Postado 20 de abril de 2021
O tartar, também chamado de tartare ou steak tartar, é um prato que se popularizou nas cozinhas mais refinadas da França, ganhando charme e elegância. De todo modo, é um prato simples e que pode ser executado em casa, o ponto chave para o sucesso dessa receita está na escolha dos seus ingredientes.
O tartar de salmão é uma receita refinada e que eleva qualquer refeição ao posto de banquete. Para um jantar à dois, um almoço de domingo ou uma refeição em dias quentes, essa é uma opção perfeita. Para começar, é importante escolher o melhor corte de salmão e nós te ajudamos com essa questão.
Saiba mais sobre a história do steak tartar e aprenda a preparar uma versão com carne vermelha.
Se você vai comprar o salmão inteiro, a dica é sempre conferir a consistência da carne, que precisa estar firme. Além disso, fique atento ao olho, que precisa estar saliente. As guelras devem estar sempre vermelhinhas e as escamas brilhantes.
Já se você for comprar um corte de salmão, é importante ficar de olho na cor da carne, que deve ter uma coloração laranja viva. O cheiro também é um indicador importante: nada de cheiro forte, é fundamental que a carne tenha um aroma suave de maresia.
Para preparar o seu tartar, nada de salmão que já foi congelado e descongelado. Invista em uma carne fresca, se possível, comprada no dia em que for preparar o seu prato. Com o salmão bem escolhido, vamos ao preparo.
– Suco de 1 limão
– 500 g de salmão
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de maionese
– 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
– Sal e pimenta do reino do reino à gosto
– Folhinhas de dill à gosto
1.Primeiro misture a maionese e a mostarda Dijon com o azeite até gerar um creme homogêneo. Se quiser deixar seu prato ainda mais refinado, prepare a sua maionese de forma caseira.
2.Corte o salmão em cubos pequenos, o menor que conseguir. Se possível, use uma faca específica para o corte de peixes, assim você terá um corte mais preciso e sem agredir a carne.
3.Depois disso misture o salmão com o molho de azeite, maionese e mostarda; acrescente o sal, a pimenta do reino e algumas folhinhas de dill. Misture bem e acrescente o limão só quando já estiver finalizando a mistura.
4. Use um molde formatador de bifes de hambúrguer para fazer a montagem do tartar no prato e decore com mais folhinhas de dill. Se preferir, também pode servir ele sobre torradas, como numa espécie de bruschetta.
Dica Brastemp: para acompanhar seu tartar de salmão, nossa dica é um bom vinho branco gelado ou mesmo um vinho tinto refinado, como o pinot noir.