Postado 10 de dezembro de 2021
Macarrão com creme de leite é um casamento perfeito: clássico, gostoso e fácil de fazer. Por isso mesmo, existem muitas variações desse prato. Uma delas é o macarrão com molho Alfredo, feito com a massa fettuccine, surgido no século XX na Itália e que se espalhou pelo mundo em diferentes versões.
Confira nosso guia completo de como fazer massa caseira
A versão mais antiga do fettuccine Alfredo levava apenas manteiga e queijo, porém o creme de leite se transformou em um ingrediente cada vez mais presente nessa receita ao redor do mundo. O encontro do creme de leite com a manteiga e o queijo parmesão cria uma cremosidade e um sabor especial que merece ser experimentado.
Vamos ao passo a passo dessa receita:
– 300g de macarrão tipo fettuccine
– 250g de creme de leite fresco
– 4 colheres de sopa de manteiga
– ¾ xícara de queijo parmesão ralado
– Pimenta preta
– Noz-moscada
– Sal
1. Em uma panela grande coloque aproximadamente 2l de água e aguarde ferver. Quando pegar fervura, adicione uma boa quantidade de sal.
2. Coloque o fettuccine na água e cozinhe de acordo com o tempo indicado na embalagem, porém desligue com um minuto de antecedência, pois a massa será finalizada no molho.
3. Enquanto seu macarrão cozinha, separe uma frigideira ampla e coloque a manteiga e o creme de leite.
4. Tempere com uma pitada de sal, pimenta preta moída na hora e noz-moscada ralada na hora.
5. Deixe o molho em fogo baixo por cerca de 3 minutos.
6. Para finalizar, adicione o parmesão ralado e misture até derreter. Nesse momento, desligue o fogo e experimente o molho. Caso necessário, ajuste o sal.
7. Com o macarrão no ponto certo, escorra a massa e reserve um pouco da água do cozimento.
8. Coloque a massa na frigideira com o molho, ligue o fogo baixo e mexa para misturar e incorporar os sabores. Se sentir necessidade, adicione um pouco da água do cozimento, isso deixará seu molho mais cremoso.
9. Para finalizar você pode colocar um pouco mais de pimenta e noz-moscada. Sirva com queijo parmesão em lascas.
Prático e refinado, a receita de macarrão com molho Alfredo, é um prato coringa que pode ser feito naqueles dias em que você quer preparar algo rápido na cozinha ou mesmo para aqueles momentos especiais, em que você quer um prato cheio de história.
O bom de seu molho simples é que esse macarrão pode ser servido sozinho, apenas com lascas de parmesão, ou acompanhado de um bom corte de carne. Um escalope de filé mignon selado na manteiga, por exemplo, pode deixar o seu prato em outro patamar.
Se você desejar harmonizar um bom vinho com sua massa, lembre-se que essa é uma receita cremosa e com gordura do queijo e da manteiga, por isso a nossa dica é equilibrar esses sabores e harmonizar o seu macarrão ao molho Alfredo com um vinho branco mais encorpado, como o Chardonnay ou o Semillon. Se o vinho branco não é a sua preferência, você pode optar por vinhos tintos leves ou de corpo médio, como o Pinot Noir, o Merlot e o Grenache.