Postado 29 de dezembro de 2020
Se você é do tipo supersticioso no ano novo, com certeza a lentilha está no seu cardápio. Como é verão, vale conhecer a receita da salada de lentilha – além de refrescante, é saborosa!
Muitas culturas saúdam o ano novo com uma mesa que, simbolicamente, define o ano que se inicia. Portanto, quando se sentam para saborear pratos tradicionais, as pessoas tentam comer, metaforicamente, suas esperanças e objetivos para o ano seguinte.
São costumes diferentes para cada país, principalmente ligados à sorte e à prosperidade e, muitas vezes, aplicados sem o conhecimento completo de seu significado.
A lentilha significa fartura, renovação e renascimento. Comer lentilha na véspera de ano novo é uma tradição italiana para riqueza!
Por conta do formato plano da lentilha, ela foi associada às moedas e, dessa forma, à prosperidade e sorte.
Essa tradição tem origem no antigo costume romano de dar uma scarsella – uma bolsa de couro como uma pochete – que continha lentilhas, na esperança de que se transformassem em moedas de verdade.
Na Itália, o prato costuma ser servido com cotechino – uma salsicha de porco picante – que também carrega um lado místico no consumo.
A gordura da carne de porco significa generosidade da terra e progresso. Os italianos a comem para evocar o futuro porque os porcos se movimentam sempre para a frente, enquanto outros animais se movem para trás ou ficam parados.
Por conta da época de verão no Brasil, é comum encontrarmos saladas de lentilha e outros pratos mais refrescantes.
Ainda sobre os costumes curiosos dos italianos, eles também costumam jogar seus pertences pela janela depois da meia-noite como um gesto de “descartar o velho” para abrir espaço para o novo!
Já na Espanha, existe o costume de comer 12 uvas antes da badalada da meia-noite – morde-se uma uva em cada mês do ano para que seja feliz e positivo.
Aqui no Brasil, o maior costume e tradição de ano novo é pular as 7 ondas do mar para trazer sorte para o ano que virá.
Independente da crença e país, o que podemos ter certeza sobre as lentilhas é que são leguminosas nutritivas – portanto, trazendo sorte ou não, fazem muito bem à saúde.
As lentilhas são nutritivas , ricas em minerais, proteínas, pobres em gorduras e ricas em fibras – essenciais na saúde digestiva.
Eles são uma excelente fonte vegetariana de proteína, com 25% das calorias das lentilhas atribuíveis à proteína.
As lentilhas são um carboidrato, mas queimam lentamente – o que significa que você fica saciado por mais tempo. Estudos também sugerem que são boas para a saúde do coração.
O benefício adicional é que eles têm poucas calorias, com 116 calorias em 1 xícara de lentilhas cozidas!
As lentilhas são a leguminosa mais antiga cultivada pelo homem: evidências históricas sugerem que foram cultivadas já em 7.000 aC na Ásia, para posteriormente se espalharem pela bacia do Mediterrâneo.
Presente na cozinha dos antigos gregos e romanos, as lentilhas eram apreciadas pelo seu sabor e pelas suas propriedades terapêuticas.
Portanto, para elaborar uma ceia de final de ano não se esqueça de incluir lentilhas no cardápio. Elas são o símbolo da sorte para o ano que está chegando!
Como é verão, nada melhor do que fazer uma salada de lentilha refrescante!
200g Lentilha vermelha cozida
1 pepino japonês em cubos pequenos
1/2 cebola roxa em cubos pequenos
50g de queijo Feta ou em cubos pequenos
Folhas de hortelã
Folhas de coentro
Azeite
Limão siciliano
Sal
Pimenta do reino
1- Misture em um recipiente a lentilha, o pepino, a cebola e o queijo.
2- Tempere com azeite, suco de limão siciliano, sal e pimenta do reino.
3- Por último, adicione as ervas à salada e sirva sua salada de lentilha!
Agora, se você é fã da tradicional sopa de lentilha, não se preocupe: temos uma receita que vai te agradar também!
Lentilhas secas são melhores para sopa de lentilha. Você pode usar a maioria dos tipos de lentilhas para a receita – marrom, verde, vermelha ou amarela, embora isso afete a cor da sopa.
1 xícara (de chá) de lentilha
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
½ colher (chá) de cominho
1 litro de água
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
½ limão espremido
1- Pique a cebola e coloque-a no azeite para refogar em fogo baixo.
2- Quando dourar, acrescente o alho, o louro e o cominho. Coloque um pouco de sal e pimenta e deixe que as ervas perfumem bem.
3- Acrescente a água e a lentilha e tome seu tempo aqui – quanto mais baixo o fogo, mais tempo você leva para cozinhar, assim, eles vão criar uma base de sabor incrível para a sopa!
2- Acerte o sal e a pimenta e deixe parcialmente a panela tampada por cerca de 35 minutos até que as lentilhas estejam macias e o caldo encorpado.
4- Finalize com uma borrifada de limão.
Dica Brastemp: Na finalização, é possível acrescentar bacon em cubos fritos para dar mais sabor à sopa.