Postado 18 de novembro de 2021
O mojito é um clássico cubano de sabor tropical e que pode levar diferentes combinações. Já pensou em preparar a sua própria receita de mojito em casa? O drink, que é a cara do verão, ganhou combinações interessantes nas mãos do influenciador Guilherme, do perfil Morando Num Estúdio. Hoje ele nos conta como fazer mojito e apresenta suas três versões que combinam super com o clima brasileiro.
Guilherme é publicitário que trabalha na área de comunicação de uma multinacional. Há cerca de um ano, ele se mudou para um apartamento de 50m² e, por conta do isolamento social, acabou criando o perfil @morandonumestudio, como uma forma de apresentar o novo espaço para os amigos.
O perfil foi crescendo e a identificação de Guilherme com a produção de conteúdo também. Hoje, seu perfil conta com mais de 12 mil pessoas interessadas no trabalho produzido por ele em seu estúdio particular, que vai desde decoração, receitas, soluções para pequenos espaços, entre outros temas.
E entre esses temas, uma outra paixão: drinks! “Preferencialmente sem muita complexidade (afinal, sou amador). Estou sempre acompanhando receitas de mixologistas e bartenders para aplicar no meu dia a dia e, assim, poder servir e degustar uma bebida diferente”, comenta o influenciador.
Guilherme conta que, com uma certa liberdade poética, recriou a receita de mojito em 3 versões, mas mantendo a estrutura clássica, que é de uma boa dose de rum + frutas e ervas maceradas, bastante gelo e um pouco de água com gás.
As três receitas de mojito possuem ingredientes diferentes, mas um modo de preparo super parecido. Depois que você testar uma vez, fica fácil de fazer sempre. Confira o passo a passo:
– 1 dose de rum
– ½ limão picado em pedaços
– Suco de meio limão
– 8 a 10 folhinhas de hortelã
– Duas colheres de açúcar
– Gelo
– Água gasosa
1. Em um copo, coloque os pedaços de limão e seu suco, o açúcar, a hortelã, o rum e macere.
2. Na hora de macerar, procure apertar os ingredientes sem muita agressividade para não oxidar as folhas. A intenção é apenas liberar os sabores e aromas das folhas e dos gomos.
3. Acrescente o gelo, em quantidade generosa, e complete com água gasosa. Se necessário, use uma colher bailarina para mexer de forma leve.
4. Para dar um charme, você pode decorar seu copo com uma rodela de limão ou algumas folhinhas de hortelã.
– 1 dose de rum
– ½ laranja picada em pedaços
– Suco de meia laranja
– 8 a 10 folhinhas de manjericão
– Duas colheres de açúcar
– Gelo
– Água gasosa
1. Em um copo, coloque os pedaços de laranja e seu suco, o açúcar, o manjericão, o rum e macere.
2. Cuidado para não apertar muito os ingredientes, senão o manjericão pode oxidar.
3. Depois de macerado, acrescente bastante gelo e finalize com a água com gás.
4. Finalize com um raminho de manjericão e você tem um drink digno de bartender!
– 1 dose de rum
– 6 cubinhos de melancia
– Suco de meio limão siciliano
– 5 a 6 tirinhas de capim limão
– Uma colher de açúcar
– Gelo
– Água gasosa
1. Em um copo, coloque os pedaços de melancia e o suco de meio limão siciliano. Adicione também o açúcar, o capim limão, o rum e macere tudo.
2. Depois de misturado, acrescente bastante gelo e finalize com água gasosa.
3. Se quiser decorar sua taça, corte um pedaço triangular pequeno de melancia, com a casca mesmo, e coloque na borda.
O mojito pode ser um bom drink para as refeições, tanto que é o casamento perfeito para um prato de Moros y Cristianos, o arroz com feijão à cubana. Por ser mais cítrico, esse drink é uma boa opção para acompanhar alimentos mais gordurosos.
O mojito de limão pode ser uma boa opção para acompanhar uma feijoada, uma carne com uma boa capa de gordura e até mesmo pratos com queijos ou cremosos, como o macarrão à carbonara. Já o mojito de laranja e o de melancia podem casar muito bem com petiscos fritos, como pastéis, bolinhos e torresmo. Perfeito para o happy hour!
Veja também: Aperol Spritz, como preparar esse drink que é a cara do verão