um charme especial para a decoração do seu drink. Um galhinho de alecrim ou algumas folhas de hortelã já funcionam como aromatizadores e como elementos decorativos, o famoso 2 em 1.

Gin tônica com especiarias

As especiarias para gin podem ser basicamente as que você tiver no armário de temperos e, com isso, você pode criar as mais variadas combinações. Cardamomo, canela em pau, cravo da índia, hibisco, zimbro, anis estrelado e pimentas como a do reino (preta ou branca) e a pimenta rosa: todos esses itens podem ser colocados em seu drink e farão bonito.

Atenção: no caso das pimentas, do cardamomo e do zimbro, opte sempre pelos grãos e sementes. Especiarias em pó podem acumular no final do drink e comprometer a experiência. Para uma taça de gin, use 3 a 4 grãos de pimenta, por exemplo, e pronto, o sabor ficará bem marcante.

Há algumas combinações que funcionam bem:

– Canela em pau vai bem com frutas vermelhas;
– Pimenta rosa fica uma delícia com alecrim e limão siciliano;
– O zimbro casa perfeitamente com limão siciliano e algumas folhinhas de coentro;
– Hibisco combina com rodelas de laranja e algumas folhas de hortelã;
– Cardamomo fica delicioso com limão ou laranja e casa muito bem também com um chá de frutas vermelhas.

A partir dessas sugestões você pode criar combinações e descobrir os sabores que mais te agradam.

Pode usar frutas desidratadas no gin?

Para além da tríade que apresentamos acima, se você quiser experimentar outros sabores, as frutas desidratadas são opções interessantes, já que concentram mais açúcar e possuem um sabor marcante.

Maçãs, laranjas, limões, morangos, cranberrys e blueberrys são opções perfeitas para dar aquele sabor diferente no drink. A dica é combiná-los com ervas frescas ou mesmo especiarias aromáticas, como a canela e a pimenta do reino.

Dica Brastemp: quer surpreender e servir seu drink com cara dos melhores bares? Dê um toque defumado à canela. Vamos lá: pegue a canela em pau e queime-a ligeiramente com um maçarico ou direto na chama do fogão – tenha cuidado para não deixar a canela preta. Solte a sua canela sobre uma tábua e vire a sua taça sobre ela, deixando que a fumaça da canela defume o copo. Espere um pouquinho e pronto, é só utilizar a taça, a canela e preparar seu drink como preferir. Certeza que fará sucesso!

Um resumo especial para fazer o gin & tônica perfeito

Depois de todas essas dicas, separamos aqui um infográfico para que você possa consultar com facilidade na hora de preparar gin com tônica. Aproveite!

ginfografico

Pronto! Agora você já tem as principais dicas e informações de como fazer a melhor gin tônica em casa. Com o tempo, você aprimora suas técnicas e o paladar para escolher também qual o melhor gin para seus drinks. Além disso, você também pode montar o seu próprio kit de especiarias para gin e outras bebidas com seus itens favoritos, podendo armazená-los em uma bela caixa ou em potes decorativos.

BRA08BG, BRA08AE, BZA12AF, BZB33BE
Compartilhar