Postado 24 de junho de 2021
A sopa de lentilha harira é um prato bastante comum em todo o Magreb, que é a região noroeste da África, incluindo países como o Marrocos, a Argélia e a Tunísia. Aqui no Brasil, esse prato acabou conhecido como sopa marroquina por ter chegado aqui com os imigrantes desse país.
Sabe aquelas pessoas que dizem “ah, mas sopa não é janta”? A harira é a prova cabal de que sopa é uma refeição completa. Super nutritiva e com um mix de ingredientes, a sopa marroquina é normalmente comida pelos muçulmanos no mês do Ramadã. Como eles jejuam durante o dia e só se alimentam quando o sol se põe, a harira é uma excelente opção, pois traz todos os nutrientes necessários para uma refeição completa.
A receita da sopa harira tem diferentes versões, uma vez que foi passada de geração para geração, então cada família fez as suas adaptações, o fato é que a base primordial é feita com lentilhas e grão-de-bico. Confira o passo a passo:
– 1 xícara de lentilha
– 1 xícara de grão-de-bico
– 1/2 xícara de chá de arroz
– 300 gramas de carne vermelha picada em cubos
– 1 cebola pequena
– 2 cenouras pequenas
– 2 tomates maduros sem semente e sem pele
– Água suficiente para cobrir os ingredientes
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 4 colheres de sopa de óleo
– 1 colher de sopa de farinha de trigo diluída em água
– 1 folha de louro
– 1 colher de chá de açafrão da terra
– Pimenta síria a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
1.De véspera, coloque o grão-de-bico de molho. Já a lentilha, deve ser colocada de molho duas horas antes do preparo.
2. Nos ingredientes, indicamos o uso da carne vermelha. Você pode até fazer essa receita sem a carne, se quiser uma opção vegetariana, porém se optar pela inclusão da carne, escolha um corte mais firme, que continue suculento depois de um longo cozimento. Costela e músculo são boas opções.
3. Separe seus ingredientes e pique a cebola, o tomate e a cenoura em cubinhos pequenos.
4. Confira se o seu grão-de-bico está mole. Se ele segue firme, cozinhe na pressão por cerca de 10 minutos, até que ele fique com uma consistência mais mole.
5. Vamos ao preparo da sopa: em uma panela grande, coloque o óleo e deixe-o aquecer. Acrescente a cebola e deixe até dourar.
6. Depois disso, acrescente a carne e deixe ela selar junto dessa cebola.
7. Na sequência, adicione a cenoura e o tomate e refogue junto da carne.
8. Adicione a lentilha e o grão-de-bico à mistura e tempere com sal, pimenta-do-reino, pimenta síria e açafrão da terra. Adicione nesse momento uma folhinha de louro.
9. Cubra toda essa mistura com água e deixe ferver por 30 minutos.
10. Depois desse tempo, adicione o arroz e deixe ferver por mais 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido.
11. Para finalizar, adicione a farinha de trigo diluída em água, isso irá espessar a sua sopa. Mexa bem, deixe ferver mais um pouco até que a consistência esteja mais grossa.
12. Desligue o fogo e está pronto para servir.
Dica Brastemp: além do clássico pão de acompanhamento, nossa dica é que você sirva a sua sopa com folhinhas de coentro cortadas de forma rústica e gomos de limão. Esprema o limão na hora de comer e sua acidez irá ressaltar alguns dos sabores da receita. Experimente!
Nossa receita tem como base a lentilha, o grão-de-bico e a carne vermelha, mas como já falamos, você pode fazer opções vegetarianas de harira. Além da cenoura e do tomate, você pode incluir em sua receita salsão, aipo e até batatas picadinhas de forma miúda. Além disso, se quiser uma sopa mais picante, pode ralar um pouco de gengibre, deixando tudo ainda mais aromático.
Essa receita é nutritiva, saborosa e cheia de aromas, por isso nossa dica é que você experimente ela em dias frios, acompanhada de um bom vinho tinto!
Confira também: tudo que você precisa saber sobre a cozinha árabe