Postado 17 de agosto de 2021
O molho madeira traz no nome os vestígios de sua origem: levando em sua receita o vinho madeira, original da Ilha da Madeira, arquipélago português, é normal se crer que essa é uma receita portuguesa. Porém a paternidade desse prato é reivindicada por ingleses e até mesmo franceses.
Os ingleses ocuparam a Ilha da Madeira lá pelos idos do século XIX e, por isso, dizem que a ideia de colocar o vinho tinto em um molho para carnes e legumes têm dedo inglês. Os franceses, por sua vez, alegam que o molho madeira é apenas uma versão dos molhos básicos da culinária francesa.
Enfim, eles que são europeus que se resolvam, pois o que sabemos oficialmente é que o molho madeira é uma delícia: de sabor marcante e preparo prático, esse é um acompanhamento perfeito para carnes nobres, bifes robustos e até mesmo para acompanhar legumes suculentos.
O molho madeira é super prático e você consegue prepará-lo em torno de 10 a 15 minutos apenas. Ele é o acompanhamento perfeito para um bom medalhão, para bifes de filé mignon ou mesmo outros cortes, como o lagarto ou a alcatra.
Importante adicionar que o molho madeira é feito originalmente com vinho Madeira, mas não é nenhum crime trocar por algum outro vinho tinto seco de boa qualidade que você tenha em casa.
– 100 ml de vinho Madeira
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– ½ colher de sopa de extrato de tomate
– 1 cebola
– 1 dente de alho
– ½ xícara de água fervente
– Sal e pimenta do reino a gosto
1.Comece picando a cebola e o alho de forma bem miúda.
2. Na sequência, já deixe todos os ingredientes separadinhos. Essa é uma receita super rápida e melhor deixar tudo ao alcance da mão.
3. Coloque uma panela no fogo médio e leve o alho e a cebola para refogar na manteiga.
4. Com a cebola já mais douradinha, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e misture sem parar.
5. Adicione o extrato de tomate e mexa bem.
6. Em seguida adicione o vinho Madeira e continue mexendo. Uma boa nesse momento é utilizar um fuê para deixar o molho mais homogêneo e sem nenhuma possibilidade de pelotinhas de farinha.
7. Adicione a água fervente e mexa bem.
8. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe o molho cozinhar até ele engrossar – esse processo é rápido e logo você notará o caldo ficando mais espesso e brilhante.
9. Com ele no ponto certo, é hora de servir: coloque em uma molheira ou mesmo diretamente sobre o seu corte de carne.
Dica Brastemp: se você estiver preparando um bom bife, a dica é utilizar a mesma panela ou frigideira da carne para o molho, assim você adiciona uma camada de sabor ao seu prato.
Claro! O molho madeira casa de forma perfeita com cogumelos, como o paris ou o shitake, por exemplo. Além disso, legumes assados, como cenoura, abóbora e beterraba, podem ficar uma delícia quando servidos com um pouco de molho ao lado.
O molho madeira pode inclusive acompanhar opções de carne vegetal e é uma excelente opção para o preparo do seitan, a “carne” de glúten, que é obtida da proteína da farinha. Uma opção super saborosa para quem é vegetariano.
Como a receita já leva um vinho licoroso como o vinho Madeira, a dica é investir em um vinho tinto seco intenso, como um cabernet sauvignon ou um merlot, para acompanhar a complexidade dessa receita. Um casamento perfeito!
Saiba mais: conheça as particularidades dos vinhos licorosos