Tipos de facas de cozinha: como usar cada uma

Já reparou na sua coleção de facas e percebeu que existem diversos tamanhos, tipos, serras? Existem inúmeros tipos de facas e se você pensa que qualquer faca é capaz de cortar qualquer coisa, pensou errado! Separamos um guia especial para elas, de tão importantes e complexas que são!

Experimente picar um tomate com uma faca de trinchar. Agora tente cortá-lo com uma faca de aparar e você logo verá que cada faca foi criada com um propósito específico em mente.

Com tantas tipos e modelos de facas para escolher, pode ser difícil saber por onde começar criando sua coleção pessoal de facas. Isso não significa que você precisa comprar todas as facas existentes, mas que deve considerar o que gosta de cozinhar com mais frequência e adaptar sua coleção de facas para atender às suas necessidades! 

Alguns tipos de facas de cozinha são excelentes para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, outras para cumprir seu destino de desossar peixes, por exemplo. 

As facas certas irão encorajá-lo a preparar alimentos com confiança e criatividade: você estará livre de preocupações sobre a melhor maneira de abordar um corte. 

Veja mais sobre utensílios essenciais na cozinha! 

Anatomia de uma faca de cozinha

faca (1)

Se você deseja encontrar a faca da melhor qualidade para uma tarefa específica, será útil ter um conhecimento básico de trabalho das diferentes partes de uma faca. Aqui, explicaremos como cada parte de uma faca é chamada e a função que ela desempenha. Você deve notar que esta é apenas uma visão geral dos diferentes recursos que você verá na maioria das facas básicas: muitas facas especializadas podem ser construídas de forma ligeiramente diferente.

Ponta: final da lâmina. Geralmente, é afiada em uma ponta fina e pode ser usada para furar ou marcar a superfície de alimentos.

Fio de corte: refere-se à parte afiada da lâmina – usada para a maioria dos trabalhos de corte. A nitidez da faca é ditada pela precisão do corte do fio e isso dependerá da qualidade da faca e da frequência com que você a afia. Pode ser serrilhada, como nas facas de pão, ou pode ser reta.

Tip: a parte frontal do fio da faca, logo abaixo da ponta, é chamada de tip. É a parte da lâmina normalmente usada para trabalhos delicados de corte e corte.

Dorso ou espinha: é a parte superior da lâmina, oposta ao fio de corte. A espessura da espinha dá força à lâmina: via de regra, quanto mais espessa a espinha, mais forte é a lâmina. Também é importante para fornecer equilíbrio à faca em geral.

Calcanhar: o calcanhar é a borda inferior da lâmina, mais distante da ponta, próximo ao cabo. Geralmente, é a parte mais larga da lâmina. Esta parte da borda é mais comumente usada quando o chef precisa de mais força ou pressão para cortar alimentos mais grossos ou mais duros.

Espiga: é a parte não afiada da lâmina que conecta a lâmina ao cabo. A espiga é vital para o equilíbrio geral, peso, estabilidade e força da faca. As melhores facas são, frequentemente, consideradas aquelas com uma ‘ponta completa’, ou seja, aquela que vai da ponta da lâmina até o cabo.

Cabo: é a parte da faca que o chef segura durante o uso. Pode ser feito de vários materiais e pode ser reto ou projetado com ranhuras para os dedos e outras características ergonômicas que o tornam mais fácil de segurar. Alguns fabricantes de facas dispensam totalmente o cabo, em vez de criar uma faca usando uma única peça de aço, de forma que a espiga também funcione como um cabo.

Reforço: é a área elevada entre a lâmina e o cabo. Coloca um pequeno espaço entre a mão do chef e a lâmina, para evitar que os dedos escorreguem durante o trabalho de corte. Também fornece peso adicional para ajudar a equilibrar a faca.

Rebites: são os rebites ou parafusos que fixam as partes do cabo à espiga. Projetos menos caros podem dispensar os rebites e prender a alça à espiga usando resina ou epóxi.

Butt: O nome dado à ponta do cabo, bem no fundo da faca.

Quais são os diferentes tipos de facas?

