Postado 6 de abril de 2021
Apesar do nome, a palha italiana de chocolate é uma sobremesa tipicamente brasileira. O seu parente europeu, na verdade, é o salame de chocolate ou salame di cioccolato, uma receita que gera brigas por sua paternidade entre portugueses e italianos.
O salame de chocolate é esse encontro entre chocolate e bolacha moldado de forma circular, lembrando um salame de carne. Porém, a questão é como este salame doce tornou-se “palha italiana” no Brasil? Há diferentes teorias: uma delas diz que a “palha” viria das cascas secas das amêndoas que sobravam após a receita, já que algumas versões levam ingredientes como amêndoas, amendoins ou pistache. Já o “italiana” teria relação com a vinda dos imigrantes para o Brasil.
Questões etimológicas à parte, a palha italiana tem esse sabor brasileiro em seu brigadeiro, já o salame de chocolate leva o chocolate de verdade e, por isso, é uma receita clássica em datas como a Páscoa e o Natal na Europa.
Em Portugal, a receita é feita sempre com a bolacha Maria, já na Itália, ela é feita com diferentes opções de bolacha ou biscoito – por aqui, dá pra fazer a receita com o biscoito de maizena, por exemplo.
Essa é uma receita simples e que pode ser feita com a ajuda das crianças. Confira o nosso passo a passo e prepare essa delícia em casa.
• 200g de chocolate ao leite ou meio amargo
• 200g de bolacha Maria
• 100g de manteiga
• Opcional: meia xícara de amêndoas, pistache, castanhas ou de uvas passas.
1. Comece derretendo o chocolate. Você pode fazer esse passo no banho-maria ou no micro-ondas. No caso do micro-ondas, coloque o chocolate por 30 segundos no aparelho, retire e mexa, e repita o processo até tudo estar bem derretido.
2. Quebre a bolacha de forma irregular e coloque sobre o chocolate.
3. Com a manteiga em temperatura ambiente, junte ao chocolate e misture tudo muito bem. Se você quiser incluir amêndoas, castanhas, pistache ou uvas passas, esse é o momento.
4. Misture bem até tudo ficar homogêneo.
5. Abra um retângulo com papel filme ou papel alumínio sobre uma bancada. Perto da lateral desse papel, despeje a massa de chocolate.
6. Com o auxílio da lateral, vá moldando até a massa ficar cilíndrica. Pode pressionar bem, quanto mais você aperta mais homogêneo é o resultado final.
7. Depois disso, gire até ela ficar toda enrolada no papel e torça as extremidades.
8. Se você sentir que ele não ficou totalmente cilíndrico, sem problemas. Deixe na geladeira por uma hora, retire e ajuste o formato até ele ficar o mais cilíndrico possível.
9. Depois de finalizado, deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas.
10. Retire da geladeira, desembrulhe e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
11. Se quiser, você também pode colocar o açúcar de confeiteiro sobre uma forma e enrolar o salame sobre ele, fazendo com que o açúcar o envolva.
12. Corte como se fosse um salame de carne e está pronto para ser saboreado.
Depois de embalado e finalizado, o salame de chocolate pode ficar armazenado por até 10 dias em um local fresco e arejado. Se o clima estiver muito quente, mantenha na geladeira por mais tempo.
Dica Brastemp: o salame de chocolate pode ser uma ótima opção para presentear alguém especial. Embrulhe o chocolate em um papel de sua preferência, amarre as pontas com barbante, escreva uma dedicatória e está pronto um presente cheio de afeto!
Se você gostou dessa receita, vale conferir também a nossa receita de palha italiana em duas versões: clássica e sem lactose!