Postado 20 de fevereiro de 2020
Os cristãos comemoram a Páscoa sendo o período em que Jesus foi morto na Sexta Feira Santa e voltou à vida no domingo de Páscoa – este seria o dia mais importante do calendário cristão.
A Páscoa acontece em datas diferentes a cada ano, dependendo da lua cheia na primavera.
As tradições cristãs nesses dias podem ser: passar algum tempo na igreja orando e celebrando a vida de Jesus Cristo, não comer algum tipo de carne ou preparar uma refeição especial para a família.
Existem também algumas tradições modernas para marcar a Páscoa que são muito comuns – como ovos de Páscoa, coelhinho da Páscoa e muito chocolate.
+ Outra tradição de receita muito conhecida que você pode aprender é a clássica de Bacalhau ao forno
Originalmente, comer ovos não era permitido pelos líderes da igreja durante a semana que antecede a Páscoa, conhecida como Semana Santa.
Portanto, todos os ovos postos naquela semana eram salvos e decorados para torná-los ovos da Semana Santa e, posteriormente, dados às crianças como presentes.
Os vitorianos adaptaram a tradição com ovos de papelão cobertos com cetim cheios de presentes de Páscoa.
Com o tempo, a tradição sofreu algumas mudanças e, no século 19, foram vistos os primeiros ovos de chocolate na França e na Alemanha.
Justamente pelo coelho ser considerado símbolo de fertilidade e nova vida, ele foi o animal escolhido para decorar e esconder os ovos das crianças.
Na Suíça, os ovos de Páscoa são entregues por um cuco e, em algumas regiões da Alemanha, por uma raposa.
Seja a tradição que você seguir ou no que acreditar, o que todo mundo concorda é que essa é a melhor época para chocolates.
As opções comercializadas podem ser muito gostosas, mas uma ótima opção ainda mais saborosa é fazer o seu ovo de chocolate você mesmo – do jeito que você quiser, com um recheio inesperado.
A Páscoa pode ser o momento perfeito para cozinhar sobremesas e mimos de chocolates feitos com carinho e de sabores inusitados.
Imagine ovos caseiros de chocolate 70% cacau, misturados com damasco ou goji berry – de uma maneira especial e pessoalmente caprichada, feita para fascinar e trazer o espírito doce da Páscoa para dentro de casa.
+ Confira também diversas receitas com chocolate para experimentar!
Dificuldade: média
Rendimento: 20 mini ovos
– Uma fôrma de acetato de ovinhos de 50g
– 1kg de chocolate de sua preferência (ao leite, branco ou meio amargo)
1- Derreta o chocolate em banho-maria.
2- Faça a temperagem* do chocolate.
3- Preencha as forminhas de modo que as laterais fiquem completamente cobertas, como uma “casquinha”.
4- Leve as forminhas à geladeira até que o chocolate fique sólido.
5- Caso queira que a casquinha do ovo de páscoa fique mais grossa, repita os passos 3 e 4 por mais uma ou duas vezes.
6- Desenforme os ovos cuidadosamente.
*Temperagem: é o processo de choque térmico do chocolate após derretimento, para que ele suporte todos os tipos de temperatura quando pronto.
Existem duas maneiras de fazer a temperagem:
1. Mármore: após derreter o chocolate em banho maria, despeje-o em uma superfície de mármore. Com a ajuda de duas espátulas, mexa-o constantemente até que o chocolate esfrie e forme uma massa homogênea.
2. Banho maria invertido: após derreter o chocolate em banho-maria, transfira-o para outro recipiente. Ao contrário do banho maria tradicional, a camada de água abaixo da travessa precisa estar gelada. Mexa-o constantemente até que o chocolate esfrie e forme uma massa homogênea.
– Misture o chocolate ao leite com o meio amargo para quebrar o doce da receita.
– Utilize o chocolate 70% para uma opção diferente e menos calórica.
– Adicione avelãs, castanhas ou flocos de arroz à receita, para dar crocância e um toque personalizado aos seus ovos.
Seus ovos de páscoa estão finalizados e prometem conquistar fãs, mas ainda falta uma das partes mais importantes na preparação de pratos e doces: a apresentação.
Portanto, prepare um recipiente para agrupar os ovinhos. Embrulhe-os com papel chumbo – o papel alumínio deixa pesado e embalagem grosseira. Já o chumbo é mais fino, o lado de dentro é prateado e possui diversas cores do lado que ficará exposto.
Use cores diferentes para deixar o seu cantinho dos Ovos de Páscoa ainda mais bonito.
Não importa a tradição que você seguir, o importante é passar esse tempo precioso com pessoas especiais do jeito mais gostoso.