Postado 24 de dezembro de 2020
O cardápio de Natal tem que ser preparado para ceia – a refeição que, tradicionalmente, é servida no dia 25 de dezembro.
Na verdade, em algumas famílias, a refeição pode ser realizada a qualquer momento, desde a noite da véspera de Natal até a noite do próprio dia de Natal.
Cada país tem suas próprias tradições natalinas e, de certa forma, somos todos muito diferentes. Na Finlândia, é comum ir às saunas na véspera de Natal, por exemplo. Já na França, algumas pessoas queimam uma tora de madeira em casa desde a véspera de Natal até o dia de Ano Novo.
A refeição consumida varia em diferentes partes do mundo com cozinha regional e tradições locais. Por exemplo, em ex-colônias britânicas, como o Brasil, a refeição compartilha alguma conexão com o jantar de Natal inglês, ou seja, envolvendo carnes assadas.
Em países sem uma longa tradição cristã, como o Japão , a refeição de Natal pode ser mais influenciada pela cultura popular – lá, eles costumam preparar um bolo branco coberto com creme e decorado com morangos.
No Brasil, por ser um país em sua maior parte cristão e essa ser uma celebração cristã, é comum haver um elemento ritual na refeição, como a oração de agradecimento antes da ceia.
A ceia da celebração brasileira costuma ser particularmente cheia de variedades e constitui uma parte significativa das reuniões em família realizadas para a chegada do Natal.
Ainda que este Natal seja um pouco diferente e não seja tão cheio de abraços como de costume, pode até ser uma celebração virtual, não vamos deixar de celebrar a vida e de preparar uma bela ceia para isso.
Mesmo no MasterChef Brasil – Especial de Natal, os participantes foram divididos em duplas e prepararam um belo banquete de Natal – das entradas à sobremesa.
Portanto, preparamos um menu com nossas receitas favoritas para nos inspirar na hora de preparar o cardápio de Natal.
Para as comidas, com certeza você deve já ter pensado em várias possibilidades. Agora, para os drinks, tente alguma coisa diferente!
Às vezes, a ceia só é liberada meia noite e, até lá, devemos esperar ansiosamente – e com fome – até o prato principal. Então, as entradinhas são uma boa pedida para ajudar a enganar o estômago.
É hora da estrela da noite: o prato principal. Dependendo da tradição da sua família, em seu cardápio de Natal pode ter carne bovina, peixe, suína – enfim! Separamos opções incríveis para brilhar em sua mesa.
Independente da escolha do seu prato principal, é importante escolher acompanhamentos que completem a sua ceia.
No fim, mas não menos importante: o doce. Afinal, a ceia não está completa sem uma sobremesa para adoçar o paladar no final. Sempre tem um espacinho sobrando!
Agora, você já pode escolher qual será o seu cardápio de Natal! Inove e use sua criatividade para deixá-lo ainda mais a sua cara e tenha um natal saboroso.