Existem inúmeros tipos de facas com um grande número de aplicações diferentes – o que pode ser uma faca eficaz para um tipo de alimento pode não funcionar tão bem em outros.

É por isso que é importante encontrar o tipo certo de faca para o trabalho.

Fundamentos da cozinha: tipos básicos de facas de cozinha

TiposDeFaca-Basicos

Aqui temos os tipos de facas de cozinha essenciais e mais usadas ​​- aquelas que nenhum cozinheiro, seja amador ou profissional, deve ficar sem.

Elas vão te acompanhar em uma ampla gama de tarefas diferentes – são os fundamentos básicos de corte que devem estar em todas as cozinhas.

Faca do chef

Uma faca de chef tem uma lâmina longa e larga com uma lâmina reta. É mais largo no calcanhar, afinando até uma ponta finamente pontiaguda.

A lâmina curva de uma faca de chef permite que ela balance para a frente e para trás em uma tábua de cortar – o que a torna a ferramenta perfeita para cortar quase todos os tipos de corte.

A ampla área do calcanhar significa que ela pode suportar mais pressão durante o trabalho pesado de corte, o que é útil para cortar alimentos mais grossos ou mais duros, como batatas, cebolas ou mandioca.

A faca do chef é a faca mais usada na cozinha e uma das facas mais versáteis também, perfeita para as tarefas diárias de cortar e picar.

Faca para legumes

A pequena, mas poderosa, faca é usada para cortar, picar e fatiar frutas e vegetais, diferente dos outros tipos de facas, também pode ser usada para uma infinidade de outras tarefas de cozinha.

Apesar de seu pequeno tamanho, as facas de descascar facilitam o trabalho de alimentos mais duros, como batatas, ao mesmo tempo em que são manobráveis ​​o suficiente para realizar tarefas delicadas como descascar, aparar e remover sementes de frutas e vegetais.

Ela compartilha muitas das qualidades de uma faca de chef, mas pode ser uma ferramenta útil ao trabalhar com alimentos de menor tamanho, já que a faca permite um trabalho de corte mais preciso.

Faca para tomate

As facas de tomate são projetadas para cortar e fatiar tomates, que requerem uma ferramenta de corte especializada devido à sua pele delicada e centros carnudos e macios.

A lâmina serrilhada da faca corta perfeitamente a pele sem esmagar o interior macio, permitindo ao chef criar fatias ou segmentos perfeitos e uniformes.

Faca para pão

Uma faca de pão tem uma lâmina longa e uniforme, com uma ponta serrilhada afiada – como uma serra. Esse tipo de faca é feito para uso em itens mais macios.

A lâmina longa e o fio serrilhado afiado de uma faca de pão a tornam a ferramenta perfeita para serrar todos os tipos de pães, incluindo pão duro, baguetes, bagels e pãezinhos. Isso ocorre porque a borda ranhurada permite cortar texturas mais suaves sem esmagá-las.

Facas de pão também podem ser usadas para fatiar bolos com texturas macias e mais fofas, já que podem cortá-los sem tirar o ar da massa ou danificar o formato geral.

Dica Brastemp: Se você não tiver um nivelador de bolo em sua cozinha, esse tipo de faca também pode ser usada para uniformizar seus bolos de esponja após assar.

Faca para descascar

Uma faca para descascar tem uma lâmina curta, rígida e ligeiramente curva. Geralmente, terá uma borda reta e extremamente afiada.

Uma faca para descascar é usada, principalmente, para descascar vegetais, batatas e frutas, mas também é afiada o suficiente para cortar peles duras com facilidade.

Possuem lâmina rígida e cabos robustos e ergonômicos, que ajudam a evitar que a faca escorregue durante o trabalho de descascamento, tornando o processo muito mais seguro.

Quais os melhores tipos de facas para preparar carne?

TiposDeFaca-Carnes

De enormes cortes de carne bovina a delicados assados ​​de carneiro ou aves, a carne, frequentemente, requer uma preparação cuidadosa com ferramentas especializadas.

Portanto, todo amante de carne deve distinguir sua faca de desossar de seu cutelo!

