Vinho no verão: Como escolher e conservar as garrafas?

O verão é a estação dos dias quentes e das atividades ao ar livre, como almoços a céu aberto e piqueniques. É também, para muitos, uma oportunidade de apreciar uma boa taça de vinho no verão para acompanhar esses momentos. 

No entanto, o vinho é uma bebida sensível, que exige atenção especial com o aumento da temperatura. Por isso, saber escolher o vinho certo, como armazená-lo e mantê-lo na temperatura correta é imprescindível. 

Hoje, vamos te mostrar como fazer tudo isso e como garantir que o seu vinho esteja sempre em sua melhor forma, além de explorar as soluções que a Brastemp tem a oferecer para quem não abre mão de um vinho no verão.

Vinhos mais adequados para dias quentes

Basicamente, a escolha do rótulo certo é o que irá influenciar a sua experiência de tomar vinho no verão. Nos dias quentes, é indicado priorizar vinhos mais leves e refrescantes que harmonizem bem com o clima. Os rótulos mais indicados são:

Vinhos brancos

São aromáticos, de acidez equilibrada e trazem uma excelente sensação de frescor. Entre as opções mais procuradas, temos o Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Grigio, que podem ser harmonizados com frutos do mar, saladas e pratos leves.

Vinhos rosés

Com perfil frutado e acidez agradável, o vinho rosé é uma opção que se destaca graças à sua versatilidade e frescor. Além disso, esse tipo de vinho é ótimo para acompanhar pratos variados, como carnes grelhadas e queijos leves. Sirva gelado.

Vinhos espumantes

Uma bebida naturalmente refrescante, o espumante também é uma excelente opção para as celebrações ao ar livre. Aposte em espumantes feitos das uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Vinhos tintos leves

Sim, eles também podem ser consumidos nos dias quentes, desde, é claro, que sejam leves e pouco tânicos (sensação de secura na boca). Variedades como Pinot Noir, Gamay (presente no Beaujolais) e até mesmo um Merlot mais jovem são boas opções.

#DicaBrastemp: Harmonização de vinho com dicas superpráticas!

vinho-no-verao

Dicas para manter o vinho fresco na mesa

Um dos principais desafios que você irá encontrar ao tomar o seu vinho no verão é garantir que ele mantenha-se fresco durante a sua refeição ou passeio. A boa notícia? Existem algumas medidas que você pode adotar para ter uma experiência incrível, mesmo no calor. 

Vamos às dicas:

Utilize baldes de gelo

Isso mantém o vinho fresco por mais tempo, especialmente os brancos e espumantes, que devem ser servidos, de preferência, entre 7°C e 10°C.

Evite deixar a garrafa exposta ao calor

Não deixe seu vinho oxidar por falta de atenção. O calor pode afetar a qualidade do vinho e até mesmo alterar o seu sabor. Então, não corra riscos: deixe ele longe de fontes de calor (fogão, churrasqueiras, etc) e luz solar direta.

Resfriadores de vinho

Investir em um resfriador de vinho portátil ou em garrafas com revestimento térmico pode ser uma excelente maneira de manter o vinho fresco na mesa, especialmente se for necessário servir várias garrafas ao longo do dia.

Escolha a taça certa

O formato das taças não foi pensado à toa. O tipo de taça influencia a temperatura do vinho, até o calor gerado pela sua mão pode mexer com a temperatura. Opte por taças estreitas para preservar a temperatura de vinhos brancos e espumantes. Já para os tintos leves, utilize taças um pouco mais largas, mas sempre de olho na temperatura da bebida.

Respeite o tempo de serviço

Via de regra, sirva pequenas quantidades e reponha conforme necessário — não deixe o vinho na taça por muito tempo, ainda mais se for um dia muito quente.

#DicaBrastemp: Vinhos — Guia completo para iniciantes.

Como conservar as garrafas de vinho no verão?

Obviamente, conservar as garrafas de vinho no verão é extremamente importante. Afinal, você não quer que elas estraguem, mas você sabia que até mesmo a forma que você armazena as garrafas pode afetar a conservação? Para evitar isso, aqui estão algumas dicas:

Armazenamento em local fresco e escuro

Sempre guarde as garrafas em lugar com temperatura controlada e longe de fontes de calor e luz solar.

