Postado 18 de maio de 2021
O frango não precisa ser um ingrediente sem graça. Com criatividade você pode transformar o peito de frango do dia a dia num prato cheio de sabores e camadas, que irá surpreender. Para isso, a nossa dica é o michuí de frango, um espetinho de origem árabe que irá fazer bonito na mesa do jantar.
O michuí é como o primo árabe do nosso churrasco, porém o seu diferencial está nos temperos e nas misturas de especiarias. Originalmente, o michuí é feito de carne de cordeiro, porém com o tempo se popularizaram opções com filet mignon e peito de frango.
A receita é feita em espetos pequenos de churrasco e pode ser feita tanto na brasa quanto na grelha, por isso mesmo é uma opção interessante para ser feita no almoço ou no jantar no meio da semana, para que você traga os sabores árabes para o dia a dia e saia da rotina.
A culinária árabe é marcada pela força dos temperos e das especiarias. É essa combinação que traz todo o charme e toda a riqueza dessa gastronomia. Para os brasileiros, acostumados com o churrasco apenas com sal grosso e poucos itens, o michuí é um bom passo para se descobrir como fazer esse mix de temperos.
Para um bom michuí de frango, é ideal que você separe pimentas e cominho, eles é que darão esse calor para o seu prato. Na hora das pimentas, você pode escolher conforme o seu paladar, desde pimenta calabresa até pimenta dedo de moça.
Uma boa opção é utilizar a pimenta síria, mas não se engane, ela não é apenas uma pimenta, mas sim um mix de especiarias: canela, cravo, cominho, noz moscada, cardamomo, pimenta do reino branca e pimenta do reino preta. Ela não tem uma picância alta, porém se você for utilizar em sua receita, vale dosar os outros temperos adicionados à mistura, para termos um sabor equilibrado.
Notou ali a presença da canela? A canela é um sabor clássico da cozinha árabe, que traz esse calor e essa sensação quase agridoce. Outro item agridoce que pode ser usado na hora de temperar o seu michuí é o melaço de cana, que irá trazer esses sabores doces e casará bem demais com a leveza do frango
Outro ingrediente levemente adocicado e que pode trazer destaque para as suas receitas árabes é o molho de romã. Esse ingrediente é produzido a partir da fervura da romã com diferentes especiarias, criando um caldo espesso, que dá um toque muito especial desde as suas carnes até a preparação de saladas e sobremesas.
Enfim, temperos separados, é hora de ir para o passo a passo da receita:
– 1kg de peito de frango limpo
– 1 pimentão vermelho grande sem sementes
– 2 tomates sem sementes
– 3 cebolas roxas pequenas
– 3 colheres de sopa de vinho branco seco
– suco de 1/2 limão taiti
– 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
– 1 pitada de pimenta calabresa desidratada
– 1 pitada de cominho em pó
– 1 pitada de pimenta-do-reino moída
– 1 pitada de canela
– 1 colher de sopa de molho de romã
– 1 colher de café de sal
– 1 colher de sopa de salsa picada bem miúda
– 15 palitos de churrasco para montagem
1.Comece cortando o peito de frango em cubos médios de mais ou menos 4 cm. Reserve.
2. Misture em uma tigela os líquidos: o vinho branco, o suco de limão, o azeite e a xarope de romã. Se preferir, pode trocar o xarope de romã por melaço de cana. Mexa bem com um garfo até todos os líquidos ficarem homogêneos.
3.Acrescente a essa mistura os temperos e especiarias: a pimenta calabresa, o cominho, a pimenta do reino, a canela, o sal e a salsa picadinha. Se você não é o melhor amigo da pimenta, você pode optar por apenas uma delas: a calabresa ou a do reino. Por outro lado, se você adora um ardidinho, pode incluir no tempero uma pimenta dedo de moça bem picadinha, sem as sementes.
4. Misture bem todos os itens com o frango em uma vasilha com tampa. Mexa bastante o frango para que todos os temperos sejam bem incorporados. Leve a geladeira e deixe marinar por, no mínimo, três horas.
5. Enquanto seu frango fica marinando, corte as cebolas roxas, os pimentões e os tomates em pedaços médios, próximos do tamanho de seu frango. Reserve para a hora da montagem.
6. Separe os palitinhos de churrasco e coloque-os em uma forma com água para que fiquem hidratados. Esse processo é importante para que seus palitos não fiquem queimados ou esturricados na hora de assar.
7. Hora de montar: separe os palitos e vá montando seus michuís intercalando os pedaços de frango, de cebola, tomate e de pimentão. Você pode montar seus espetinhos de forma livre, porém a nossa sugestão é fazer o seguinte: coloque os tomates entre os outros itens e não nas pontas, para que ele não se desmanche e dê mais suculência ao seu espeto; já os pimentões podem ir nas pontas, pois deixam seu michuí mais bem acabado.
8. Agora é a hora de levar para assar: se você for utilizar uma grelha ou uma frigideira, o ideal é que você grelhe os espetos até que todos os lados estejam completamente dourados. Se você os assar na churrasqueira, coloque os espetos a 10 cm da brasa de carvão, deixando um pequeno espaço entre eles. Aí é só virá-los a cada 5 minutos, até que estejam dourados.
9. Para servir, você pode fazer de acompanhamento um vinagrete clássico e uma salada. Se quiser fazer um jantar tipicamente árabe, a dica é servir o michuí acompanhado de pão sírio, homus, babaganoush e coalhada seca. Um banquete!