Postado 7 de junho de 2017
O peixe na folha de bananeira é uma receita extremamente brasileira e capaz de traduzir suas raízes do clima tropical em um prato saboroso.
Apesar de ser um prato com aparência complexa, não se deixe intimidar, pois é possível fazê-lo em casa e surpreender os paladares curiosos. Confira as dicas para inovar na hora do preparo e servir um delicioso peixe na folha de bananeira.
+ Conheça receitas típicas de outros países: Cozinha pelo mundo
A folha de bananeira é considerada uma PANC – Planta Comestível Não-Convencional.
Criado pela bióloga Valdely Kinupp, o termo PANC tem sido cada vez mais utilizado no Brasil e hoje são mais de 10 mil espécies identificadas.
A bananeira é a maior planta herbácea do mundo – ainda que muitos pensem que trata-se de uma árvore – e pertence à família Musaceae.
A folha é rica em antioxidantes e ácidos que podem prevenir o câncer e ajudar no aumento da imunidade do organismo, além de ser rica em fibras e ajudar a saúde intestinal. Possui ainda minerais, como o cálcio e o ferro, que são importantes no funcionamento do corpo e na prevenção de doenças como osteoporose e anemia.
Na receita, a folha de bananeira vai servir como uma espécie de embrulho para o peixe e seus temperos.
É possível fazer peixe na folha de bananeira numa frigideira e conseguir chegar bem próximo daquele gostinho de brasa!
O chef Thiago Castanho deixou algumas dicas para fazer peixe na folha de bananeira como um chef e sem precisar da brasa. Confira o passo a passo:
Dica Brastemp: Você pode servir seu peixe na folha de bananeira com palmito grelhado na brasa, salada de feijão fradinho ou uma farofa de castanhas.