Postado 13 de julho de 2021
O guacamole é de origem mexicana, porém já se tornou comum para além dos restaurantes típicos e se tornou um acompanhamento para diferentes momentos na mesa dos brasileiros. Com um preparo simples e utilizando ingredientes comuns você pode criar um prato surpreendente e saboroso.
Segundo os historiadores, o guacamole é uma herança dos astecas, lá por volta do século XVI. Eles preparavam o prato seguindo a crença de que o abacate seria um fruto afrodisíaco e que lhes traria força. Errados eles não estavam, pois o abacate é uma excelente fonte de energia, além de ser rico em vitaminas C, E e K.
No Brasil, o abacate é principalmente utilizado em preparações doces, como sobremesas e vitaminas, porém o guacamole, o avocado toast e outras receitas salgadas estão cada vez mais se tornando usuais. O guacamole, por exemplo, é uma ótima opção para receber os amigos, para ser servido como uma entrada refrescante, pois além de delicioso, é, em sua base, um prato vegano, que pode reunir todos em volta da mesa.
A estrela do seu guacamole é o abacate, por isso é importante usar uma fruta madura, no ponto, que seja fácil de esmagar e que deixe a sua receita cremosa.
Existem diversas variedades de abacate e você pode utilizar qualquer uma delas no preparo da receita, porém a nossa dica é que você invista no abacate do tipo haas, conhecido por aqui como avocado. Essa variedade possui mais gordura e menos água que os nossos abacates tropicais e por isso pode deixar o sabor de sua guacamole mais encorpado.
Veja o passo a passo de como fazer guacamole:
– 3 avocados
– 1/2 cebola roxa média
– 2 tomates italianos
– 1 pimenta dedo-de-moça
– Suco de um limão
– 1 colher de sopa de azeite
– Sal e pimenta moídos na hora
– Coentro a gosto
1.Em uma tigela grande, retire a polpa dos abacates e esmague de forma rústica, com o auxílio de um garfo. Deixe que essa polpa ainda fique com alguns pedacinhos, para que fique mais saboroso.
2. Adicione o suco de limão e misture a polpa, isso ajuda o seu abacate a não escurecer.
3. Pique a cebola roxa em cubinhos bem pequenos e adicione à tigela.
4. Lave os tomates, retire as sementes e pique em cubinhos. Adicione à tigela.
5. Na sequência, corte a pimenta dedo-de-moça e descarte as sementes. Pique ela de forma bem miudinha, isso irá dar uma certa ardência ao seu prato. Se você não é chegado nessa picância, pode fazer a receita sem adicionar a pimenta, sem problemas.
6. Pique grosseiramente as folhas de coentro e adicione ao seu guacamole.
7. É hora de temperar: coloque uma colher de sopa de azeite e adicione o sal e a pimenta moídos na hora. Mexa todos os ingredientes até que estejam bem incorporados. Experimente um pouquinho e ajuste o sal ao seu modo. E está pronto para servir!
O coentro é um ingrediente polêmico e pode gerar debates acalorados entre seus defensores e seus detratores. No caso do guacamole, ele é um dos ingredientes centrais e, caso você não goste desse tempero, a nossa dica é que você pode fazer a receita sem ele, não é um grande crime, não se preocupe.
Se você quiser fazer uma substituição, pode colocar a salsinha, nesse caso use apenas as folhas e pique de forma miúda. Outra solução boa é acrescentar uma pitada de cominho em pó na hora de temperar o seu guacamole, isso traz uma camada nova de sabor ao seu prato.
Muitas pessoas servem o guacamole com tortilhas industrializadas, encontrados no mercado lá na gôndola de salgadinhos, porém você pode ir além dessa combinação. Uma opção é você fazer os totopos mexicanos em casa.
Vamos explicar: quando as tortilhas são assadas ou fritas, os mexicanos as chamam totopos; já se elas forem assadas ou fritas e temperadas, eles chamam de nachos. Para acompanhar o guacamole, os totopos são perfeitos, pois são leves e super crocantes.
Fazendo seus totopos em casa você acaba tendo um controle maior dos ingredientes que está inserindo em sua receita. Os totopos mexicanos são veganos, pois levam apenas gordura vegetal, então também são excelentes opções para servir em um encontro de amigos ou mesmo em uma festa com pessoas de paladares variados.
Além disso, seu guacamole pode ser servido com outros parceiros, como as torradinhas, os pães de fermentação natural e até mesmo o pão pita. Leve e saboroso, o guacamole é um prato muito diverso, que pode ser tanto uma entrada quanto fazer as vezes de salada ou até mesmo acompanhar um prato mais robusto, como um burrito ou as enchiladas.