Postado 26 de agosto de 2020
Esfiha é um tipo de massa coberta ou recheada com uma mistura de carne que é popular em alguns países do Oriente Médio e da América do Sul. Lahm bi ajin (ou lahm bi ajeen) em dialeto libanês ou sfiha em árabe.
Em alguns casos, é comparada a uma pizza porque parece ter coberturas sobre um pão fino e circular, embora os cozinheiros também a façam fechada e formem a massa em um pequeno pacote com a carne dentro dele.
A massa usada é frequentemente levedada, mas também pode ser sem fermento como uma pita. A mistura de carne tem um sabor que lhe confere um sabor agridoce. Terminada a esfiha, ela pode ser servida com iogurte , pepino ou molho de tahine , uma espécie de pasta de gergelim.
As esfihas são frequentemente consideradas muito antigas, desde os tempos pré-históricos. Entretanto, a forma mais atual, provavelmente, data do século XV e teriam surgido na região do Vale do Beqaa, no leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria , cuja capital é Baalbek. É difícil dizer.
No Brasil, a esfiha ganhou popularidade no final do século XX e, desde então, se tornou um dos fast foods mais populares do país. A receita de esfiha brasileira tem uma pontinha de fama em todo mundo pela forma com que a adaptamos.
1kg de farinha de trigo
100ml de óleo de soja ou azeite
1 colher sopa fermento biológico (1 envelope)
600ml de água morna
100gr de açúcar
1 colher sopa sal
1 ovo para pincelar
3/4 xícara(s) de chá farinha de fubá, para abrir a massa
1- Misture o óleo ou azeite, o fermento, o açúcar, a água e o sal em uma tigela.
2- Adicione a farinha e vá sovando a massa, até sentir que está desgrudando das mãos. Deixe descansar de 30 a 45 minutos.
3- Separe a massa em pequenas bolinhas. Abra com rolo ou manualmente em uma superfície enfarinhada com fubá. Se desejar fazer esfihas abertas, faça um disco com a borda um pouco mais grossa e coloque o recheio. Se preferir esfihas fechadas, coloque o recheio e feche em formato de triângulo, pincele com o ovo batido.
4- Asse em forno alto (200°C) de 20 a 30 minutos ou até que a elas fiquem douradas.
500 g carne moída (você pode usar patinho ou coxão mole)
1 cebola picada
3 tomates picados, sem semente
1 ramo de hortelã picada
1 limão tahiti espremido
Tempero sírio e sal a gosto
1- Misture a carne moída com a cebola, o tomate e a hortelã picada.
2- Tempere com sal e tempero sírio. Adicione o suco de limão e misture.
3- Reserve na geladeira enquanto abre a massa.
Faça do seu jeito: Para quem não come carne ou quer variar as opções de recheio, pode substituir na receita de esfiha a carne por ricota, chancliche ou queijo fresco, temperando também com tomate, cebola, hortelã e temperos a gosto. Melhor ainda se for um tempero orgânico cultivado em sua própria casa.
+ Tudo o que você precisa saber sobre cozinha árabe