Receitas com vinho e outras dicas para cozinhar com a bebida

Confesse: às vezes, receitas com vinho e espumante podem ser uma desculpa perfeita para poder terminar a garrafa!

Não há vergonha nisso – nem há em fazer um prato para deliciar essa . Essas receitas são a desculpa perfeita para obter aquela rolha estourando.

A primeira e mais importante regra: use apenas vinhos de qualidade e que você gostaria de beber. Nunca use qualquer vinho que você não goste do sabor! Afinal, se você não gosta do sabor de um vinho, não gostará das nuances no seu prato!

O vinho tem três usos principais na cozinha: como ingrediente de marinada, como líquido para cozinhar e como condimento de realce de sabor em um prato acabado.

A função do vinho na culinária é intensificar, realçar e acentuar o sabor e o aroma dos alimentos e não para mascarar o sabor do que você está cozinhando, mas sim para fortificá-lo.

O álcool do vinho vai evaporando enquanto a comida está cozinhando e apenas o sabor permanece. A fervura do vinho concentra o sabor, incluindo acidez e doçura.

Portanto, como acontece com qualquer tempero usado na culinária, deve-se ter cuidado com extremos – muito pouco é irrelevante e muito pode ser catastrófico.

Cozinhando com vinho e espumante

Antes de preparar sua receita com vinho veja algumas dicas na hora escolher a bebida para combinar com seu prato ou a ideal para criar sabores diferentes,

  • O vinho deve ser mais ácido do que a comida.
  • O vinho deve ser mais doce que a comida.
  • O vinho escolhido deve ter a mesma intensidade de sabor da comida.
  • Os vinhos tintos combinam melhor com carnes de sabor ousado – por exemplo, carne vermelha.
  • Os vinhos brancos combinam melhor com carnes de intensidade leve – por exemplo, peixe ou frango.
  • Vinhos amargos são mais bem balanceados com gordura.
  • É melhor combinar o vinho com o molho do que com a carne.
  • Na maioria das vezes, os vinhos brancos, espumantes e rosés criam combinações contrastantes.
  • Na maioria das vezes, os vinhos tintos criam combinações congruentes.

Clássicas receitas com vinho

Pêra ao Vinho

PratosComVinho-Pera

Pêras escalfadas em molho de vinho branco ou espumante é uma sobremesa especial que é a base de quase todos os menus de restaurantes franceses.

É saudável, com baixo teor de gordura e fácil de fazer em casa para que todos possam apreciá-lo. Além disso, é absolutamente delicioso!

Ela pode ser feita com vinho tinto, vinho branco. No episódio do MasterChef Brasil, é feito com espumante.

A pêra é uma das melhores frutas para escaldar, pois a polpa permanece firme e a pêra mantém sua forma. Uma das mais interessantes receitas com vinho ou espumante e com tantas variedades de pêra disponíveis, você pode alterá-la para diferentes sabores, texturas e doçura sempre que prepará-la.

Ingredientes

750ml de um bom espumante
250ml de suco de laranja coado
200g de açúcar
8 pêras não muito maduras
Baunilha em fava (você também pode utilizar a essência de baunilha)
Canela em pau

Modo de preparo

1- Higienize as pêras, lavando-as e secando-as. Depois, descasque-as.
2- Com o auxílio de uma faca, corte as pontinhas das duas extremidades da fava. Depois corte a fava ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, ou uma colher pequena, raspe a fava sem fazer muita pressão retirando suas minúsculas sementinhas. São elas que vão aromatizar sua receita.
3- Em uma panela, despeje o espumante, o suco de laranja, açúcar, a canela em pau, a fava de baunilha e suas sementinhas, de acordo com seu gosto.
3- Leve ao fogo médio. Assim que ferver, acrescente as pêras e deixe por 45 minutos.
4- Quando o tempo estiver terminando, retire as pêras e deixe que o caldo cozinhe mais um pouco para ganhar textura.
5- Depois, regue as pêras com o caldo novamente e sirva, decorando com a fava da baunilha. Você também pode servir a pêra com creme inglês.

Gosta de receitas diferentes? Veja essas variações de perâ com prosseco e vinho tinto

 

Coq Au Vin

PratosComVinho-CoqAuVin

Coq au Vin, ou em português frango com vinho, é um ensopado de frango francês que qualquer um pode dominar, embora possa soar muito sofisticado.

As origens precisas do coq au vin são desconhecidas porque certamente as pessoas assam frango no vinho desde os tempos antigos. Então, seria uma surpresa encontrar um momento de origem específico.

Entretanto, um livro de receitas de 1864 chamado Cookery for English Households oferece uma receita francesa chamada poulet au vin blanc ou frango com vinho branco, que é um paralelo ao tradicional coq au vin.

O que é certo é que a receita realmente ficou famosa graças a Julia Child, a responsável pela popularização da culinária francesa nos Estados Unidos e, consequentemente, popularizada nas américas e ao redor do mundo.

Para servir, sugerimos um purê de batata amanteigado e salada verde como acompanhamento pode ser o ideal – o molho é saboroso derrama-se sobre as batatas e a salada verde, trazendo ainda mais frescor.

Ingredientes

1 frango inteiro de, aproximadamente, 2,5kg. Aprenda como cortar um frango inteiro.
4 cebolas
4 cenouras
3l de vinho tinto seco
1/2 xícara de chá de conhaque
1 folha de salsão
1 talo de salsão
2 ramos de tomilho
2 ramos de salsa crespa
1 dente de alho
2 folhas de louro
1/2 xícara de chá de óleo vegetal – de girassol, de preferência
200 g de bacon magro
60g de farinha de trigo
500 g de cogumelo Paris, frescos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1- Corte o frango e tempere os pedaços com sal e pimenta. Disponha em um recipiente para começar a preparar a sua marinada.
2- Corte a cebola, a cenoura e o talo de salsão em cubos. Adicione ao recipiente com o conhaque, o vinho e os demais temperos: a folha de salsão, ramos de tomilho, os ramos de salsa crespa e o dente de alho. Você pode amarrá-los com um barbante fazendo uma trouxinha, para facilitar a separação. Deixe marinar nos temperos de 6h até 48 horas.
3- Depois do período, retire o frango da marinada e coe o líquido. Separe os temperos e descarte-os. Reserve os legumes e o caldo separadamente.
4- Em uma panela ou caçarola, aqueça o óleo e doure os pedaços de frango dos dois lados. Retire-os da panela e reserve.
5- Na mesma panela, adicione o bacon picado em cubos, e depois que ele começar a dourar, adicione os legumes que você reservou. Em seguida, polvilhe a farinha de trigo e misture bem.
6- Volte o vinho da marinada para a panela, usando-o para deglacear (soltar o fundo que fica grudado na panela).
7- Devolva os pedaços de frango na panela, tampe e cozinhe até ficar macio, por cerca de 1h.
8- Adicione o cogumelo paris cortado ao meio e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Sirva!

Quer mais dicas de como harmonizar o prato com a bebida? Consulte nosso Guia de Vinhos!
2004479, 38, 326020147, 1219, 2004462
Compartilhar