Postado 25 de setembro de 2020
Risoto é uma técnica antiga que envolve um cozimento lento do arroz com caldo. O arroz é um alimento básico cultivado há milênios, cultivado em muitas partes da Itália.
Confira aqui como fazer as receitas de risotos clássicos:
Risoto é um prato italiano cremoso. Ao contrário de outras receitas de arroz que exigem fervura em uma panela de água, o risoto é cozido muito lentamente, adicionando 1/2 xícara de líquido de cada vez. Esse processo permite que o arroz libere seu amido, criando um molho rico e aveludado com grãos macios, mas levemente al dente.
O risoto parece um daqueles pratos complicados e demorados de fazer em casa. Melhor deixar isso para os profissionais do restaurante, certo? Errado! Um segredo: risoto é super fácil de fazer – seguindo algumas dicas simples, este prato pode ficar pronto em menos de 30 minutos.
Mas antes de mergulharmos na receita de risoto, o porquê é importante comprar arroz especial.
Basicamente, a receita de risoto é feita com arroz, caldo e aromáticos, mas a forma como combiná-los será a chave ou quebrará o prato.
O truque para criar a textura perfeita é aquecer o caldo com antecedência. O líquido frio não só faz com que o prato demore mais tempo para cozinhar, mas também pode fazer com que os amidos grudem.
A maioria das receitas também inclui manteiga e queijo. Estamos totalmente de acordo com essas ideias e adições no risoto porque são deliciosas, mas não são estritamente necessárias. Toda essa cremosidade é criada ao extrair lentamente as moléculas de amido do arroz, então não é necessário adicionar leite.
Você pode facilmente fazer esta receita à base de plantas usando caldo de vegetais e pulando a manteiga e o queijo.
O risoto, em sua forma mais básica, é o arroz cozido no caldo. O arroz é a estrela aqui porque produz amido – a agitação constante durante o processo de cozimento remove o amido da superfície do arroz, onde se dissolve e engrossa o líquido de cozimento.
Escolher um arroz que não tem amido suficiente significa que a textura cremosa característica de um bom risoto nunca será alcançada.
Podemos concluir que não é necessária a utilização de queijo na receita de risoto para atingir a cremosidade desejada, mas do arroz e da preparação correta.
Um bom caldo é também uma boa base para um risoto perfeito.
Separamos os tipos mais comuns de arroz usados no preparo do das receitas de risoto:
Considerado o “rei” ou “caviar” do arroz risoto. Os chefs gostam de usá-lo pelo seu ótimo sabor e porque cada grão mantém sua forma. Também produz o risoto mais cremoso e é mais fácil de cozinhar.
Essa variedade de arroz não é tão rica em amido quanto o Carnaroli, mas é o tipo mais amplamente disponível. Este arroz de grão médio pode ser fácil de cozinhar demais ou ficar mole, mas com muita atenção, ainda pode fazer um ótimo risoto.
Este arroz de grãos mais curtos é cultivado na região de Veneto, na Itália, e não pode ser cultivado com produtos químicos. Tem um alto teor de amido, cozinha mais rapidamente do que Carnaroli e rende um risoto muito cremoso.
Dica Brastemp: como o amido de arroz é muito valioso para fazer risoto, nunca enxágue o arroz antes de cozinhá-lo.
Portanto, voltando à questão anterior, é aconselhável evitar o arroz de grão longo, como o basmati ou o jasmim, porque eles não possuem amido suficiente para atingir a cremosidade característica do risoto.
E qual o melhor risoto? Para descobrir, que tal aprender como fazer alguns tipos de receita?
Esta é uma receita básica que pode se transformar em risotos incrivelmente saborosos.
-1,1 litro de caldo de galinha ou vegetais.
-2 colheres (de sopa) de azeite de oliva
-1 colher (de sopa) de manteiga
-1 cebola grande descascada e picada finamente
-2 dentes de alho descascados e picados finamente
-½ de cabeça de aipo (salsão) aparada e picada finamente
-400 g de arroz arbóreo
–2 taças de vinho branco seco ou de vermute branco seco
-Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
-70 g de manteiga
-120 g de queijo parmesão ralado na hora
1- Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o azeite de oliva e a manteiga.
2- Adicione a cebola, o alho e o aipo (salsão) e cozinhe bem lentamente por cerca de 15 minutos, sem dourar. Isso é chamado de soffrito.
3- Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.
4- O arroz começará a fritar levemente, portanto continue a mexer. Após 1 minuto, ele ficará um pouco translúcido.
5- Adicione o vermute ou o vinho, sem parar de mexer. Qualquer sabor forte do álcool irá evaporar e deixar o arroz com uma essência deliciosa.
6- Quando o vermute ou o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal.
7- Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz não cozinhe muito rapidamente.
8- Continue adicionando conchas de caldo — misture e massageie o amido cremoso do arroz, esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 minutos.
9- Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.
10- Retire a panela do fogo. Se você for servir o risoto branco mesmo, que também é uma delícia, adicione a manteiga e o parmesão: ele vai virar um tipo de risoto de queijo. Misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos.
11- Esta é a parte mais importante do preparo de to risoto, já que é quando ele ficará incrivelmente cremoso como deve ser. Sirva! Comam o mais rápido possível, enquanto ele conservar a sua linda textura.
Nessa receita de risoto, o mais apropriado é o caldo de peixe. Fora os ingredientes do risoto branco, você vai precisar de:
-400 g de camarões limpos. Aprenda aqui a limpar camarão
-1 colher (de sopa) de extrato de tomate
-Salsinha a gosto
Esquente o azeite e grelhe os camarões. Prepare o risoto branco e ao iniciar a etapa 4, coloque o extrato de tomate e os camarões no arroz e misture. Assim que finalizar o preparo e desligar o fogo, adicione salsinha picada para finalizar.
Para esse risoto, o mais apropriado é o caldo de legumes. Fora os ingredientes do risoto branco, você vai precisar de:
-2 xícaras (de chá) de alho-poró fatiado
-2 colheres (de sopa) de queijo mascarpone
Prepare o risoto branco e durante a etapa 2, depois que o vinho tiver evaporado, adicione o alho poró, antes de começar a adicionar o caldo.
Siga com o preparo. Assim que desligar o fogo, adicione duas colheres de sopa de queijo mascarpone, para finalizar.
Dica bônus: você pode usar o vinho branco para o preparo e também para harmonizar. Confira o guia do vinho branco!
Para essa receita de risoto, o mais apropriado é o caldo de legumes. Fora os ingredientes do risoto branco, você vai precisar de:
-¾ xícara (chá) de funghi seco – cerca de 40 g
-Salsinha a gosto
Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (de chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos. A água que você utilizar pode ser misturada ao seu caldo de legumes, para aperfeiçoar o sabor. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios. Reserve.
Prepare o risoto branco e durante a etapa 1, assim que a cebola murchar, adicione o cogumelo picado e siga com o preparo. Assim que desligar o fogo, adicione a salsinha picada, para finalizar.