Postado 20 de julho de 2020
Como qualquer cozinheiro sabe, não há razão para jogar fora algo que você possa resgatar. Essa é a história da Tarte Tatin – a famosa torta de maçã invertida francesa. Erro ou invenção, não se sabe ao certo, mas um clássico nasceu.
Em 1888, duas irmãs francesas, Carolina e Stephanie Tatin, criaram a torta de maçã invertida. As irmãs moravam em Lamotte-Beuvron, uma pequena cidade rural no vale do Loire, na França. Eram as donas do hotel chamado l’Hotel Tatin.
A irmã mais velha, Stephanie, cuidava da cozinha. Ela era uma cozinheira particularmente boa, mas tinha a fama de ser muito atrapalhada. Sua especialidade era uma torta de maçã, servida perfeitamente crocante, caramelizada e que derretia na boca.
Um dia, durante a temporada de caça, parece que ela estava particularmente distraída e se esqueceu das maçãs que estava cozinhando. Elas passaram um pouco do ponto – quase queimadas – e caramelizados na panela. Em pânico e com uma sacada, sem pensar mas de gênio, ela cobriu as maçãs com patê brisée e colocou a panela inteira no forno para assar. Foi criada a torta de maçã invertida – um sucesso instantâneo.
Os franceses chamam essa sobremesa de “Tarte des demoiselles Tatin” – ou a torta das moças Tatin.
O Tarte Tatin é tradicionalmente feito com maçãs, mas outras frutas, como peras, ameixas, pêssegos, damascos e frutas, podem ser usadas em vez disso ou em conjunto.
No primeiro desafio do dia os 8 participantes tiveram que mostrar muito talento, técnica e criatividade para continuar na competição. Eles reproduziram o clássico francês, a prova do dia: uma reprodução da Tarte Tatin.
+ Os participantes utilizaram o forno Brastemp para a prova.
– 500 gramas de farinha de trigo
– 250 gramas de manteiga sem sal
– 100 gramas de açúcar refinado
– 1 ovo
– 30ml de água
– 3 maçãs verdes
– 1 xícara de chá de açúcar refinado
– 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 2 limões tahiti
– 1/2 fava de baunilha
– 4 xícaras de chá de água
1- Com a ponta dos dedos, misture a farinha de trigo com a manteiga sem sal gelada.
2- Acrescente o açúcar refinado e o ovo e misture com as mãos, sem sovar.
3- Adicione a água e misture.
4- Faça uma bola com a massa, envolva em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos.
1- Esprema o limão e separe em duas partes: misture metade do suco com a água e reserve a outra metade.
2- Corte a fava de baunilha ao meio, raspe e separe as sementes. Reserve.
3- Descasque as maçãs, tire as sementes e pique em quatro partes. Pique cada uma das metades em duas ou três partes, se quiser fatias mais finas.
4- Regue as maçãs com a água misturada com o suco de limão e deixe descansar.
5- Em uma frigideira que possa ir no forno (que já vai servir como assadeira para torta), derreta o açúcar refinado até formar o caramelo, tomando cuidado para não queimar.
6- Acrescente a manteiga, o restante do suco de limão e as sementes de fava de baunilha e incorpore no caramelo.
7- Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs escorridas por cima do caramelo, posicionando-as da forma que você quiser para fazer a parte de cima da sua torta.
8- Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.
9- Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média)
10- Com um rolo e em uma superfície enfarinhada, abra a massa em um círculo um pouco maior que a borda da frigideira.
11- Coloque a massa aberta sobre as maçãs, corte os excessos com uma faca, deixando uma margem de pelo menos 1 cm.
12- Com a ajuda de um garfo ou de uma colher, force as bordas da massa para baixo. Lembre-se: depois de assada, a torta será virada.
13- Leve a torta ao forno e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.
14- Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na frigideira.
15- Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a frigideira, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê algumas batidas na frigideira. Se ainda assim ela não desgrudar, pode ser que tenha esfriado demais: aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e tente de novo. Sirva ainda quente!