Postado 22 de abril de 2021
O risoto é um prato clássico e versátil que faz bonito desde os almoços de família até um romântico jantar à dois. Com a presença dos camarões, essa receita ganha outras camadas de sabor e traz um charme especial para a mesa. Por isso, preparamos aqui um passo a passo para você virar um craque na preparação do risoto.
Para um risoto de camarão mais saboroso é fundamental que você prepare um caldo em casa, isso irá deixar os sabores de sua receita mais complexos. Esse caldo pode ser apenas de legumes, porém se você comprar o camarão fresco, você pode incluir as cascas e a cabeça do camarão em seu preparo. Veja como fazer:
1 cenoura
Meia cebola
Alho-poró
Pimenta do reino em grão
4 cravos
2 folhas de louro
1 litro de água
Opcional: 200g de cabeças e cascas de camarões frescos
Saiba mais: veja como limpar o seu camarão fresco.
Em uma panela grande despeje a água e adicione a cenoura sem casca e picada em pedaços grandes.
Descasque a cebola e sobre ela você irá colocar as duas folhas de louro, utilizando os cravos para fazer a fixação da folha, como se fosse um prego.
Do alho-poró você irá utilizar apenas as folhas verdes do topo, aquelas que geralmente descartamos. Apenas separe elas do talo e coloque também na panela com água.
Adicione pimenta do reino em grão à gosto, pode ser de 4 a 8 grãos.
Se você optar por usar a cabeça e as cascas de camarões frescos, certifique-se que elas estão bem higienizadas.
Leve tudo para o fogo e deixe ferver no mínimo por meia hora, para que todos os sabores e aromas fiquem bem concentrados.
Você irá usar esse caldo ainda morno para a preparação de seu risoto.
Dica Brastemp: se preparado apenas com legumes, esse caldo funciona como um coringa, servindo de base para os mais diferentes tipos de risoto. Aliás, depois de pronto, você pode guardá-lo por cinco dias na geladeira e basta aquecê-lo na hora de utilizar novamente.
2 xícaras de arroz arbóreo para risoto
500 g de camarões limpos
½ cebola picada fino
½ xícara de chá de vinho branco seco
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
raspas de 1 limão siciliano
1 litro de caldo de legumes ou camarão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Em uma panela ou frigideira grande e antiaderente, você irá aquecer o azeite.
2. Leve os camarões para refogar no azeite até que eles fiquem rosados.
3. Depois disso, retire os camarões e reserve-os em um prato.
4. Na mesma panela, leve a cebola ao fogo e acrescente 3 colheres de manteiga.
5. Quando a cebola estiver dourada, adicione o arroz e mexa bastante. Deixe o arroz fritar até que ele comece a ficar com a bordinha transparente.
6. Com o arroz bem refogado, adicione o vinho branco e mexa bastante até ele evaporar.
7. A partir daqui você irá acrescentar o caldo de legumes e/ou camarão aos poucos. A fórmula é: seu arroz está secando? Coloque mais uma concha de caldo e não pare de mexer. Lembre-se que o caldo precisa ficar morno, para que a temperatura da panela permaneça sempre numa média e seu arroz possa cozinhar lentamente.
8. Nesse processo de misturar o arroz ao caldo, você irá adicionar o sal e a pimenta a gosto.
9. O ponto do risoto é cremoso e com o arroz um pouco al dente, por isso é importante você ir mexendo sempre, ficando de olho no ponto ideal do arroz. Se tiver dúvidas, retire um pouquinho e prove para ver se está do seu gosto – isso também pode ser importante para você conferir o ponto do sal.
10. Com o arroz no ponto, adicione os camarões novamente e acrescente as raspas de um limão siciliano. Mexa bem e desligue o fogo.
11. Com o fogo desligado, adicione a última colher de manteiga, mexa levemente e pronto.
12. Sirva com queijo parmesão ralado na hora.
Dica Brastemp: se for um dia quente, o seu risoto de camarão vai muito bem ao lado de uma taça de clericot ou mesmo um bom espumante; já para os dias mais fresquinhos, ele pode ser acompanhado de vinho branco, como o Chardonnay.
Com essa receita base de risoto de camarão você irá se tornar um especialista no prato e logo poderá fazer outras misturas. Adicione alho-poró, gengibre, laranja, cebolinha ou até outras opções de frutos do mar: com criatividade você pode fazer diferentes encontros de sabores. Experimente!
Quer saber mais? Confira aqui as melhores receitas de risoto e tudo sobre o clássico italiano