Evite mudanças bruscas de temperatura

O vinho é sensível a mudanças de temperatura, pois podem prejudicar sua evolução. Se você precisar transportar a garrafa, faça isso com cuidado e evite expô-la a temperaturas elevadas por muito tempo.

Posição da garrafa

A melhor posição para guardar o vinho é deitado, para que a rolha fique em contato com o líquido e não resseque, e assim evitar a entrada de ar na garrafa.

Utilize adegas climatizadas

Optar por uma adega para vinhos é ideal para manter as garrafas a uma temperatura constante e controlada, mesmo no verão. Algumas adegas, como as Brastemp, possuem tecnologia avançada para garantir que a temperatura seja ajustada corretamente, mantendo a qualidade do vinho durante o armazenamento.

vinho-no-verao

Tecnologias e soluções Brastemp para amantes de vinho

As adegas para vinhos Brastemp são projetadas para manter a temperatura ideal e proteger o vinho dos efeitos da luz e da vibração. Modelos como a Adega Preta Brastemp 12 garrafas ou a Adega Inox 51 garrafas são ideais para quem deseja armazenar vinho no verão de forma eficiente e segura.

Conheça os principais diferenciais e tecnologias oferecidas por cada modelo:

  1.  Adega Brastemp 12 Garrafas com painel touch – BZC12BE
    Controle de temperatura eletrônico – Touch Sensor

    Sensível ao toque, o controle eletrônico da Adega Brastemp permite que a temperatura interna seja regulada de maneira simples e intuitiva com o auxílio do display digital.

    Iluminação LED (disponível nos dois modelos)

    Com iluminação interna em LED, escolher os rótulos fica ainda mais fácil. Além de funcional, a luz dá um ar mais elegante e moderno ao ambiente.

    Proteção dos vinhos

    A temperatura interna da adega pode ser regulada entre 12 e 18ºC, ideal para a preservação da qualidade dos vinhos e conservação de seus aromas e sabores.

  2.  Adega Brastemp Gourmand Dual Zone 51 Garrafas – BZB51AE

Dual Zone

Quer armazenar diferentes tipos de vinhos ao mesmo tempo? Com a tecnologia Dual Zone, você controla a temperatura dos 2 compartimentos separadamente. Dessa forma, é possível preservar a qualidade e o sabor de cada vinho seguindo sua temperatura ideal.

Painel de Controle Eletrônico

O Painel Eletrônico é interno e conta com controle de temperatura de 5ºC a 10ºC no compartimento superior e 10° a 18° no inferior. Além disso, você consegue ligar e desligar a luz interna utilizando as opções do controle.

Acabamento em madeira

As prateleiras com acabamento em madeira são mais resistentes às vibrações que interferem na conservação do vinho. Além de deixar sua adega mais bonita por dentro e por fora, elas permitem o armazenamento de garrafas com até 76,4 mm de diâmetro, podendo variar entre vinhos e espumantes.

Porta de vidro triplo e Puxador Gourmand

A porta de vidro triplo com proteção UV diminui a troca de calor entre o ambiente interno e externo, preservando, assim, melhor as bebidas. Ademais, o puxador Gourmand horizontal é de aço, garantindo sofisticação para qualquer ambiente.

Além da funcionalidade, as adegas Brastemp oferecem design sofisticado, perfeito para se integrar à decoração de sua casa, seja em uma cozinha moderna ou em uma área de vinhos. Caso queira um meio-termo entre as opções de adegas acima, aproveite e confira também a Adega Brastemp Dual Zone 33 Garrafas – BZB33BE.

Lembre-se de sempre manter o vinho na temperatura correta, protegê-lo do calor excessivo e utilizar as ferramentas adequadas para armazená-lo com segurança. Dessa forma, você poderá saborear o melhor do seu vinho durante todo o verão!

Quer mais dicas como essa? Inscreva-se na nossa newsletter e receba as melhores ofertas diretamente no seu e-mail!

Leia também: 

Clericot: drinque do verão pelo Chef Alê D’agostino

Sangria: uma opção refrescante para não abrir mão do vinho nos dias quentes

 

Bom vinho!

Compartilhar