Postado 14 de outubro de 2020
O clássico filet au poivre, também conhecido como steak au poivre, da França é basicamente bife com crosta de pimenta com molho cremoso da França. Em primeiro lugar, garanto que é um prato fácil, apesar do nome que soa extravagante e do status lendário. “Au poivre” nada mais é do que “apimentado” em francês.
Filet ou Steak au poivre começa com o bife. Na maioria das vezes, são medalhões de filé mignon, mas você pode usar qualquer bife cortado em formato de medalhão cilíndrico. O filé é extremamente macio, o que cria um melhor contraste de textura com os grãos de pimenta crocantes.
Provavelmente, o principal motivo pelo qual o Steak au Poivre é visto mais em restaurantes do que em casa está frequentemente relacionado à pirotecnia envolvida na preparação clássica.
Depois que o bife é refogado, adiciona-se o conhaque e uma chama flamba a carne antes de prosseguir com a preparação do molho de creme.
Deve-se ter muito cuidado ao flambar qualquer coisa. Portanto, para evitar uma explosão de queimar as sobrancelhas, faça o modo de preparo com cuidado.
Tal como acontece com muitas receitas clássicas, as origens do Filet au Poivre são variadas. A versão mais propagada é de que o prato é originário da Normandia, na França, e era um alimento básico dos bistrôs do século XIX.
Diz-se que era uma refeição favorita tarde da noite, na crença de que os grãos de pimenta eram afrodisíacos. Na verdade, a evidência científica mostra que a piperina, um alcalóide encontrado na pimenta, dilata as artérias para aumentar o fluxo sanguíneo para vários órgãos – podendo ser considerado então, de certa forma, afrodisíaco.
Outra versão é de que sua invenção foi feita em 1950 pelo Chef Émile Lerch, que disse ter feito a receita pela primeira vez em 1930. Lerch disse que desenvolveu a receita para adicionar sabor a alguns bifes que ele sentia que não tinham sabor.
Ele também queria compensar os comensais da madrugada que haviam bebido demais. Era uma cura para o paladar amortecido pelo consumo de muito álcool. A pungência da pimenta permeia a riqueza da carne e do molho de creme.
Seja qual for a versão verdadeira da origem do Steak au Poivre o que não podemos negar é que é saboroso e fácil de ser feito!
Entrecôte em filés de 4,5cm por 2cm – 400g
Pimenta-do-reino 30g
3 colheres de sopa de conhaque
1 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
1- Retirar a carne da geladeira 30 minutos antes do preparo.
2- Temperar com pimenta, metade do conhaque em ambos os lados e deixar repousar por 15 minutos.
3- Em uma frigideira ou uma grelha, adicione a manteiga e sele os filés por aproximadamente 2 minutos de cada lado.
4- Tempere a carne com sal, e se prepare para flambar os filés. Para isso, retire a frigideira da boca do fogão mantendo a chama acesa. Coloque o conhaque em uma concha e com muito cuidado, aproximá-la de uma das bocas do seu fogão, inclinando levemente para que o conhaque pegue fogo. Leve a concha com o conhaque em chamas à frigideira e regue sobre os filés.
5- Assim que as chamas apagarem, retire os filés da frigideira e reserve.
6- Abaixe o fogo e adicione o creme de leite para deglacear (soltar o fundo que fica grudado na panela), e formar o seu molho.
7- Sirva imediatamente os filés cobertos de molho, acompanhados de batatas fritas ou legumes glaceados.2004479, 38, 326020147, 850