Postado 29 de junho de 2021
Levar os legumes ao forno é algo simples, porém que dá outro sabor e aroma às suas refeições. Com os temperos certos, você faz um acompanhamento perfeito para carnes e risotos ou mesmo um prato que pode ser a estrela principal das suas refeições durante a semana.
Inicialmente, você precisa saber que a maioria dos legumes e hortaliças pode ir ao forno, o que varia são os tempos de cozimento, porém o preparo de quase todos é muito parecido. Para te ajudar e para que você dê novas caras para as leguminosas que estão dando sopa na geladeira, nós separamos algumas dicas básicas por aqui:
Comece pelo clássico: ligue o forno em 220º C e deixe ele pré-aquecer. Isso é fundamental para que os seus legumes assem no tempo certo e fiquem crocantes. Ligue o forno antes mesmo de separar os legumes, isso deixará tudo mais prático.
Forno ligado, é hora de ir para a geladeira. E como falamos, quase tudo pode ir ao forno: você pode escolher um único legume para assar ou pode fazer um mix. Na hora de misturar os legumes, pense apenas no tempo de cozimento de cada um deles, para que não fique um item mais firme que o outro.
Se você pretende assar batatas, vale fazê-la acompanhada de outros legumes mais firmes, como mandioquinha, beterraba ou mesmo abóbora. A mistura de batata-doce, abóbora e beterraba, por exemplo, é deliciosa para quem gosta dos sabores mais adocicados. Agora se você pretende assar algo mais macio, como a abobrinha, vale levá-la ao forno ao lado de cenouras, couve-flor, brócolis ou mesmo ervilhas tortas.
Na maioria das vezes é desnecessário que você faça um pré-cozimento, o importante é que você corte os legumes em tamanhos pequenos ou médios e de forma igualitária, assim eles cozinham por igual e em pouco tempo.
Se você pretende assar um legume em pedaços maiores, aí sim vale passar esse item por um cozimento prévio. As batatas inglesas, por exemplo, podem ficar mais macias se cozidas um pouquinho antes de serem levadas ao forno – isso serve no caso das deliciosas batatas ao murro.
O ideal é que você corte em tamanhos pequenos ou médios, porém nada muito pequeno. Evite os cortes julienne ou brunoise, pois esses formatos são pequenos demais e ficam melhores para sopas e refogados. Quando assados, os legumes desidratam e diminuem de tamanho, por isso cortes um pouquinho maiores ficam mais saborosos.
A dica ideal é que você invista em formatos como o corte em cubos ou mesmo em rondelle, que é basicamente seguir o formato cilíndrico dos legumes arredondados. Outro corte bom e simples é o corte em gomos, pois basta cortar os alimentos, como batata, beterraba ou tomate, em quatro partes ou mais.
Na hora de fazer os cortes, lembre-se apenas de deixar todos os legumes com uma espessura parecida, isso fará com que os legumes cozinhem de forma mais homogênea. Além disso, na hora de espalhar na forma, evite que eles fiquem sobrepostos; tente deixar eles com algum espaço, assim eles cozinham melhor e ficam mais crocantes.
Além de sal e pimenta, o principal ingrediente na hora de levar legumes ao forno é o azeite de oliva, pois é ele que deixará seus legumes úmidos e saborosos.
Para deixar tudo mais aromático, você pode adicionar alho ao seu preparo. Separe dois ou três dentes de alho e coloque para assar junto dos legumes, isso irá dar outro sabor a toda a receita. Você pode colocar os dentes de alho em fatias largas ou mesmo inteiros, mas lembre-se de regá-los com azeite para evitar o ressecamento.
Para completar sua receita, invista em ervas frescas: alecrim, tomilho, orégano, manjericão e sálvia fazem casamentos perfeitos com os mais diferentes tipos de legumes. Mas lembre-se: é importante que elas sejam frescas, pois isso trará aromas e sabores mais complexos ao seu prato.
Para as especiarias, você pode variar bastante: páprica (defumada ou picante), cominho em pó, cúrcuma, pimenta-síria, pimenta-calabresa, noz-moscada e até canela podem dar outro charme aos seus legumes. Esses temperos são perfeitos para legumes de sabores mais leves, assim você dá aquele up na receita, trazendo novas camadas de sabor para uma refeição simples do dia a dia.
Com o forno em temperatura alta e já pré-aquecido, é só colocar os seus legumes lá dentro e deixar o forno trabalhar. O tempo de cozimento pode variar conforme os ingredientes, mas em média eles assam de 30 a 45 minutos.
Na hora de assar, não se esqueça de virar os legumes no meio do processo, isso deixa o cozimento mais homogêneo e todos os ingredientes absorvem o sabor de forma mais intensa.
Para finalizar o seu preparo e deixar seus legumes mais dourados, a dica pode ser o uso do grill de seu forno. No caso do Fogão Brastemp 4 bocas com grill e timer digital você apenas precisa deixar os dez minutos finais de cozimento por conta do grill, assim suas leguminosas sairão mais crocantes e suculentas do forno.
Depois de todas essas dicas, fica mais fácil fazer os seus legumes assados e gratinados. Com esse passo a passo básico você conseguirá se sentir mais livre para misturar legumes e fazer assados mais saborosos.
Nossa sugestão é que você abra sua geladeira, confira os legumes que estão lá guardadinhos e crie uma possibilidade de mix de legumes ao forno, assim você terá uma refeição mais nutritiva, colorida e cheia de sabores hoje mesmo. Aproveite!