Ratatouille: aprenda como fazer esse clássico da culinária francesa

receita de ratatouille

O ratatouille é um clássico da culinária francesa que está presente no menu de grandes restaurantes e que até deu o nome ao famoso filme de animação infantil. Tudo isso pode levar a crer que esse é um prato complexo, mas pelo contrário: o ratatouille é um prato simples de fazer, de construção rústica e que pode trazer sofisticação para as suas refeições do dia a dia.

A base é simples: berinjelas, abobrinhas, pimentões, tomates e cebolas. Com isso você terá um prato que pode ser uma excelente opção tanto para prato principal quanto acompanhamento, ou até mesmo para rechear tortas e crepes.

blog_ratatouille_inter

Receita de Ratatouille

O ratatouille pode ser preparado no forno na formatação clássica ou pode ser refogado na panela, um modo ideal para utilizá-lo como recheio de outras preparações. Aqui trazemos a versão clássica assada, confira o passo a passo:

Ingredientes

1 berinjela
1 abobrinha
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
5 tomates
2 cebolas
1 maço de manjericão
1 maço de alecrim
2 dentes de alho
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

1.Para começar, corte as berinjelas em rodelas de cerca de 2 cm. Coloque-as sobre uma peneira grande ou mesmo sobre um escorredor de macarrão e coloque um pouco de sal sobre as suas rodelas. Isso irá ajudar a tirar um pouco do líquido da berinjela.

2. Corte a abobrinha, os pimentões, a cebola e os tomates também em rodelas. Na receita indicamos cinco tomates e duas cebolas, porém aqui corte em rodelas apenas três tomates e uma cebola, o restante é utilizado para o próximo passo.

3. Pique o alho bem miudinho. Pique também os dois tomates restantes e a cebola, tudo bem pequeno.

4. Vamos ao molho: em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue o alho. Na sequência, acrescente a cebola e deixe refogar.

5. Junte os tomates picados e refogue mais um pouco. Tempere com sal e pimenta a gosto.

6. Adicione um pouco de água, até cobrir o refogado e deixe ferver. Finalize com as folhas de manjericão.

7. Coloque o molho em uma travessa de tamanho pequeno – seus legumes devem ficar apertadinhos mesmo.

8. Separe as suas berinjelas, lave-as em água corrente, retire o sal excedente e seque-as com um papel toalha.

9. É hora de montar: vá colocando os legumes de pé, intercalando-os: uma rodela de berinjela, uma de abobrinha, uma de tomate, uma de pimentão e uma de cebola. Faça isso até fechar todos os espaços da travessa – se sobrar algum espacinho, coloque rodelas de legumes entre eles, para que fique tudo bem juntinho.

10. Para finalizar, tempere os legumes com sal e pimenta moída na hora. Espalhe alguns ramos de alecrim sobre os legumes e os regue com um fio de azeite.

11. Tampe com papel laminado e leve para o forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos. E depois é só servir!

blog_ratatouille_inter2

Uma receita perfeita para diferentes momentos

O ratatouille tem a sofisticação da cozinha francesa, porém é super prático de ser preparado, podendo dar outro sabor para o seu jantar em dias comuns ou mesmo datas especiais.

Além disso, essa é uma ótima opção para ser servida para convidados vegetarianos e veganos, funcionando muito bem como prato principal ou mesmo como acompanhamento de um risoto ou de um assado, por exemplo.

Na hora de servir você pode acompanhar tanto com um vinho branco quanto um vinho tinto, o importante é que seja um vinho seco e com notas complexas que conversem com os temperos marcantes dessa receita. Para saber mais, confira o nosso guia de harmonização de vinhos.

BOC84AE, BFS5PCB, BFS5PCR, BYS5PCR
Compartilhar