Postado 18 de dezembro de 2020
A farofa é uma comida popular do Brasil, como um acompanhamento clássico brasileiro feito principalmente com farinha de mandioca torrada. Portanto, nesta época do ano – é claro – tem farofa de natal!
A farofa é uma especiaria feita de farinha de mandioca ou farinha de milho e costuma ser servido com os mais diversos tipos de alimentos – na maioria das vezes como acompanhamento.
Ela é muito versátil! Combina com carnes diversas, arroz, a famosa feijoada, pode ser vegana e combina com praticamente tudo que podemos encontrar dentro dessas variações, além de ser facilmente adaptada a toda e qualquer época do ano também.
A farofa pode ser encontrada em embalagens industrializadas, mas muitas vezes é preparada em casa, seguindo receitas de família que variam de acordo com a região do país.
A origem da farofa do Brasil começou, provavelmente, entre os índios tupi-guarani – um grupo de povos nativos do Brasil – e sua criação precedeu a colonização do Brasil pelos portugueses.
Os historiadores gastronômicos acreditam que os índios precisavam de alimentos mais nutritivos para saciar a fome. Então, jogaram farinha de mandioca em uma casca de tartaruga vazia e assaram no fogo. Dessa forma, a gordura da carapaça se soltou e misturou-se à farinha, formando a primeira a farofa.
Depois, durante o período de colonização, os portugueses passaram a usar essa mistura também para suas viagens. Hoje, é um alimento amplamente consumido em Portugal também.
A farofa é vista como um alimento que todo brasileiro pode comer independentemente de sua condição econômica – está presente em versões mais clássicas e simples nas mesas de todo Brasil, mas também pode ser vista até mesmo em cardápios renomados e restaurantes bem conceituados.
Por ser a farofa considerada o acompanhamento oficial do Brasil, ela é servida com uma variedade de pratos diferentes.
É muito comum ser servida com guisados saudáveis, como a moqueca, e pratos tradicionais de churrasco. Uma ótima ideia é usar a farofa como recheio de aves.
A receita da farofa pode variar dependendo do gosto individual do chef ou da região do Brasil onde é servida. Também é possível encontrar a versão industrializada, embalada comercialmente, embora a versão caseira seja muito mais saborosa.
A farinha crua é torrada com azeite de oliva ou óleo vegetal para dar uma textura agradável e uma coloração marrom. Em seguida, sal e carne defumada e especiarias são adicionados para um sabor rico e profundo.
Se você quiser experimentar fazer farofa de natal você mesmo, uma dica importante é torrar a farinha até obter a consistência perfeita.
Certifique-se de que a panela de óleo esteja quente antes de adicionar a farinha e deixe-a torrar por cerca de seis a oito minutos. Essa hora é própria para sua criatividade em relação aos adicionais da farofa. Você pode escolher entre uma farofa mais crocante, com frutas ou com carne – vamos abordar algumas dessas possibilidades!
Ao fim, sirva o produto acabado com o prato principal ou polvilhe-o no prato como um tempero adicional.
Dica Brastemp: Se você não conseguir encontrar mandioca ou farinha de mandioca localmente, a farinha de milho é um bom substituto.
A chef Luiza Zaidan, em sua última aula na Brastemp Experience, ensinou como fazer uma deliciosa farofa crocante com castanhas-do-pará.
500 g de farinha de mandioca flocada
200 g de manteiga
2 xícaras (chá) de castanhas-do-pará
Raspas de 2 limões-taiti
Sal a gosto
1- Numa tábua, pique metade das castanhas grosseiramente; a outra metade pique bem fino.
2- Lave e seque os limões. Com um zéster (ou ralador), faça raspas da casca.
3- Corte a manteiga em cubos e transfira para uma frigideira grande. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula até derreter.
4- Junte as castanhas picadas e mexa bem por 2 minutos para perfumar. Tempere com sal.
5- Diminua o fogo e adicione a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem para incorporar.
6- Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos até ficar crocante, mexendo de vez em quando para não queimar.
7- Desligue o fogo e misture as raspas de limão. Prove e acerte o sal.
8- Transfira para uma travessa e sirva em seguida.
Podemos usar para contrastar texturas e sabores algumas frutas na receita da farofa. A seguir, a receita inclui banana, mas podem ser adicionadas maçãs também. Aliás, o Natal é época das polêmicas frutas secas. Então, porque não, é hora de colocá-las na farofa!
150g de manteiga
3 xícaras (de chá) cheias de farinha de mandioca
2 bananas da terra bem maduras
1/2 colher (de café) de sal
1- Coloque 100g de manteiga para derreter em uma frigideira de borda alta.
2- Espere começar a espumar e, então, coloque a farinha de mandioca e sal. Deixe torrando, sempre mexendo, em fogo baixo-médio.
3- Quando a farofa estiver crocante e ligeiramente dourada, desligue o fogo. Mexa mais alguns segundos para dar tempo da panela esfriar. Reserve.
4- Lave, descasque e corte as bananas em rodelas finas.
5- Em outra frigideira, coloque o restante da manteiga para derreter em fogo médio-baixo.
6- Depois, sem sobrepor, coloque as bananas em rodelas para dourar dos dois lados.
7- Misture delicadamente quando douradas. Sirva!
Muito popular, a farofa com bacon é queridinha. Anote essa dica: cozinhando o bacon primeiro e depois torrando a farinha na gordura do bacon, você proporciona um sabor ainda mais intenso para sua farofa de natal.
½ cebola picada
100g de bacon cortado em cubos
3 ovos
1 xícara de farinha de mandioca
50g de azeitona picada e sem caroço
Sal e pimenta do reino a gosto
1- Em fogo alto, aqueça uma frigideira e coloque o bacon.
2- Deixe fritar até ficar bem crocante e, depois, acrescente a cebola, refogando até dourar.
3- Acrescente os ovos, a azeitona e tempere com sal e pimenta. Cuidado com o sal, o bacon já é salgado!
4- Fique mexendo até cozinhar o ovo.
5- Coloque a farinha e siga mexendo até que a farinha fique bem torrada.
6- Sirva!