O que é e para que serve a decantação de vinhos?

decantação de vinhos

A decantação de vinhos, assim como o uso de um decanter, é um processo que causa muitas dúvidas nos apaixonados por vinhos. Quando é necessário usar um decanter? Quais vinhos precisam ser decantados? O decanter é um item essencial para uma adega? 

Para responder a todas essas perguntas, preparamos um material simples e direto que irá auxiliar você na hora de comprar e usar um decanter de vinhos. Confira a seguir. 

Para que serve a decantação de vinhos

01_feed_decanter

A decantação de vinhos é um processo que serve para separar o líquido dos sólidos e também para deixar os aromas e os sabores do vinho mais latentes. 

Vamos começar pela separação dos sólidos e líquidos. Quando um vinho fica guardado na garrafa por um longo período de tempo, é comum que pequenos sedimentos se formem. O fenômeno é natural do processo de fermentação da bebida.  

Esses sedimentos não fazem mal nem estragam a bebida. O processo de decantar o vinho é apenas para que a degustação seja mais saborosa, sem que esses sedimentos causem uma sensação estranha na boca.  

O segundo ponto da decantação é o processo de aerar o vinho, expandindo os aromas e os sabores da bebida. Isso se dá pelo contato do líquido com o oxigênio depois de tanto tempo engarrafado. 

Esse contato com o oxigênio pode variar de alguns rápidos minutinhos até cerca de meia hora. A pausa varia conforme a intensidade e a idade da bebida, mas isso é assunto para o próximo tópico.  

Quais vinhos precisam ser decantados

Essencialmente, a decantação é um processo para vinhos tintos e rótulos mais maduros, mas isso não é uma regra imutável. Alguns vinhos brancos mais complexos podem passar pelo decanter, assim como vinhos tintos mais jovens também podem ganhar em sabor e complexidade ao ficarem alguns minutos em descanso. 

03_feed_decanter

De todo modo, para não ficar em dúvida, siga a regra de que vinhos tintos encorpados com idade entre 5 e 20 anos podem ganhar em qualidade e sabor quando passam pelo decanter. 

Já os vinhos mais antigos, com mais de 20 anos, são delicados demais e raramente precisam desse contato com o oxigênio. Aliás fazê-lo pode, na verdade, eliminar aquilo que há de único nessa bebida. Por isso, nesses casos, abra a rolha com cuidado e beba logo em seguida. 

Já sabendo quais vinhos devem ir para o decanter, fica a dúvida: quanto tempo o vinho deve ficar em decantação? O tempo pode variar de 10 minutos a meia hora, a dica é entender a complexidade daquele vinho e os seus aromas. Se você sentir que o aroma já está do seu gosto, transfira para a taça.

 

 

02_feed_decanter

O passo a passo recomendado para o uso do decanter é o seguinte: 

  • Primeiro, faça o processo de “avinhar” o decanter. Jogue um pouquinho de vinho e passe por todo o decanter. Esse líquido deve ser descartado.  
  • Depois coloque o restante da garrafa e, caso seja um vinho jovem, gire algumas vezes. 
  • Para vinhos mais antigos ou com sedimentos, basta apenas colocar no decanter e aguardar o tempo necessário para que os sedimentos desçam para o fundo do recipiente.  
  • Aguarde o tempo necessário e depois é só beber. 

Leia também: Vinhos nacionais – o mercado brasileiro está crescendo e é hora de trazê-los para sua mesa 

Vale a pena investir em um decanter?

O decanter é um bom investimento para quem gosta de apreciar vinhos complexos, encorpados e que valorizam os aromas e as notas de cada garrafa. Ele pode ser uma boa compra se você costuma ter em sua adega rótulos mais antigos e que pedem esse processo. 

Se você é do tipo que acaba indo mais para o lado dos vinhos brancos e rosés, o decanter é um item que talvez não seja utilizado com tanta frequência e pode ser dispensável. Investindo nas taças corretas, você já consegue uma boa qualidade para o consumo do seu vinho.  

De todo modo, seja qual for o seu perfil de consumo de vinhos, uma excelente opção é contar com uma adega climatizada para o armazenamento da bebida na temperatura adequada. A Adega Brastemp Dual Zone 33 Garrafas, por exemplo, conta com a tecnologia Dual Zone, que permite armazenar diferentes tipos de vinho em dois compartimentos com controle individual de temperatura. 

Quer saber mais? Veja como escolher a adega climatizada ideal para sua casa.

BZB33BE, BZB51AE, BZC12, BRA08AE
Compartilhar