Postado 22 de setembro de 2020
Cheia de mitos e histórias antigas, a receita de tartar ou steak tartare é amplamente consumida pelo mundo inteiro e pode ser preparada de diversas maneiras, como você preferir.
Tartar é um prato francês feito com uma proteína crua e finamente picada. Dentre elas, você pode usar carne bovina, salmão, atum, peixe branco.
Além de proteína, existem diversas possibilidade de criação, inclusive com legumes e até frutas picadas.
Acredita-se que o nome tenha vindo da palavra latina Tártaro, que significa inferno. Os romanos consideravam o povo Ta-ta da Ásia Central, os mongóis, como selvagem e bárbaro e devido à sua reputação de serem sedentos por sangue. Então, eles inseriram um “r” em seu nome, associando-os assim ao inferno.Tornou-se um prato popular no ocidente depois de evoluir para o que o conhecemos hoje, que é a combinação de carne crua, bovina ou de cavalo, com ovo cru, alcaparras, picles e outros temperos.
Embora não haja nenhuma evidência histórica de que os mongóis comiam carne crua, já que não há referência a isso nos registros históricos chineses, o mito ainda vive.
No sul do Brasil, locais influenciados por imigrantes alemães, o tartar é conhecido como Hackepeter – ou carne de onça, em Curitiba. O prato, nesses lugares, é muito comum e servido coberto com cebolinha.
Quando as regras básicas de higiene são seguidas e carne fresca é usada, o risco de infecção bacteriana é baixo.
Devido ao risco de toxoplasmose congênita no feto, as mulheres grávidas são aconselhadas a não comer carne crua.
640g de filé mignon
2 colheres (sopa) de trigo sarraceno
2 colheres de sopa de vinagre de jerez
4 colheres (chá) de alcaparra picada;
4 colheres (chá) de cebola roxa bem picada
4 colheres (chá) de mostarda Dijon;
2 colheres (chá) de salsinha picada;
Sal e pimenta do reino a gosto
1- Transfira o filé mignon para o freezer.
2- Pique a cebola em pedaços pequenos e coloque em um recipiente. Acrescente vinagre de jerez e reserve. Pique as alcaparras e a salsinha e reserve.
3- Em uma frigideira, doure o trigo sarraceno.4- Corte o filé mignon em cubos, e misture com a cebola, a alcaparra e a salsinha. Tempere com a de mostarda dijon, sal e pimenta do reino a gosto.
5- Finalize misturando o trigo sarraceno. Sirva com picles de pepino, torradas de pão, salada de folhas verdes ou batatas fritas.
Dica Brastemp: muitas vezes é servido com uma gema de ovo crua por cima do prato. Portanto, você pode acrescentá-la, se preferir.
Por que você não pode criar o seu próprio tartar? Na verdade, você pode! Com essa estrutura, você consegue criar e experimentar diferentes receitas e transformar suas ideias.
Aprenda também a fazer receita de tartar de salmão com o nosso destaque da panela.