Postado 30 de setembro de 2021
A focaccia é um pão rústico de origem italiana preparado com doses generosas de azeite de oliva. Ela pode ser servida como um pão, apenas com um pouco de alecrim e sal grosso em sua cobertura, ou mesmo como uma pizza, com molho e queijo em seu topo.
Nos últimos tempos, se difundiu nas redes sociais a focaccia floral, isto é, uma focaccia clássica com desenhos que remetem a flores em seu topo. Essas flores são formadas por temperos e legumes: cebolas, cenouras, pimentões e cebolinhas ganham formas de jardim e podem embelezar seu lanche da tarde, seu jantar e podem servir como uma entrada deliciosa.
Vamos começar pela receita base da focaccia. Com esse passo a passo você pode fazer diferentes versões de focaccia. Uma boa opção é prepará-la apenas com alecrim e sal grosso, um clássico!
E na sequência nós traremos as dicas para você preparar a focaccia floral. Vamos lá:
– 500 gramas de farinha de trigo
– 250 ml de água morna
– ½ xícara de chá de azeite
– 3 colheres de sopa de açúcar refinado
– 1 colher de sopa de fermento biológico seco
– 1 colher de chá de sal
1.Em um recipiente médio, misture a água morna, o fermento biológico, o sal e o açúcar. Deixe essa mistura descansar por cerca de 10 minutos, esse procedimento é fundamental para ativar o seu fermento.
2. Na sequência, acrescente o azeite, o sal e metade da farinha. Comece a misturar bem.
3. Aos poucos, adicione o restante da farinha e comece a sovar a massa. Use as mãos e se necessário, coloque um pouco de azeite na palma da mão, pois a massa fica pegajosa.
4. Agora é hora de deixar a massa descansar por uma hora, para isso cubra o recipiente com papel filme ou um pano limpo.
5. Nesse meio tempo, separe uma assadeira de tamanho médio e unte-a com azeite de oliva.
6. Com a massa descansada, é hora de abri-la na sua assadeira.
7. Use a ponta dos dedos e vá fazendo pressão delicadamente por toda a massa.
8. Nesse momento é a hora de ter o azeite à mão: regue a massa com azeite e vá fazendo leves veredas e buracos em sua massa. Use o azeite a gosto, é normal que a sua massa fique bem úmida.
8. Acrescente a cobertura de sua preferência e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que a massa esteja dourada.
Para uma focaccia floral é preciso liberar seu lado artista. Nós daremos aqui algumas dicas, mas o importante é que você deixe a sua criatividade fluir e transforme esse em um momento de prazer e diversão.
Uma boa dica é chamar quem se ama para colaborar nesse momento: as crianças, a família, os amigos e mão na massa!
– Cebolas roxas
– Pimentões amarelos e vermelhos
– Tomatinhos cerejas vermelhos e amarelos
– Cebolinha
– Manjericão, salsinha ou coentro
1.Aqui é hora de usar a criatividade. Como base, sugerimos que as cebolinhas façam as vezes de caule do seu jardim.
2. As cebolas roxas entram em rodelas. Ela pode servir como uma planta em si, se for grande, mas também pode fazer as vezes de centro de uma flor.
3. Corte os pimentões em filetes e eles podem virar pétalas de flor.
4. Os tomatinhos cerejas devem ser cortados ao meio. Na sua focaccia, eles fazem as vezes de botões de flores, tanto no topo do caule, quanto no corpo da planta.
5. As folhinhas de manjericão, salsinha ou coentro entram como as folhas do seu jardim e podem ser usadas de forma livre.
6. Monte o seu jardim de forma livre e aí finalize regando um pouco de azeite e sal grosso sobre a sua massa. Asse normalmente e é só servir!
Essa é a nossa sugestão base para o seu jardim, porém outros itens podem ser adicionados: cogumelos, erva-doce, gergelim, cenouras, azeitonas. Escolha os sabores que te agradem e vá experimentando os desenhos, as formas e deixe fluir!
A focaccia, por si só, já é um prato super refinado, porém quando preparada em casa, ela ganha outras camadas de cuidado e afeto – ainda mais quando você adiciona uma decoração especial feita por você.
Para servir, fica uma delícia apenas cortada em pedaços médios e com a opção de um azeite de ervas ao lado. Outra opção é servir a sua focaccia com antepastos clássicos, como um patê de ervas, de atum, uma alichela ou mesmo uma sardela. Uma delícia!
A focaccia vai com diversos tipos de vinho, por isso para acompanhar vale balancear com os outros itens da mesa. Focaccia + azeite de ervas pode casar super bem com um vinho branco ou um vinho rosé. Já a focaccia acompanhada de uma sardela, por exemplo, pode pedir um vinho mais encorpado, como um vinho tinto nobre.
Nossa dica é que você confira o nosso guia de harmonização de vinhos e não fique com dúvidas!