Faca de trinchar

Uma faca de trinchar é uma faca longa e fina, afinando em uma ponta afiada. É uma das facas mais longas da cozinha. Sua largura estreita significa que produz menos resistência ao cortar os alimentos, o que permite a criação de fatias mais limpas e uniformes.

Quando se trata de servir carnes como aves, porco, cordeiro ou bovino, uma faca de trinchar é a melhor ferramenta para o trabalho. Ela produzirá fatias finas, organizadas e de tamanhos uniformes.

Também pode ser usado para lidar com frutas e vegetais maiores, como melões ou abobrinhas, que podem ser difíceis de serem fatiados com facas menores ou mais largas.

As lâminas longas e finas também são ideais até para cortar bolos, porque são longas o suficiente para cortar fatias perfeitas em um movimento de corte suave.

Cutelo

Cutelos – também chamados de facas de açougueiro – têm uma lâmina plana e retangular. Eles vêm em uma variedade de tamanhos, dependendo do uso pretendido.

São uma das facas mais largas e pesadas e, às vezes, podem apresentar um orifício próximo à lombada da lâmina. Sabe para que serve? Para que possam ser penduradas quando não estiverem em uso.

O design do cutelo, grande e pesado, significa que ele pode até mesmo cortar ossos, o que o torna um dos melhores tipos de facas para preparar carne crua. Por isso, é constantemente utilizado na parte do processo de açougues.

Devido ao seu tamanho volumoso, esse tipo de faca geralmente é usado apenas em carne crua, ao invés de alimentos cozidos. Mas, aqui vai uma dica: a superfície larga, plana e pesada dos cutelos também pode ser útil para esmagar dentes de alho ou gengibre contra uma tábua de cortar.

Faca açougueiro

Uma faca açougueiro possui uma lâmina fina com uma lâmina muito afiada, geralmente afinando para cima para uma ponta fina e pontiaguda.

Ela é construída de forma rígida e longa. É a melhor faca para cortar ossos de carne e aparar a cartilagem das carnes. A ponta pontiaguda e a lâmina fina se tornam uma ótima escolha para cortar ao redor do osso sem estragar a carne ao redor.

As facas de desossar são projetadas para serem leves e manobráveis, para que você possa contar com elas para serem confortáveis ​​e fáceis de usar.

Quais as melhores facas para peixes?

TiposDeFaca-Peixes

Uma faca de peixe é qualquer tipo de faca que serve para preparar frutos do mar, podendo ser usada para filetar, descalcificar e remover espinhas de peixes.

Se você gosta de fatiar e picar seu próprio sushi e sashimi ou assar peixe inteiro com osso, existem vários tipos diferentes de faca de peixe que tornarão o processo mais simples.

Faca para filetar

Uma faca para filetar é uma faca longa e fina com uma lâmina flexível.

É perfeita para remover ossos sem danificar a delicada carne do peixe. Ela difere das outras facas porque são usadas para cortar alimentos horizontalmente, em vez de verticalmente – isso permite que os chefs cortem a espinha dorsal de peixes inteiros para criar filés perfeitos.

As facas para filetar são ótimas para todos os tipos de trabalho que envolvem peixes, por isso são perfeitas se você gosta de experimentar muitas receitas novas.

Faca de salmão

As facas para salmão têm uma lâmina muito longa e flexível com um fio duplo e são projetadas para permitir a filetagem precisa e a remoção da pele do peixe.

Uma faca de salmão é usada para fatiar, filetar e remover a pele de peixes maiores, como, obviamente, o salmão.

Elas são finas o suficiente para caber entre a pele e a carne sem danificar o peixe delicado, permitindo criar filés limpos e organizados. Como é possível criar filetes precisos, são muito eficazes para minimizar o desperdício.

Muitas facas de salmão também têm covinhas ou reentrâncias ao longo da superfície da lâmina, o que reduz o arrasto durante o corte e ajuda a impedir que o peixe cru grude no metal.

Faca Santoku

A faca Santoku – originalmente chamada de faca santoku bocho, que significa ‘três virtudes’ que seriam: cortar, picar e fatiar.

