Rabanada: uma sobremesa que pode ir bem além do Natal

Receita de rabanada

Aqui no Brasil, as rabanadas são sobremesas clássicas nos festejos de Natal, em uma tradição herdada dos portugueses. Porém, a rabanada tem história mais longa e seus primeiros registros datam do século XV, na Espanha. De lá pra cá, ela se transformou, mas nunca perdeu seu charme e sua essência: um pãozinho com ovos que é frito ou assado, simples, mas complexo.

O nosso costume natalino veio dos portugueses, porém países como a Espanha e o México, por exemplo, tem a tradição de servir a rabanada nos tempos de Páscoa ou mesmo nos meses da Quaresma. Os nomes também variam bastante: torrijas ou torradas na Espanha e o poético fatias douradas ou fatias de ovos em Portugal.

Claro que no Brasil demos a nossa adaptada e o leite condensado acabou entrando na receita. Essa é uma preparação de ingredientes simples: pão amanhecido, leite, leite condensado e ovos, porém parece uma receita esquecida no resto do ano, não é mesmo?

A rabanada pode ser uma excelente opção para um café da manhã diferente no final de semana, para um brunch saboroso com amigos ou mesmo para o lanche da tarde acompanhada de um café fresquinho.

blog_rabanada_inter2

Receita de Rabanada

Confira o passo a passo da receita de rabanada e não espere o Natal para fazê-la:

Ingredientes

– 1 baguete ou 4 pães franceses amanhecidos
– 2 xícaras de leite
– 1 lata de leite condensado
– 3 ovos
– ½ xícara de óleo para fritar
– Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo

1.Comece cortando os pães em fatias médias.

2. Na sequência, coloque o seu óleo para aquecer em uma frigideira média.

3. Em um prato refratário ou uma forma, misture o leite com o leite condensado. Se você não gosta da sua receita tão adocicada, pode usar apenas meia lata de leite condensado.

4. Adicione os pães um do lado do outro em seu refratário com a mistura de leite com leite condensado. É importante que as suas fatias fiquem bem úmidas, isso pode levar de 1 a 2 minutinhos.

5. Enquanto seus pães hidratam, é hora de bater os ovos: quebre os 3 ovos em uma tigela que caiba uma fatia de pão. Misture eles com o auxílio de um garfo.

6. Retire o pão umedecido de seu refratário e deixe-o pingar um pouco para que escorra o excesso. Na sequência, passe-o pelos ovos batidos e leve diretamente para a frigideira.

7. Deixe suas fatias fritando até que estejam douradas, não esqueça de virá-las no meio desse processo.

8. Retire do óleo e coloque em um prato forrado com papel toalha.

9. Para finalizar, misture açúcar e canela e polvilhe sobre as suas rabanadas ainda quentes.

blog_rabanada_inter

Posso fazer as minhas rabanadas no forno?

Pode sim! Para fazer as rabanadas assadas você fará todo o processo da receita da mesma forma, só que ao invés de colocá-las na frigideira com óleo, você irá transferir suas rabanadas para uma forma antiaderente untada com manteiga.

É importante que você coloque as fatias distantes umas das outras e por cima de cada uma colherzinha de café de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Depois de 15 minutos no forno, vire as fatias de lado e deixe mais 10 minutos ou até que elas estejam completamente douradas. Finalize polvilhando açúcar e canela em pó.

Rabanada o ano todo

Já demos algumas dicas para você servir a rabanada como acompanhamento do café da manhã ou de um lanche da tarde especial, mas sabe qual a melhor sugestão? Servir a rabanada ainda quentinha com uma bola de sorvete de creme, experimente!

BRO80AK, BFS4GAR, BO260AR, BRM56AB
Compartilhar