Postado 31 de agosto de 2021
O merengue de morango é como um coringa: em poucos minutos você faz o creme, deixa gelar e logo tem uma sobremesa saborosa, que pode melhorar qualquer momento, seja em família, entre amigos ou mesmo um dia de trabalho em home office.
A combinação é simples: um creme amarelo, com gemas, uma boa quantidade de morangos maduros e suspiros levinhos, aí é montar e servir. Essa sobremesa é uma boa pedida para os dias de semana corridos ou para aqueles domingos preguiçosos em que você quer apenas um doce gostoso para adoçar o dia.
– 2 latas de leite condensado
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 2 ½ xícaras de chá de leite
– 3 gemas
– 2 bandejas de morangos
– 1 pacote de suspiros (cerca de 100g)
1.Comece preparando o creme amarelo. Em uma panela média, misture o leite frio com o amido de milho e mexa bem. É importante fazer essa mistura com o leite fora do fogo para evitar que o amido fique empelotado.
2. Na sequência, separe as três gemas e passe-as por uma peneira. Isso retira a película que reveste as gemas e evita aquele cheiro de ovo em sua sobremesa.
3. Acrescente as gemas e o leite condensado a sua mistura de leite fresco e amido de milho. Leve tudo ao fogo médio.
4. Deixe ferver o seu creme e siga mexendo até engrossar. Esse processo pode demorar de 5 a 10 minutos. Depois disso, é só desligar o fogo e deixar o creme esfriar naturalmente.
5. Agora é hora de preparar a montagem: lave bem os morangos, retire os cabinhos e corte eles em formato livre. Por exemplo, se os morangos estiverem grandes, você pode cortar em tiras médias. Se os seus morangos forem pequenos ou estiverem muito maduros, corte apenas ao meio.
6. Escolha um refratário médio e vamos ao preparo: comece com uma camada de creme, depois uma camada de morangos e uma camada de suspiros. Você pode quebrar os suspiros com a mão mesmo, assim ele fica em formato mais rústico e ainda mantém a sua leveza.
7. Depois é só repetir esse processo: mais uma camada de creme, morangos e suspiro. Para finalizar, decore com alguns morangos inteiros e alguns suspiros.
8. Você pode servir a sobremesa logo a seguir, mas o mais recomendado é deixar pelo menos uma hora na geladeira, para os sabores se conectarem de uma forma melhor.
A montagem do seu merengue de morango é um momento livre: no nosso passo a passo indicamos a montagem em um refratário, mas você pode variar esse processo.
Você pode montá-lo em copos ou taças individuais, como uma verrine, por exemplo. Nesse caso, a nossa dica é que você compre mini suspiros e monte apenas três camadas: creme amarelo, morangos e suspiros.
Em sua receita, também é possível acrescentar geléia de morango ou outras frutas vermelhas. A geleia pode ser colocada em pouca medida sobre o creme amarelo, antes da inserção dos morangos. Já as frutas vermelhas podem ser adicionadas junto dos morangos: framboesas, amoras e blueberries podem deixar seu prato mais complexo e sofisticado.
Outra possibilidade é finalizar o seu merengue de morango com um pouco de chantilly caseiro, como já ensinamos por aqui. O chantilly pode trazer mais leveza para o seu prato e deixar a sobremesa menos doce, para quem não é chegado em sobremesas muito açucaradas.
Veja também: cheesecake de morango, a sobremesa clássica americana