Um dos tipos de facas de cozinha mais populares no Japão, as facas Santoku têm lâminas longas e levemente afiladas com um ponto de queda para permitir um trabalho de corte mais preciso e intrincado. Elas possuem ondulações ao longo da lâmina para evitar que os alimentos grudem no metal.

As arestas retas e afiadas e as pontas das facas Santoku tornam-se uma ferramenta eficaz para cortar peixes. Eles são particularmente úteis ao preparar sushi ou outro peixe cru, pois as ondulações no lado plano da lâmina ajudam a impedir que itens delicados grudem no metal.

Sua utilidade não se limita apenas aos peixes: as facas santoku também facilitam o trabalho com os vegetais e outros alimentos. É versátil e pode ser uma alternativa à faca do chef.

Se quiser a lista de itens importantes para a casa toda, nós temos também! Leia nossa matéria de Lista de Casamento 

Quais os tipos de facas para queijo?

TiposDeFaca-Queijos

Cada tipo de faca de queijo tem o propósito de melhorar a experiência de quem o prova.

O uso da faca correta preserva a integridade da estrutura do queijo e de sua consistência granular. Dessa forma, cada faca de queijo tem um propósito e foi construída para sua melhor performance, permitindo que você desfrute de todo o seu excelente sabor.

Queijos macios

Queijos como brie ou camembert pedem uma faca com superfície um pouco maior para ajudar na hora de manusear o queijo.

Algumas facas para queijo macio possuem pequenos orifícios ao longo da lâmina – eles reduzem o atrito, ajudando a cortar queijos moles particularmente pegajosos.

Queijos duros

Uma faca para queijo duro tem uma lâmina resistente, pois precisa ser fina e ao mesmo tempo forte o suficiente para cortar queijos firmes. Na ponta, pode ter também dentes para pegar os pedaços cortados.

Se, na hora do corte, a pressão no cabo não for suficiente, você pode aplicar um pouco de pressão também na espinha da lâmina com a outra mão.

Ideal para queijos como provolone, pecorino, emmental e gouda.

Parmesão

É uma faca em formato de sino ou em forma de pêra.

Certifique-se de ter um à mão quando precisar de uma faca de queijo resistente.
Ela possui uma lâmina curta e forte, projetada para cortar a casca de queijos duros, dividir as fatias e dividi-las em pedaços – tipicamente queijo parmesão – enquanto mantém sua estrutura e sua consistência granular.

Queijos cremosos

São facas espátulas, usadas para cremes de queijo e pastas de queijo, como cream cheese e requeijão.

É absolutamente indispensável, porém usada para servir, não cortar. A lâmina é fina e flexível. Nenhuma ponta afiada aqui.

Multiuso

É o tipo de faca coringa quando você não se lembra de qual usar!

É uma faca de lâmina fina que apresenta muito pouca área de superfície para evitar que os queijos grudem na lâmina. É tipicamente desviado da alça para fornecer espaço para a mão do usuário evitar que os nós dos dedos atinjam a placa.

Mantenha suas facas afiadas!

TiposDeFaca-Afiacao

Uma faca afiada é muito mais segura e eficaz do que uma cega, portanto, depois de encontrar suas ferramentas de corte perfeitas, você precisará afiá-las regularmente para mantê-las funcionando da maneira mais eficiente possível.

A maneira como você armazena suas facas pode ter um impacto em sua nitidez e vida útil também. Apenas jogá-las em uma gaveta de utensílios desordenadamente pode deixá-las vulneráveis ​​à ferrugem, desgaste e danos, além de ser muito mais fácil se cortar acidentalmente.

Portanto, é prudente armazená-los usando um bloco de faca de aço ou rack magnético – encontre um estilo que se adapte à sua cozinha.

Quer você esteja servindo um coquetel ou preparando um banquete trabalhado com uma atraente tábua de queijos, é essencial conhecer os tipos de facas para preparar os alimentos com as facas corretas e não esquecer de combinar seus queijos com a faca certa para proporcionar a melhor experiência gastronômica possível.

2003632, 2004136, 326020201
Compartilhar